Ao final da disciplina, espera-se que o estudante tenha adquirido conhecimento sobre conceitos-chave de comunicação, divulgação e jornalismo científicos, e conceitos básicos e fundamentais para planejar e executar projetos de divulgação científica em diferentes formatos como textos, infográficos, áudios e vídeos.
Proposta por docentes de 4 unidades da USP, esta é uma disciplina dedicada a alunos de graduação de qualquer curso interessados em divulgação científica. Visa a prepará-los para produzir conteúdo de divulgação científica a partir de um percurso que integra conceitos multidisciplinares básicos e a prática autoral. Com duração de 4 meses, o planejamento inclui 16 aulas semanais e períodos de estudo para desenvolvimento do projeto. Segundo abordagem de aprendizagem baseada em projetos, o curso é organizado em módulos compostos pela discussão de conceitos teóricos e práticos seguida da execução de miniprojetos. Nestes, a aquisição de habilidades para o uso de ferramentas e estratégias de produção de conteúdo em diferentes media será contemplada em oficinas. Serão empregadas aulas online síncronas e vídeo-aulas gravadas.
A disciplina abordará conceitos sobre: I - as diferenças entre o pensamento científico e o senso comum; II - dificuldades geradas pela desinformação e fake news para o avanço da ciência e para a superação de objetivos contemporâneos da sociedade; III - importância da divulgação científica e suas estratégias; IV - conceitos instrumentais sobre informação, comunicação e jornalismo para a escrita e organização de roteiros; V - conteúdos prático-operativos na forma de oficinas dedicadas à criação de textos, infográficos, podcasts e vídeos para divulgação científica.
Pozo, J. I., & Crespo, M. A. G. (2009). A aprendizagem e o ensino de ciências. Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico, - cap.4. Pasternak, N. & Orsi, C. (2020). Ciência no cotidiano: viva a razão, abaixo a ignorância!, 1ª edição Burkett, W. Jornalismo Científico: Como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para os meios de comunicação. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1990. Silva, A. C. M.; Moreira, B. D. (Org.) . Divulgação Científica: Debates, Pesquisas e Experiências. Cuiabá, Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EDUFMT), 2017.