Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Contabilidade
 
Disciplina: RCC0220 - Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade II
Probability and estatistic 2

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo introduzir noções básicas de inferência e estatística, e aplicações das principais técnicas com aplicações em Controladoria, Contabilidade e Finanças. Dessa forma, visa fornecer aos alunos processos de coletar amostras, conhecer as distribuições dos vários valores representativos destas, construir intervalos de confiança e testes de hipóteses para vários parâmetros, como média, diferença de médias, proporções e diferenças de proporções; verificar se um conjunto de dados pode ser proveniente de uma específica distribuição de probabilidade utilizando testes apropriados; comparar o efeito de diversos tratamentos aplicados em amostras que podem ou não ser independentes; construir modelo de regressão e, verificar através da correlação, a existência ou não de associação entre duas variáveis. Resumindo, o objetivo específico é capacitar os alunos a planejar, realizar e concluir uma pesquisa utilizando os conceitos básicos de inferência estatística.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
347696 - Davi Rogério de Moura Costa
3154460 - Marcelo Botelho da Costa Moraes
7039145 - Marcelo Sanches Pagliarussi
 
Programa Resumido
Utilização de inferência estatística, testes de hipóteses e testes de médias, proporções e independência em amostras para testes em Controladoria e Contabilidade. Aplicação de Regressão Linear Simples em problemas de Controladoria, Contabilidade e Finanças.
 
 
 
Programa
1. Estimação por Intervalo 2. Testes de Hipóteses 3. Comparações Envolvendo Médias 4. Comparações Envolvendo Proporções e Teste de Independência 5. Regressão Linear Simples
 
 
 
Avaliação
     
Método
A ser definido pelo docente responsável
Critério
A critério do docente ministrante, que deverá apresentar os detalhes da avaliação no início do semestre.
Norma de Recuperação
Será aplicada uma prova de reavaliação dentro do prazo regimental. A nota de recuperação será calculada pela fórmula AR = (A + R) / 2, onde A é a nota de aproveitamento do semestre e R é a nota da prova de reavaliação.
 
Bibliografia
     
A) Anderson, D.R.; Sweeney, D.J.; Wiliams, T.A. Estatística Aplicada à Administração e Economia, 2ª Edição, CENGAGE Learning, São Paulo, 2007. Complementar A) Stevenson, W.J. Estatística Aplicada à Administração. Harbra, São Paulo, 1986. B) Triola, M.F. Introdução à Estatística, 9ª ed., LTC Editora, Rio de Janeiro, 2005. C) Bussab, W.O. e Morettin, P. A. Estatística Básica, 5ª ed., Saraiva, São Paulo, 2004.
 

Clique para consultar os requisitos para RCC0220

Clique para consultar o oferecimento para RCC0220

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP