Aplicam-se teorias comunicativas ao contexto profissional do curso de Ciências Contábeis com o objetivo de possibilitar que o aluno analise as próprias competências e aprimore a interação em situações empresariais. As reflexões sobre a comunicação humana verbal (oral e escrita) e não verbal levam o estudante a construir a própria identidade profissional, condição para atuar com autonomia no ambiente empresarial. A partir da definição de metas pessoais e o reconhecimento da importância do aprimoramento da capacidade comunicativa, o aluno deve adquirir segurança para obter êxito em processos de seleção e participar de forma independente e crítica no cotidiano das relações profissionais.
Comunicação nos Processos de Seleção, Comunicação e Atuação Profissional, Atividades textuais-discursivas.
1. Comunicação nos Processos de Seleção1.1. Currículo1.2. Carta de Apresentação1.3. Entrevista2. Comunicação e Atuação Profissional2.1. A comunicação humana: funções, relações de poder, barreiras2.2. Comunicação telefônica, e-mails2.3. Reuniões: pauta, ata, condução, conflitos2.4. Comunicação interna e externa: o estilo empresarial2.5. Relatórios3. Atividades textuais-discursivas3.1. Adequação linguística3.2. Particularidades dos textos empresariais e técnicos3.3. Processos argumentativos
CECATO, Valdete; MAFEI, Maristela. Comunicação corporativa: gestão, imagem e posicionamento. São Paulo: Contexto, 2011.FRITZEN, Silvino J. Relações humanas interpessoais nas convivências grupais e comunitárias. 15. ed. São Paulo: Vozes, 2005. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.GOLD, Miriam. Redação empresarial. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010.GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria Silvia; IVAMOTO, Regina. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009.GOMAN, Carol K. A vantagem não verbal. São Paulo: Vozes, 2010.JAMES, Judi. Linguagem corporal no trabalho. Rio de Janeiro: Bestseller, 2008.MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.MARTINO, Luis M. S. Comunicação e identidade: quem você pensa que é? São Paulo: Paulus, 2010.MATOS, Gustavo G. de. A cultura do diálogo: uma estratégia de comunicação nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2006.NEIVA, Edmea G. Moderna redação empresarial. 3. ed. São Paulo: IOB-Thomson, 2008. SANTOS, Alexandre H. Planejamento pessoal: guia para alcançar suas metas. Petrópolis: Vozes, 2009.