Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0131 - Bioética
Bioethics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
1) Discutir conceitos básicos em Bioética; 2) Desenvolver no aluno habilidades para identificar dilemas bioéticos e saber diferenciá-los de questões eminentemente legais; 3) Sensibilizar o aluno para questões éticas relativas à Ciência, à Universidade e à Medicina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1229615 - Marco Aurelio Guimarães
 
Programa Resumido
História da Bioética e seus princípios. Ciência, Universidade e Medicina. Introdução aos Direitos Humanos.
 
 
 
Programa
1) Aula Inaugural: Conceitos de Ética, Moral, Direito e Ética Profissional/ História da Bioética/ Declaração Universal sobre Bioética da UNESCO. 2) Introdução à Universidade: História da Ciência e do Método Científico. 3) Humanização e Medicina/ História da Anatomia/ O respeito aos mortos e ao cadáver: aspectos sociais, antropológicos, éticos e legais. 4) Ética em Pesquisa com seres humanos: os princípios bioéticos, o sistema CEP/CONEP e a Resolução CNS 466/2012/ Ética em Pesquisa com animais: os princípios bioéticos e o sistema CONCEA/CEUA. 5) Direitos Humanos: equidade de gênero e de raça ou etnia/ Não discriminação e não estigmatização/ Respeito pela diversidade cultural e pluralismo. 6) Dilemas bioéticos do início e fim da vida: os conceitos de aborto, nascido vivo, eutanásia, ortotanásia, distanásia e óbito.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Prova escrita - Relatórios
Critério
Média final maior ou igual a 5.
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação. A nota final da aprovação corresponderá à nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá ser igual ou superior a 5.
 
Bibliografia
     
1 – COSTA, S.I.F.; GARRAFA, V.; OSELKA, G. Iniciação à Bioética - Publicação do Conselho Federal de Medicina, 1998. 2 – ROSSATO, R. Universidade: Nove Séculos de História. EDIPIUF, 2005. 3 – WANDERLEY, L.E. O que é universidade. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. 4 – DINIZ, D & GUILHEM, D. O que é Bioética - Coleção Primeiros Passos, Brasiliense, 2002. 5 – Bioethics Core Curriculum, UNESCO, 2008. 6 – Resoluções do Conselho Nacional de Saúde sobre Ética em Pesquisa
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0131

Clique para consultar o oferecimento para RCG0131

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP