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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0178 - Introdução à Iniciação Científica
Introduction to Scientific Research

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno o conhecimento sobre os fundamentos do processo de investigação científica e da execução da pesquisa científica, seguindo normas-padrão, ressaltando as pesquisas na área biológica, da saúde e ciências humanas.
O aluno deverá desenvolver a capacidade de identificar as etapas do método científico e suas diferentes metodologias;
Reconhecer o problema a ser investigado e sua justificativa, definindo os objetivos de seu estudo;
Deverá ser capacitado para elaborar todas as etapas de um projeto de pesquisa;
Adquirir os conceitos Éticos envolvidos na pesquisa e na geração de novos conhecimentos;
Elaborar e Aplicar metodologias de estudo, vivenciando a problemática em atividade prática em um laboratório de pesquisa;
Identificar o desenvolvimento da Pesquisa nos diversos ambientes de estudo;
Identificar diferentes métodos qualitativos e quantitativos e as diferentes formas de análise de dados, vivenciados em um laboratório de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2185925 - Lauro Wichert Ana
764267 - Lourenço Sbragia Neto
1047237 - Lucila Leico Kagohara Elias
1618081 - Miguel Angelo Hyppolito
1548570 - Oméro Benedicto Poli Nétto
 
Programa Resumido
- Conceitos da metodologia científica;
- A ciência e os métodos científicos;
- Objetivos e a importância da metodologia para as ciências;
- Técnicas de planejamento de estudo/trabalho na vida Universitária ? Acadêmica;
- Tipos de Textos Científicos e seus objetivos;
- Análise e interpretação de textos científicos;
- Como Definir um problema a ser pesquisado;
- A construção de Hipóteses para a investigação científica;
- Variáveis de Estudo: qualitatitas, quantitativas, dependentes e independentes;
- Classificação das pesquisas e tipos de estudo;
- A redação do Projeto de Pesquisa;
- Pesquisa Bibliográfica. A utilização da Internet como fonte de informações, campo de pesquisa e as bases de dados para a pesquisa bibliográfica. Citações Bibliográficas;
- Ética em pesquisa básica e clínica;
- Cronogramas de execução de uma pesquisa;
- Custos e Financiamentos de um Projeto de Pesquisa; (Órgãos/ Agências Financiadores);
- A escolha da revista ao qual será submetido o trabalho.
- A leitura de artigos científicos.
- A avaliação crítica e revisão de artigos científicos.
 
 
 
Programa
- Conceitos da metodologia científica;
- A ciência e os métodos científicos;
- Objetivos e a importância da metodologia para as ciências;
- Técnicas de planejamento de estudo/trabalho na vida Universitária ? Acadêmica;
- Tipos de Textos Científicos e seus objetivos;
- Análise e interpretação de textos científicos;
- Como Definir um problema a ser pesquisado;
- A construção de Hipóteses para a investigação científica;
- Variáveis de Estudo: qualitatitas, quantitativas, dependentes e independentes;
- Classificação das pesquisas e tipos de estudo;
- A redação do Projeto de Pesquisa;
- Pesquisa Bibliográfica. A utilização da Internet como fonte de informações, campo de pesquisa e as bases de dados para a pesquisa bibliográfica. Citações Bibliográficas;
- Ética em pesquisa básica e clínica;
- Cronogramas de execução de uma pesquisa;
- Custos e Financiamentos de um Projeto de Pesquisa; (Órgãos/ Agências Financiadores);
- A escolha da revista ao qual será submetido o trabalho.
- A leitura de artigos científicos.
- A avaliação crítica e revisão de artigos científicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos deverão elaborar em grupo (no máximo de 5 alunos), as etapas iniciais de um projeto de pesquisa.
Critério
A avaliação será baseada na elaboração ao final da disciplina de um projeto de pesquisa no valor de 0 a 10 com apresentação oral e escrita, elaborado em um Laboratório de Pesquisa Básica ou Clínica sob a tutoria de um Docente da FMRP. Será aprovado o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70% às atividades programadas. O aluno que obtiver media aritmética igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0 será submetido a um programa de recuperação.
Norma de Recuperação
A recuperação será realizada ao término da disciplina, no período estipulado no calendário escolar. O aluno será submetido a uma avaliação escrita que versará sobre todo o conteúdo programático da disciplina. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida na disciplina e da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser maior ou igual à 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
ABRAHAMSOHN, P. Redação Científica, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 269.pg. 2004. 9: VOLPATO, G. L. Dicas para Redação Científica. 2. ed. Botucatu - SP: Diagrama - Comunicação, Gráfica e Editora, 2006.
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TRALDI, M.C. Monografia:passo a passo. Campinas: Alinea, 2004.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Escola de Comunicação e Artes. Serviço de Biblioteca e Documentação. Manual de Orientação bibliográfica à pós-graduação. São Paulo,
VICTORA,CG; KNAUTH,DR; HASSEN,MNA. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre:Tomo Editorial, 2000
 

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