Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Ciências Biológicas da FMRP
 
Disciplina: RCB0205 - Biorregulação I
Bioregulation I

Créditos Aula: 20
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 300 h
Tipo: Anual
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
- Capacitar e estimular o estudante a fazer inter-relações dos diversos sistemas do organismo para entender os mecanismos de controle, que mantêm as condições fisiológicas do organismo.  
- Desenvolver competências para investigar e transmitir conhecimento sobre esses mecanismos de controle.
Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de:
- Compreender a interação dos diferentes sistemas para manutenção das condições fisiológicas do organismo e a capacidade de resposta em diferentes processos adaptativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1047237 - Lucila Leico Kagohara Elias
1934907 - Vania Luiza Deperon Bonato
 
Programa Resumido
- Regulação dos mecanismos biológicos e suas interações envolvendo os diferentes órgãos e sistemas para manter a homeostase do organismo.
 
 
 
Programa
I- Regulação Neural
-Introdução à neuroanatomia funcional: medula espinal; tronco encefálico; cerebelo; diencéfalo; telencéfalo; núcleos da base.
-Vascularização, meninges e liquor
-Sensibilidade: sensibilidade geral; visão; audição; gustação e olfação
-Sistema límbico
-Sistemas motores e reflexos

II) Homeostase energética e termoregulação:  Controle da ingestão alimentar e do peso corporal; controle neural e hormonal de armazenamento, de mobilização e de utilização de substratos energéticos; regulação metabólica do tecido adiposo, fígado e tecido muscular; adaptação metabólica ao exercício físico e ao jejum; termogênese e mecanismos de controle, perda e conservação de calor no organismo / controle da temperatura corporal.

III) Regulação Imune: resposta imune humoral e celular
- Introdução ao sistema imunológico: Receptores para reconhecimento de imunógenos PRR (Pattern Recognition Receptors) e de antígenos Anticorpo ou BCR (B Cell Receptor), TCR (T Cell Receptor) e MHC (Major Hiscompatibility Complex); Componentes e Ativação Imunidade inata; Inflamação; Imunidade adaptativa celular e humoral e mecanismos relacionados; Repertório de linfócitos B e T; Mecanismos de regulação das respostas imunes; Disfunções do sistema imunológico: reações de hipersensibilidade; Imunidade de mucosas e microbiota; Vacinas, Transplantes.

IV) Regulação do volume, da composição, da distribuição, da circulação e da função do líquido extracelular (LEC): Filtração glomerular, hemodinâmica renal, transporte tubular de água, eletrólitos e solutos orgânicos, controle do volume e da osmolalidade do LEC; controle do volume sanguineo e do fluxo sanguineo nos tecidos; ciclo cardíaco, bases fisiológicas do eletrocardiograma, regulação da pressão sanguinea; regulação hormonal do equilíbrio hidreletrolitico; controle da ventilação; mecanismos renais e respiratórios de controle do equilíbrio ácido-base; hemostasia e coagulação /metabolismo do ferro; metabolismo de cálcio e fósforo/remodelação óssea; controle hormonal e renal de cálcio e fosfato.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Relatórios individuais / monografias / apresentação e discussão em seminários - Prova escrita / Prova prática / Prova oral
Critério
- Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências adquiridas em laboratório, apresentação de seminários e desempenho em provas teóricas. Além disso, será exigida frequência mínima de 70% para aprovação.
Norma de Recuperação
- Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação escrita e ou oral. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
- MELLO AIRES M. Fisiologia. Guanabara Koogan, 5a edição, 2018. 
- KOEPPEN BM, STANTON BA. .Berne & Levy- Fisiologia. Elsevier. 7a edição, 2018.
- ARTHUR GUYTON & JOHN E HALL. Tratado de Fisiologia Médica.. Saunders Elservier. 14ª edição, 2021.
- ABUL ABBAS & ANDREW LICHTMAN. Imunologia Básica – Funções e Distúrbios do Sistema Imunológico, 2ª Edição, , Editora Elsevier.
- ABUL ABBAS & ANDREW LICHTMAN. Imunologia Celular e Molecular, 9ª Edição, Editora Elsevier.
- CHARLES JANEWAY, PAUL TRAVERS, MARK WALPORT, MARK SHLOMCHIK. Imunobiologia, 8ª Edição, Editora Artmed.
-MARTIN JH – Neuroanatomia. Texto e Atlas. 4ª Ed., AMGH Editora, Ltda (2013). 
-AFIFI AK, BERGMAN RA – Neuroanatomia Funcional. Texto e Atlas, 2ª edição, Livraria Roca, São Paulo (2008). 
-MACHADO, A - Neuroanatomia Funcional, 4a  Edição, Editora Atheneu, 2022. 
-GROSMAN AR et al. Seção 3: Neuroanatomia, In: S. Stranding et al. Gray's Anatomia: A base anatômica da prática clínica, 40ª edição. Elsevier Editora Ltda, Rio de Janeiro, RJ (2010) pp.223-394. 
-ATLAS SOBOTTA J - Atlas de Anatomia Humana, 23a edição. Guanabara Koogan, Rio de janeiro (2013). -NETTER FH - Atlas de Anatomia Humana, 5a edição. Elsevier Editora, São Paulo (2011) 
-SCHUNKE M, SCHULT E, SCHUMACHER U. – Cabeça e Neuroanatomia – Prometheus, 4ª Ed, Guanabara Koogan, RJ (2019). 
-KOPF-MAYER P - Atlas de Anatomia Humana de Wolf-Heidegger, 6a edição. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro (2006). 
-MURPHY, Kenneth. Imunobiologia de Janeway. 8. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2015. xix, 868 p. ISBN 9788582710395
 

Clique para consultar os requisitos para RCB0205

Clique para consultar o oferecimento para RCB0205

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP