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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0286 - Introdução à Comunicação com Pacientes
Introduction to Patient-Doctor communication

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a) identificar os fatores pertinentes ao paciente, ao médico e ao meio ambiente que sejam favorecedores ou inibidores da adequada relação médico-paciente; b) compreender os mecanismos envolvidos na comunicação entre médico e paciente; c) aplicar técnicas efetivas de entrevista médica, visando a obtenção de dados do paciente e de sua família; d) compreender a estrutura da anamnese convencional; e) identificar os sintomas mais comuns e os indícios de problemas ativos de saúde física e mental; f) realizar anamnese em situações habituais; g) entender as particularidades e as dificuldades da comunicação com o paciente e sua família em situações especiais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5218210 - Elen Almeida Romão
8660526 - Fabíola Traina
981836 - Flavia de Lima Osorio
89351 - Maria Célia Cervi
 
Programa Resumido
- Introdução à comunicação com pessoas
- Comunicação e relação médico-paciente
- Historia psicossocial
- Técnica geral da entrevista médica
- Estrutura da anamnese
- Estrutura da anamnese em situações especiais
- Comunicação em situações especiais
- Comunicação de más notícias
 
 
 
Programa
- Introdução à comunicação com pessoas
- Comunicação e relação médico-paciente
- Historia psicossocial
- Técnica geral da entrevista médica
- Estrutura da anamnese
- Estrutura da anamnese em situações especiais
- Comunicação em situações especiais
- Comunicação de más notícias
 
 
 
Avaliação
     
Método
–Entrevistas guiadas
–Preleções
–Discussões das atividades práticas
–Vídeos demonstrativos
–Protagonização (role playing)
Critério
- Prova escrita
- Prova prática
- Outro método
Será aprovado o aluno que obtiver freqüência mínima exigida (70%) e média igual ou superior a 5,0 (cinco), calculada segundo pesos estabelecidos e divulgados.
Norma de Recuperação
Poderá fazer recuperação o estudante que obtiver freqüência mínima exigida (70%) e média inferior a 5,0 (cinco) e superior a 3,0 (três), após o término do semestre. Constará de 01 (um) exame escrito abrangendo toda a matéria dada. Será aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), calculada da seguinte forma:
Média = média final da disciplina + nota do exame de recuperação
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Bibliografia
     
- Barros, L (2003) Psicologia Pediátrica – perspectivas desenvolvimentista. Lisboa: CLIMEPSI Eds;
- Bee, H. (2003) A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 9ª Ed;
- Comunicação de más notícias OMS – Behavioral Sciences Learning Modules, Geneve;
- Helman, C.G. (2006) Cultura, Saúde e Doença. Porto Alegre: Artmed, 4ª Ed.;
- Lidz, T. (1983) A pessoa em seu desenvolvimento durante o ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas;
- Mello Filho, J. e cols. Psicossomática Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas;
- Millan, L.R. e cols (1999) O universo psicológico do futuro médico. São Paulo: Casa do Psicológico;
- Papalia, D.E. e Ods, S.W. (2000) Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 7ª Ed.
- Relação e Comunicação Médico-Paciente. Behavioral Sciences Learning Modules, Geneve;
- Silva, J.A. e Ribeiro-Filho, N.P. (2006) Avaliação e Mensuração da Dor – Pesquisa, Teoria e Prática. Funpec, Ribeirão Preto.
 

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