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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
 
Contabilidade
 
Disciplina: RCC0518 - Educação Tributária: Teoria e Prática II (modalidade presencial e a distância)
Tax Education: Theory and Practice 2 (online and face to face delivery)

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Ensinar por meio de atividades práticas, em que os alunos possam aplicar os conceitos tributários, sendo que dois terços da disciplina consistem em atendimentos aos contribuintes oferecendo orientações técnicas sobre o preenchimento das declarações (obrigações acessórias) e o cálculo correto dos tributos, bem como realizar encaminhamentos dos contribuintes aos órgãos fiscais competentes para obterem os esclarecimentos necessários as suas dúvidas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3741301 - Amaury José Rezende
1976752 - Sílvio Hiroshi Nakao
 
Programa Resumido
Sedimentação dos conceitos e pressupostos de educação tributária por meio atividades práticas; Cálculo do IRPF, Preenchimento de declarações; Esclarecimentos sobre as obrigações acessórias, e Contencioso fiscal.
 
 
 
Programa
1.	Objetivos e Pressupostos da Educação Tributária;
2.	Práticas Tributárias;
3.	Cálculo do IRPF e MEI; 
4.	Preenchimento de declarações; 
5.	Esclarecimentos sobre as obrigações acessórias; 
6.	Contencioso fiscal; e
7.	Estudos de Casos e Simulações
 
 
 
Avaliação
     
Método
Modalidade presencial: a critério do docente responsável. Modalidade a distância: avaliação presencial e atividades online.
Critério
Modalidade presencial: a critério do docente responsável. Modalidade a distância: avaliação presencial e atividades online.
Norma de Recuperação
Modalidade presencial: Frequência mínima de 70% e média final igual ou superior a 3,00 e inferior a 5,00 possibilita prova de recuperação. A nota para aprovação na prova de reavaliação deve ser N, tal que (N + média final = 10). Modalidade a distância: Frequência mínima de 70% (calculada nos acessos das aulas a distância e entrega das tarefas solicitadas aos alunos) e média final igual ou superior a 3,00 e inferior a 5,00 possibilita prova de recuperação. A nota para aprovação na prova de reavaliação deve ser N, tal que (N + média final = 10).
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Fazenda. A Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal. PNEF. Função Social dos Tributos.  Caderno Temático 3.3. ed. rev. e atual. Brasília: ESAF, 2008.
BRASIL.  Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).  http://sped.rfb.gov.br/
BRASIL. Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF. http://rednaf.educacionfiscal.org/centros
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Educação Fiscal no Contexto Social. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. 4.ed. Série Educação Fiscal. Caderno 2. Brasília: ESAF, 2009. 
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Educação Fiscal no Contexto Social. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. 4.ed. Série Educação Fiscal. Caderno 3. Brasília: ESAF, 2009.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Educação Fiscal no Contexto Social. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. 4.ed. Série Educação Fiscal. Caderno 4. Brasília: ESAF, 2009.
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Educação Fiscal no Contexto Social. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. 4.ed. Série Educação Fiscal. Caderno 1. Brasília: ESAF, 2009.
REZENDE, A. J.; ALENCAR, R. C.; PEREIRA, C. A.. Contabilidade Tributária - Entendendo A Lógica Dos Tributos E Seus Reflexos Sobre Os Resultados Das Empresas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010. v. 1. 288 p.
PÊGAS,'Paulo'Henrique.'Manual&de&contabilidade&tributária.'8'ed.'Rio'de'Janeiro:'Maria'Augusta'Delgado,'2015.'
 

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