Apresentar ao aluno abordagens mais contemporâneas relacionadas à informação de custos e na potencial criação de valor dessa informação para as organizações.
Análises de custos no curto e longo prazos; ABC/ABM; conceito de entidade objeto de custeio; direcionadores de custo não relacionados a volume de produção
1. Revisão das metodologias de custeio 2. ABC/ABM 3. Gestão e mensuração dos custos da qualidade 4. Gestão de custos interorganizacionais - análise de custos de cadeias de valor 5. Custos Logísticos 6. Análise de custos de consumidores 7. Análise de custos de concorrentes 8. Custeio-alvo
BLOCHER, Edward; CHEN, Kung; COKINS, Gary; LIN, Thomas. Gestão Estratégica de Custos. 3ª ed. McGraw-Hill, 2007. SHANK, J.K. e GOVINDARAJAN, V. 1997. A Revolução dos custos: como reinventar e redefinir sua estratégia de custos para vencer em mercados crescentemente competitivos. 3ª ed., Rio de Janeiro, Campus, 340 p. Complementar Martins, E.; Rocha, W. Métodos de Custeio Comparados: Custos e Margens Analisados sob Diferentes Perspectivas. São Paulo: Atlas. 2015. Sem Requisito