Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Discipinas Interdepartamentais de Ciências Biológicas da FMRP
 
Disciplina: RCB0314 - Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia
Innovation and Entrepreneurship in Biotechnology

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Desenvolver conceitos fundamentais relacionados com a Biotecnologia para inserir alunos de graduação em Ciências Biomédicas no cenário nacional e internacional com visão crítica sobre: possibilidades de pesquisa que vai da ideia ao mercado, geração de novas ideias com viabilidade técnica, econômica e comercial, estratégias e desafios para abertura de startups na área de Biotecnologia, análise crítica de todas etapas de desenvolvimento tecnológico, inovação, infraestrutura, aspectos regulatórios, mercado, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, financiamentos de projetos, interação universidade/empresa. Será dada ênfase em pesquisa translacional que visa dar ao aluno visão ampla da pesquisa que vai desde a ideia acadêmica até o mercado.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2083702 - Celio Lopes Silva
 
Programa Resumido
Fundamentos e estratégias de inovação tecnológica e empreendedorismo na área de Biotecnologia – mostrar cenários da Biotecnologia nacional e internacional, a Biotecnologia na era da quarta revolução industrial; empreendedorismo e Inovação em Biotecnologia; estratégias de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de imunobiológicos; plataformas tecnológicas e estratégias para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; geração de novas ideias para atender mercado global; estratégias para abertura de empresas StartUps, estabelecer infraestrutura e trabalhar dentro das normas regulatórios de BPL e BPF; fases do desenvolvimento tecnológico e industrial; noções de mercado e propriedade intelectual, transferência de tecnologia, financiamentos de projetos tecnológicos; interação universidade/empresa e pesquisa translacional.
 
 
 
Programa
9. Programa: Biotecnologia, multidisciplinaridade e aplicações; Biotecnologia clássica e atual; Cenário do mercado internacional e nacional de Biotecnologia; Desenvolvimento de produtos biotecnológicos para área da saúde humana e veterinária no Brasil e no exterior; a Biotecnologia na quarta revolução industrial; Conceitos de inovação e empreendedorismo; Ideias, fosso tecnológico, criatividade, parceria, funil de inovação; Estratégias para criação de ideias e produtos inovadores; Estratégias para fazer análise técnica, econômica e comercial de ideias e produtos; Desenho experimental, prova de conceito e definição de protótipos; Etapas da plataforma tecnológica para P&D&I – da ideia ao mercado; Controle de Qualidade na P&D de imunobiológicos - Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Boas Práticas de Fabricação (BPF); Funil de inovação; Pesquisa translacional e interação universidade/empresa; Papel das Start Ups e dos NITs no processo de P&D&I; Onde e como desenvolver o protótipo; Como criar um plano de negócios para abrir uma StartUp, conseguir financiamentos e gestão de atividades; analisar um modelo de sucesso de uma empresa startup; desafios e gargalos para o desenvolvimento de uma Start Up no Brasil; análise de forças e fraquezas no empreendedorismo; proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia; propor um plano de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para ser submetido ao programa PIPE/FAPESP.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Prova escrita/ Prova oral Avaliação de trabalhos individuais
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco), calculada com bases nas atividades e competências em laboratório adquiridas, apresentação de seminários e desempenho em provas teóricas. Além disso, será exigida frequência mínima de 70% para aprovação.
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
Thorsteinsdóttir H. et al. South-South entrepreneurial collaboration in health biotech. Nature Biotechnology 2010, 28: 407-416. Rezaie, R. et al. Brazilian health biotech – fostering crosstalk between public and private sectors. Nat. Biotechnol. 26, 627–644 (2008). Morel, C.M. et al. Health innovation networks to help developing countries address neglected diseases. Science 309, 401–404 (2005). Pisano, G.P. Science Business: The Promise, the Reality, and the Future of Biotech (Harvard Business School Press, Boston, 2006). van Beuzekom, B. & Arundel, A. OECD biotechnology statistics (Organisation for Economic Co-Operation and Development, Paris, 2006). Yusuf, S., Nabeshima, K. & Perkins, D. in Dancing with Giants: China, India and the Global Economy (eds. Winteres, L.A. & Ysuf, S.) 35–66 (The World Bank, Washington, DC, and the Institute of Policy Studies, Singapore, 2007). Thorsteinsdóttir, H., Quach, U., Daar, A.S. & Singer, P.A. Conclusions: promoting biotechnology innovation in developing countries. Nat. Biotechnol. 22 suppl., DC48–DC52 (2004). BioPharma Dealmakers. A series of business profiles from leading biotech and pharmaceutical companies looking to develop relationships with prospective partners. www.scilproteins.com Diretório de Biociências no Brasil. Biominas Brasil, 2012. A indústria de biociências nacional – caminhos para o crescimento. PWC , Biominas Brasil. Beyond borders – Global biotechnological report 2010. Ernst Young Reporter 2010. Relatório UNESCO sobre ciência 2010. Resumo executivo. Diagnóstico de referência sobre serviços de escalonamento de biotecnologias no Brasil. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exteror – MDIC, Secretaia de Inovação, Fundação Bio-Rio 2012. Klaus Schwab – A Quarta Revolução Industrial.
 

Clique para consultar os requisitos para RCB0314

Clique para consultar o oferecimento para RCB0314

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP