Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Contabilidade
 
Disciplina: RCC0107 - Ética Geral e Profissional
General ethics and professional ethics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Oferecer um embasamento teórico para aplicação na carreira profissional, desmistificando popular sobre ética, mostrando através de casos reais e hipotéticos e importância de cada decisão que implique aspectos éticos, ou seja, as possíveis conseqüências positivas e negativas, quantitativo e qualitativo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
347696 - Davi Rogério de Moura Costa
6870110 - Eugenio José Silva Bitti
 
Programa Resumido
A disciplina de ética profissional objetiva informar sobre os princípios éticos fundamentais, sobre a responsabilidade social e individual bem como abordar tanto as infrações como códigos de ética profissional. A disciplina além de desenvolver a parte teórica e acadêmica necessária para entender conceitos de ética deverá desenvolver estudos de casos práticos, de modo a possibilitar o perfeito entendimento, por parte do aluno, das implicações da ética no exercício profissional.
 
 
 
Programa
Objeto e Objetivo da Ética; Conceito de Ética; O Campo da Ética; Fontes das Regras Éticas; Comportamento Ético; Reflexões sobre Equidade de Gênero, Raça e Etnia, Inclusive no Ambiente de Trabalho; Reflexões sobre Direitos Humanos e a Problemática da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; O Código de Ética Profissional; Atuação do Profissional; O Profissional e o Exercício da Profissão; Ética e Qualidade; A Ética e a Lei.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A ser definido pelo docente responsável
Critério
A critério do docente ministrante, que deverá apresentar os detalhes da avaliação no início do semestre.
Norma de Recuperação
Será aplicada uma prova de reavaliação dentro do prazo regimental. A nota de recuperação será calculada pela fórmula AR = (A + R) / 2, onde A é a nota de aproveitamento do semestre e R é a nota da prova de reavaliação.
 
Bibliografia
     
FIPECAFI. Ética Geral e Profissional em Contabilidade, Atlas, 2° edição, 1997; NASH, Laura L. Ética nas Empresas, Makron Books, 1997; SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional; Altas, 2005; TOFFLER, Bárbara Ley. Ética no Trábalo – Tomando Decisões difíceis no Mundo Competitivo dos negócios, Makron Books, 1993.
 

Clique para consultar os requisitos para RCC0107

Clique para consultar o oferecimento para RCC0107

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP