Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0247 - Primeiros Socorros e Atendimento Pré-hospitalar
First Aid and Pre-hospital Care

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Ao final do Curso, o aluno deverá ser capaz de ministrar as medidas iniciais de suporte básico de vida a uma vítima de agravo agudo à saúde em situações de pouco recurso e desencadear o processo de resgate e socorro.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5104439 - Fabio Carmona
1956461 - Sandro Scarpelini
 
Programa Resumido
- Suporte básico de vida em adultos, crianças e lactentes - Atendimento das principais situações de urgência e emergência clínicas e traumáticas - Epidemiologia e prevenção do trauma - Assistência ao parto e recepção do recém-nascido
 
 
 
Programa
1. Apresentação do curso 2. Como agir em uma situação de emergência 3. Princípios da organização do atendimento pré-hospitalar 4. Medidas de suporte básico de vida da criança e do adulto 5. Medidas de suporte de vida com DEA na criança e no adulto 6. Fraturas, entorses e sangramentos 7. Atendimento inicial ao trauma e imobilização 8. Asma, anafilaxia, e obstrução das vias aéreas 9. Parto e recepção do recém-nascido 10. Convulsões, desmaios e derrames cerebrais 11. Queimaduras 12. Dor torácica 13. Visita ao Corpo de Bombeiros 14. Acidentes com animais peçonhentos e intoxicações 15. Drogas 16. Epidemiologia e Prevenção: PARTY 17. Revisão 18. Avaliação final: teórica 19. Avaliação final: prática
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Atividades online (pré-testes): 2 pontos - Plantões: 1 ponto - Prova teórica: 4 pontos - Prova prática: 3 pontos
Critério
Será considerado aprovado o aluno que tiver nota final maior o igual a 5,0.
Norma de Recuperação
Para fazer recuperação é necessária nota mínima de 3,0 e frequência mínima de 70%. A nota final será a média aritmética entre a nota final do curso regular e a nota da recuperação. Em caso de falta injustificada na avaliação teórica ou prática, será atribuída nota zero. O aluno poderá solicitar realização de nova prova mediante apresentação de documento legal comprovando a impossibilidade de comparecer à prova. A nova prova será reagendada conforme disponibilidade do corpo docente da disciplina, dentro do período letivo.
 
Bibliografia
     
- American Heart Association. Salva-Corações - Primeiros Socorros e RCP com DEA/DAE – Caderno de Exercícios do Aluno. Mateus BA, Laranjeira LN, Corrêa DCT, et al (Editores da Versão em Português). Guarulhos: Artes Gráficas e Editora Sesil LTDA – Gráfica Bandeirantes, 2012. 126 p. ISBN: 978-1-61669-185-1.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0247

Clique para consultar o oferecimento para RCG0247

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP