Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0122 - Atenção à Saúde da Comunidade I
Community Health I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Gerais: - Propiciar ao aluno do curso de Medicina o contato precoce com a comunidade e com famílias, permitindo-lhe conhecer a população; perceber os problemas de saúde físicos, psicológicos, sociais e ambientais vivenciados pelos membros da comunidade e conhecer os diferentes equipamentos sociais e de saúde existentes; ampliar a concepção de saúde; conhecer a rede de serviços do sistema público de saúde local e ir aproximando-o de seu objeto de trabalho.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1154780 - João Paulo Dias de Souza
 
Programa Resumido
- A disciplina visa à integração teoria-prática em cenários reais, com ênfase na inserção do estudante no cenário de uma Unidade de Saúde da Família (USF)/Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito Saúde Oeste (USP) na qual será estimulado o desenvolvimento de capacidades relacionadas: ao cuidado à comunidade; à gestão do trabalho como participante de uma equipe de saúde; à educação em saúde na interação com pacientes, familiares, trabalhadores dos serviços e a comunidade e à elaboração de projetos de pesquisa ou intervenção voltados à realidade e necessidades da população.
 
 
 
Programa
- O Sistema Único de Saúde (SUS): Ementa: Permite ao estudante se aproximar da base legal e dos princípios doutrinários e organizativos que fundamentam o sistema público de saúde brasileiro, o Sistema Único de Saúde (SUS). - Atenção Primária à Saúde: Ementa: Possibilita ao estudante conhecer uma unidade básica de saúde/saúda da família, o processo de trabalho segundo as características assistenciais e gerencais, identificando também suas relações com os demais pontos da rede de saúde (secundário e terciário). - Territorialização Ementa: Territorialização como prática de trabalho que permite conceber o território para além dos limites geográficos, mas políticos, sociais, econômicos, culturais identificando potencialidades e riscos. - Visita domiciliar Ementa: Permite ao estudante conhecer o ambiente familiar e as formas de prestação de cuidados no domicílio. - Intersetorialidade nas ações de saúde Ementa: Permite ao estudante compreender como as ações entre as diferentes áreas do conhecimento e da sociedade potencializam o processo de cuidado à saúde e a a importância dos equipamentos sociais no processo de cuidado e promoção da saúde. - Espiritualidade e Saúde Ementa: Permite ao estudante considerar a espiritualidade das pessoas sob o seu cuidado segundo preceitos éticos. Compreender a importância da espiritualidade na humanização do cuidado, diminuição do sofrimento e estímulo à solidariedade. - Promoção de Saúde na Comunidade Ementa: Permite ao estudante reconhecer o seu papel de educador enquanto profissional de saúde e a importância da educação em saúde na promoção do autocuidado. - Desenvolvimento de um Projeto Comunitário junto às Unidades de Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
a. Avaliação formativa (Valor: 4 pontos): Participação e pontualidade: 2 pontos Elaboração e apresentação do Trabalho Comunitário na V Mostra da Disciplina ASC I. Essa avaliação será realizada pelo tutor no acompanhamento contínuo do estudante nas atividades desenvolvidas nas UBS-USF: 2 pontos b. Avaliação Somativa (Valor: 6 pontos) Duas provas individuais escritas (o tutor fará a média das duas provas). Cada tutor ficará responsável por dar o feedback aos estudantes pelo desempenho na Disciplina.
Critério
- Será considerado aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco) e presença igual ou superior a 70%.
Norma de Recuperação
- Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença igual ou superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação estabelecida pela coordenação da disciplina A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
Obrigatório Forster, AC; Ferreira, JBB; Vicentine, FB. Atenção à saúde da comunidade no âmbito da atenção primária à saúde na FMRP-USP. Ribeirão Preto, SP: Funpec Editora, 2017. Complementar Duncan, BB; Schmidt, MI; Giugliani, ERJ. Medicina Ambulatorial. Condutas de atenção primária baseadas em evidências. Editora: Artmed. 2004. ISBN: 85 363 0265 8 Gusso, G; Lopes, JMC. Tratado de Medicina de Família e Comunidade. Princípios, Formação e Prática. Editora: Artmed. 2012. ISBN: 978 85 363 2765 5 Rocha, JSY Manual de Saúde Pública e Saúde Coletiva no Brasil. Editora: Atheneu. 2012. ISBN: 978 85 388 0341 6
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0122

Clique para consultar o oferecimento para RCG0122

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP