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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Ciências Biológicas da FMRP
 
Disciplina: RCB0301 - Desenvolvimento Científico e Tecnológico III
Scientific and Technological Development III

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
- Capacitar o estudante, pela vivência em laboratórios de pesquisa, a compreender os fundamentos, abrangências e limitações de métodos, abordagens e modelos experimentais diversos e suas aplicações para análise de fenômenos biológicos.
- Capacitar o estudante a executar métodos e abordagens experimentais empregadas para a solução de problemas biológicos.

Ao final da disciplina o estudante deverá ter vivenciado em dois laboratórios de pesquisa:
- Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre mecanismos gerais pelos quais agentes físicos, biológicos e químicos modificam processos fisiológicos e/ou fisiopatológicos.
- Abordagens experimentais/métodos ou modelos experimentais relacionados à investigação sobre as alterações na estrutura e função celular, tecidual e sistêmica associada a interferências externas ou disfunções na homeostase do organismo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5603082 - Alline Cristina de Campos
979468 - Luiz Ricardo Orsini Tosi
 
Programa Resumido
Rodízio em laboratórios de pesquisa que investigam processos de biorregulação e as interferências na biorregulação do organismo.
 
 
 
Programa
- Cada estudante fará dois estágios, em sistema rotativo. Os laboratórios escolhidos deverão tratar de um ou mais dos temas centrais que formam o núcleo “Interferências na Biorregulação”. Assim, os dois laboratórios escolhidos poderão tratar de temas de investigação sobre agentes externos, físicos, químicos ou biológicos que interfiram nos mecanismos de controle e processos de regulação da homeostase do organismo como também das disfunções próprias (ou despidas de causas externas conhecidas) do organismo que levam à perda da homeostase. Os dois estágios realizados poderão assim envolver temas diversos como mecanismos e fatores envolvidos em processos como de lesão e adaptação celular, nos distúrbios hemodinâmicos, na inflamação aguda e crônica ou na renovação e reparo tecidual. A investigação sobre fármacos, seu desenvolvimento ou elucidação de mecanismos de ação. Também poderão ser foco do estágio, agentes físicos, químicos ou agentes biológicos e seus mecanismos de interferência sobre processos biológicos ou no controle ou geração de processos patológicos. Aspectos diversos sobre biologia de patógenos como vírus, bactérias, fungos, protozoários ou helmintos e questões relacionadas à interação desses agentes com o hospedeiro também podem ser o motivo de estágios experimentais. As abordagens experimentais e métodos envolvendo o estudo da biologia do câncer desde a epidemiologia aos mecanismos biológicos da tumorigênese, invasão e metástase tumoral, processos de controle e interferência internos ou externos poderão ser tema de estágios. A escolha do laboratório será feita em conjunto pelo estudante e tutor para que ao final do semestre cada estudante tenha vivenciado e aprendido abordagens experimentais diversas e problemas biológicos distintos.
- Planejamento experimental e métodos de análise de resultados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Para cada estágio será apresentado um relatório de atividades, individual. Esse relatório deverá ser avaliado e receberá nota de dois professores (o orientador do estágio e outro escolhido por atividade temática)
- Apresentação das atividades desenvolvidas, fundamentos e processos aprendidos durante o estágio rotativo. Essa apresentação será feita para toda a turma e perante banca examinadora.
- Como serão realizados dois estágios no semestre, essas avaliações ocorrerão durante a semana seguinte ao término do primeiro estágio e na semana seguinte ao término do segundo estágio.
Critério
- Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários . Além disso, para aprovação é necessária a freqüência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
- Esse módulo não permite a adoção de recuperação.
 
Bibliografia
     
Artigos científicos e técnicos que tratem dos temas abordados durante o estágio e que forneçam base sólida de conhecimento para o aluno.
 

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