Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Contabilidade
 
Disciplina: RCC0219 - Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Probability and estatistic 1

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Essa disciplina tem como objetivo introduzir e aplicar em contabilidade conceitos básicos de probabilidade e estatística que são utilizados nas áreas de controladoria e contabilidade. O objetivo específico é fornecer aos discentes conhecimentos de como coletar e processar dados, construir tabelas e gráficos, permitindo a descrição e entendimento dos fenômenos estudados. Essa disciplina introduz distribuições de probabilidade, fundamentais para estudos posteriores envolvendo aplicações de métodos quantitativos. Em suma, a disciplina qualifica o discente a descrever e interpretar dados relacionados a fenômenos contábeis, fornecendo-lhe, além disso, os conceitos básicos necessários ao seu conhecimento em probabilidade e estatística.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
347696 - Davi Rogério de Moura Costa
3154460 - Marcelo Botelho da Costa Moraes
7039145 - Marcelo Sanches Pagliarussi
 
Programa Resumido
Descrição, Exploração e Comparação de Dados em Controladoria, Contabilidade e Finanças. Aplicação de distribuições de probabilidade e distribuições amostrais em Controladoria e Contabilidade. Coleta e análise de dados nas áreas de Controladoria, Contabilidade e Finanças.
 
 
 
Programa
1. Dados e a Estatística 2. Estatística Descritiva: Métodos Tabulares e Métodos Gráficos 3. Estatística Descritiva: Métodos Numéricos 4. Introdução à Probabilidade 5. Distribuições Discretas de Probabilidade: Binomial, Poisson e Hipergeométrica 6. Distribuições Contínuas de Probabilidade: Uniforme, Normal e Exponencial 7. Amostragens e Distribuições Amostrais
 
 
 
Avaliação
     
Método
A ser definido pelo docente responsável
Critério
A critério do docente ministrante, que deverá apresentar os detalhes da avaliação no início do semestre.
Norma de Recuperação
Será aplicada uma prova de reavaliação dentro do prazo regimental. A nota de recuperação será calculada pela fórmula AR = (A + R) / 2, onde A é a nota de aproveitamento do semestre e R é a nota da prova de reavaliação.
 
Bibliografia
     
A) Anderson, D.R.; Sweeney, D.J.; Wiliams, T.A. Estatística Aplicada à Administração e Economia, 2ª Edição, CENGAGE Learning, São Paulo, 2007. Complementar A) Stevenson, W.J. Estatística Aplicada à Administração. Harbra, São Paulo, 1986. B) Triola, M.F. Introdução à Estatística, 9ª ed., LTC Editora, Rio de Janeiro, 2005. C) Bussab, W.O. e Morettin, P. A. Estatística Básica, 5ª ed., Saraiva, São Paulo, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para RCC0219

Clique para consultar o oferecimento para RCC0219

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP