- Capacitar e estimular o estudante a fazer inter-relações dos diversos sistemas do organismo para entender os mecanismos de controle, que mantêm as condições fisiológicas do organismo e a preservação da espécie. - Desenvolver competências para investigar e transmitir conhecimento sobre esses mecanismos de controle. Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de: - Compreender as transições biológicas das diferentes etapas do ciclo de vida. a interação dos diferentes sistemas para manutenção das condições fisiológicas do organismo e a capacidade de resposta em processos adaptativos.
Transições biológicas nas diferentes fases do ciclo de vida e a preservação da espécie. Interação de ajustes da regulação dos mecanismos biológicos para manter a homeostase do organismo em diferentes condições de ambiente promovendo adaptações e recrutamento de mecanismos de defesa frente a situações de desafio, de modo a preservar sua integridade estrutural e funcional.
I) Ciclo de vida e transições biológica: fertilização: gestação; parto; lactação; crescimento e desenvolvimento; puberdade; senescência; II) Programação fetal e neofetal e seu impacto na vida adulta III) Bases neurais e ações hormonais nos processos de cognição, memória e aprendizado IV) Ritmos biológicos: mecanismos moleculares e celulares geradores e sincronizadores de ritmos; controle neural e hormonal; efeitos sobre obesidade, reprodução e transtorno de humor; ciclo vigília-sono/mecanismos de alerta e atenção; V) Organização neural das respostas emocionais e comportamentais; sistema límbico, sensações e emoções; comportamentos motivados; neurobiologia da dor; VI) Antidepressivos;antipsicóticos e anestésicos gerais; VII- Biologia do Estresse: evolução conceitual; sistema de estresse; emoções; comportamentos de agressão, de defesa e de fuga; adaptações neurovegetativas, hormonais e metabólicas a diferentes condições de ambiente e de atividade (temperatura, altitude, disponibilidade energética, exercício, etc...); estresse imune e tolerância imunológica; estresse e processo evolutivo. VIII) Integração de sistemas de controle: nervoso, endócrino e imune.
- MELLO AIRES M. Fisiologia. Guanabara Koogan, 4a edição, 2012. - KOEPPEN BM, STANTON BA. .Berne & Levy- Fisiologia. Elsevier. 6a edição, 2009. - GUYTON A, HALL JE. Tratado de Fisiologia Médica. Elservier. 13ª edição, 2017 MARTIN JH – Neuroanatomia. Texto e Atlas. 4ª Ed., AMGH Editora, Ltda (2013). AFIFI AK, BERGMAN RA – Neuroanatomia Funcional. Texto e Atlas, 2ª edição, Livraria Roca, São Paulo (2008). MACHADO, A - Neuroanatomia Funcional, Terceira Edição, Editora Atheneu, 2014. SCHUNKE M, SCHULT E, SCHUMACHER U. – Cabeça e Neuroanatomia – Prometheus, 2ª Ed, Guanabara Koogan, RJ (2013). - GOODMAN & GILMAN’S. As Bases Farmacológicas da Terapêutica 12a• Ed., Guanabara Koogan. - Rang & Dale. Farmacologia, Guanabara Koogan, 6ª edição. Bibliografia complementar: artigos de revistas científicas especializadas selecionados para seminários.