Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Contabilidade
 
Disciplina: RCC0332 - Mercados e Instrumentos Financeiros II
Financial markets and financial instruments 2

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Apresentar os fundamentos e a análise dos ativos cujo preço derivam de algum outro ativo, realizando a imersão ao mercado a termo, futuro, opções e swaps, para fomentar a compreensão do funcionamento, o que são, quem os utiliza e por quê. Abordar a lógica do modelo contábil sob aspectos da mensuração e da evidenciação dos instrumentos financeiros. Estimular a análise crítica dos fatos e acontecimentos econômicos e suas relações com o mercado, os instrumentos financeiros derivativos e a gestão empresarial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
438353 - Carlos Roberto de Godoy
3285932 - Marcelo Augusto Ambrozini
5624777 - Rafael Confetti Gatsios
 
Programa Resumido
Análise e gestão de ativos financeiros derivativos: opções, swaps, contratos futuros e contratos a termo, com foco na mecânica, no preço, nas estratégias, volatilidade, e tipos de contratos.
 
 
 
Programa
1. Fundamentos dos Derivativos 2. Termo 3. Futuros 4. Swaps 5. Opções 6. Derivativos em Commodities Agropecuários 7. Contabilização de derivativos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Modalidade presencial: A ser definido pelo docente responsável. Modalidade a distância: avaliação presencial e atividades online.
Critério
Modalidade presencial: A critério do docente ministrante, que deverá apresentar os detalhes da avaliação no início do semestre. Modalidade a distância: avaliação presencial e atividades online.
Norma de Recuperação
Modalidade presencial: Será aplicada uma prova de reavaliação dentro do prazo regimental. A nota de recuperação será calculada pela fórmula AR = (A + R) / 2, onde A é a nota de aproveitamento do semestre e R é a nota da prova de reavaliação. Modalidade a distância: Frequência mínima de 70% (calculada nos acessos das aulas a distância e entrega das tarefas solicitadas aos alunos) e média final igual ou superior a 3,00 e inferior a 5,00 possibilita prova de recuperação. A nota para aprovação na prova de reavaliação deve ser N, tal que (N + média final = 10).
 
Bibliografia
     
HULL, J. C. Opções, Futuros e Outros Derivativos. Bookman, 9a. Edição, 2016. Complementar COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). CPC 38, 39 e 40 - Instrumentos Financeiros. COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). CPC 48 - Instrumentos Financeiros. 2016. FIGUEIREDO, A. C. Introdução aos Derivativos. São Paulo: Cengage Learning, 4a. Ed. 2019. GALDI, F. C. BARRETO, E. FLORES, E. Contabilidade de Instrumentos Financeiros. São Paulo: Atlas, 2018. MICELI, W. M. Derivativos de Agronegócios. São Paulo: Saint Paul, 2a edição, 2017. MISHKIN, F.S. EAKINS, S. G. Financial Markets and Institutions. Pearson: 9th edition, 2017.
 

Clique para consultar os requisitos para RCC0332

Clique para consultar o oferecimento para RCC0332

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP