Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0179 - Introdução à Bioinformática: Impactos na Medicina
Introduction to Bioinformatics and its Impacts on Medicine

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Introduzir a área de bioinformática e discutir sua evolução e impacto na medicina, em particular na emergente área de medicina genômica
 
 
 
Programa Resumido
Introduzir a área de bioinformática para análise de dados moleculares em larga escala com potenciais impactos na medicina, cobrindo tecnologias atuais de aquisição de dados em larga escala e análise de dados.
 
 
 
Programa
- Genômica e análise de seqüências de DNA
- Trasncritoma: enfoque em classificadores moleculares no estudo do câncer
- Proteoma, Metaboloma e Interactoma
- Biologia Sistêmica e impactos na medicina personalizada
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Debates e discussões orientadas
- Leitura de textos indicados
- Discussão de temas
- Práticas de bioinformática
Critério
- Prova escrita/ Prova prática
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação escrita/prática. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
Artigos científicos da literatura – principalmente das séries Nature Reviews.
Computing Has Changed Biology—Biology Education Must Catch Up – Pezver & Shamir, Science 2009 (Vol. 325 no. 5940 pp. 541-542 )
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0179

Clique para consultar o oferecimento para RCG0179

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP