Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Contabilidade
 
Disciplina: RCC0218 - Matemática e Cálculo Aplicados à Contabilidade
Mathematics for accounting

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Geral: Conceituar e desenvolver aplicações práticas de derivadas e integrais. Específico: O curso objetiva basicamente habilitar o aluno ao uso de ferramental matemático a ser utilizado nos campos da controladoria, contabilidade e finanças. Assim será enfatizado o uso do instrumental matemático e não desenvolvimento de teoria (estes desenvolvimentos só serão feitos se imprescindíveis para conceituar itens do curso).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
347696 - Davi Rogério de Moura Costa
6870110 - Eugenio José Silva Bitti
1847705 - Solange Garcia dos Reis
 
Programa Resumido
Modelos Matemáticos, Limites, Derivadas, Integrais e suas aplicações à Contabilidade e Finanças.
 
 
 
Programa
1. Revisão de Matrizes e Funções como modelos matemáticos. 2. Noções de Limites e Continuidade. 3. Derivadas. 4. Regras de Derivação 5. Integrais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina será oferecida em formato híbrido, sendo dois terços (2/3) dela de forma presencial (4 créditos), em aulas que ocorrem no período noturno; e o outro terço (2 créditos) em formato virtual, prioritariamente em meio digital já gravado, para que o aluno possa assistir os conteúdos nos horários desejados, mas poderá ocorrer também ocasionalmente em formato digital ao vivo, sempre aos sábados, ou durante a noite caso haja janela no período noturno.
Critério
A critério do docente ministrante, que deverá apresentar os detalhes da avaliação no início do semestre. Diferenciando, caso haja necessidade, o formato de avaliação dos conteúdos presenciais e digitais.
Norma de Recuperação
Será aplicada uma prova de reavaliação dentro do prazo regimental. A nota de recuperação será calculada pela fórmula AR = (A + R) / 2, onde A é a nota de aproveitamento do semestre e R é a nota da prova de reavaliação.
 
Bibliografia
     
A) Leithold, Louis. Matemática Aplicada à Economia e Administração. São Paulo: Harbra, 2001.; TAN, S. T. Matemática aplicada à administração e economia (tradução da 9ª edição norte-americana). São Paulo: Cengage Learning, 2014 Complementar A) Moretin, Pedro Alberto, Hazzan Samuel, Bussab, Wilton de Oliveira. Cálculo: função de uma e várias variáveis. São Paulo: Saraiva, 2003.; B) ANTON, H.; BIVEN, I; DAVIS, Set al. Cálculo: volume 1. Porto Alegre: Bookman, 2014. 10. ed. 668 p. ISBN 9788582602454.
 

Clique para consultar os requisitos para RCC0218

Clique para consultar o oferecimento para RCC0218

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP