Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Contabilidade
 
Disciplina: RCC0442 - Análise de Sistemas
Accounting Systems Analysis

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Permitir a compreensão dos principais aspectos do sistema de informações contábeis (SIC) considerando diferentes processos de contabilização e sua integração com os demais processos de negócio em ambiente de sistema integrado (software ERP). Destaca-se que tal compreensão abrangerá o conhecimento específico de Planos de Contas como elemento essencial na integração dos fluxos informacionais da organização em seu sistema ERP.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
989212 - Jose Dutra de Oliveira Neto
94079 - Rosana Carmen de Meiroz Grillo Goncalves
 
Programa Resumido
Visão de ciclos e caracterização de diferentes processos de contabilização e sua integração com demais processos organizacionais. O Plano de contas na estruturação de fluxos informacionais e funcionalidades de um ERP padrão.
 
 
 
Programa
(1) Visão de ciclos e caracterização de diferentes processos de contabilização e sua integração com demais processos organizacionais. (2) O Plano de contas na estruturação de fluxos informacionais. (3) Discussão das funcionalidades de um ERP padrão. (4) Discussão das funcionalidades de produtos de software: - Netsuite ERP Oracle e SAP Business One
 
 
 
Avaliação
     
Método
Modalidade presencial: A ser definido pelo docente responsável. Modalidade a distância: avaliação presencial e atividades online.
Critério
Modalidade presencial: A critério do docente ministrante, que deverá apresentar os detalhes da avaliação no início do semestre. Modalidade a distância: avaliação presencial e atividades online.
Norma de Recuperação
Modalidade presencial: Será aplicada uma prova de reavaliação dentro do prazo regimental. A nota de recuperação será calculada pela fórmula AR = (A + R) / 2, onde A é a nota de aproveitamento do semestre e R é a nota da prova de reavaliação. Modalidade a distância: Frequência mínima de 70% (calculada nos acessos das aulas a distância e entrega das tarefas solicitadas aos alunos) e média final igual ou superior a 3,00 e inferior a 5,00 possibilita prova de recuperação. A nota para aprovação na prova de reavaliação deve ser N, tal que (N + média final = 10).
 
Bibliografia
     
GONÇALVES, R. C. M. G.; RICCIO, E. L. Sistemas de informação: ênfase em controladoria e contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009. TURNER, l.; WEICKGENANNT, A. B.; COPELAND M. K. Accounting Information Systems: Controls and Processes (2017), 3th Edition, Wiley.
 

Clique para consultar os requisitos para RCC0442

Clique para consultar o oferecimento para RCC0442

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP