Compreender os fundamentos da Comunicação Científica e os diferentes modelos de Engajamento do público na atividade científica. Explorar estratégias de Engajamento e identificar diferentes públicos e suas necessidades para uma comunicação mais eficaz. Aprimorar habilidades de comunicação da ciência e discutir questões éticas relacionadas a esta atividade. Realizar atividades práticas de comunicação de ciência cm diferentes meios de divulgação.
Introdução à Comunicação de Ciência; Identificação de públicos-alvo para comunicação e engajamento; Estratégias de Engajamento e princípio da comunicação efetiva; Ética na Comunicação Científica; Atividades práticas de Comunicação de Ciência e Engajamento Público.
1. Introdução à Comunicação de Ciência: - Definição e importância. - Modelos de comunicação científica e sua evolução histórica. 2. Identificação de públicos-alvo para comunicação e engajamento: - Segmentação e análise de públicos diferentes. - Desenvolvimento de estratégias específicas. 3. Estratégias de Engajamento e princípio da comunicação efetiva: - Adaptação da mensagem ao público-alvo. - Utilização de mídias e recursos audiovisuais. 4. Ética na Comunicação Científica: - Transparência e honestidade. - Comunicação da ciência com responsabilidade social. 5. Atividades práticas: - Produção de materiais de comunicação da ciência. - Intermediação com a imprensa ou outras formas de mídias.
As leituras obrigatórias serão indicadas pelos palestrantes convidados para cada tema específico e podem incluir capítulos de livros, artigos científicos ou de divulgação, textos diretivos e normativos de políticas públicas, códigos de ética, outros textos pertinentes, inclusive digitais.