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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0297 - Neurociência das Funções Cognitivas
Cognitive Neuroscience

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h ( Estágio: 45 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Gerais: Apresentar os substratos neurobiológicos dos processos mentais e suas manifestações comportamentais. Serão caracterizados os circuitos neurais associados aos diferentes mecanismos de controle das funções cognitivas. 

Específicos: Entender (1) a relevância e comunicação de grupos neurais específicos, tanto corticais (p. ex. córtex pré-frontal, orbito-frontal, cingulado) quanto sub-corticais (p.ex. hipocampo, amigdala, cerebelo, tronco cerebral) no processamento das funções cognitivas; (2) caracterizar a comunicação neuroquímica dentro destes circuitos; (3) compreender como os circuitos neurais são formados a partir de experiências cognitivas individuais; (4) discutir as repercussões patológicas de mudanças nos circuitos de controle das funções cognitivas; (5) entender as diferentes abordagens terapêuticas para distúrbios cognitivos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
100519 - Eliane Comoli
677194 - Guilherme de Araujo Lucas
 
Programa Resumido
Serão discutidos os mecanismos neurais de controle de algumas funções cognitivas não abordadas na disciplina RCG0212. É uma disciplina multidisciplinar em que serão discutidos os diferentes aspectos da neurociência associado aos comportamentos sociais, comportamentos motivados, atenção e inteligência, comportamento alimentar, orientação espacial, escolhas e dor.
 
 
 
Programa
Neurobiologia dos comportamentos sociais: empatia e altruísmo
Neurobiologia dos comportamentos motivados (agressão e defesa)
Atenção e Inteligência
Aspectos cognitivos do comportamento alimentar
Orientação temporal e espacial
Influência dos processos cognitivos na percepção da dor
Neurobiologia das escolhas e decisões
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso será oferecido na forma de aulas expositivas, estudos dirigidos e seminários.
Critério
Prova escrita (50% da nota) e desempenho na preparação e apresentação de seminários (20%) e estudos dirigidos (30% da nota). Será considerado aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco) e presença igual ou superior a 70%.
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença igual ou superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova escrita. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
1. Neurociências, Purves D. e colaboradores, Editora ArtMed
2. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso, Bear, MF; Connors, BW, Paradiso, MA.
     Editora ArtMed.
3. Social Decision-Making and the Brain: A Comparative Perspective. Tremblay S, Sharika KM,   
     Platt ML. Trends Cogn Sci. 21(4):265-276, 2017.
4. Synaptic integrative mechanisms for spatial cognition. Schmidt-Hieber C, Nolan MF.
  Nat Neurosci. 20(11):1483-1492, 2017.
5. The Anatomy of Suffering: Understanding the Relationship between Nociceptive and Empathic                 Pain. Zaki J, Wager TD, Singer T, Keysers C, Gazzola V. Trends Cogn Sci. 20(4):249-59, 2016.
6. Empathy circuits. Engen HG, Singer T. Curr Opin Neurobiol. 23(2):275-82, 2013. 
7. Towards a neuroscience of empathy: ontogeny, phylogeny, brain mechanisms, context and   
   psychopathology. Gonzalez-Liencres C, Shamay-Tsoory SG, Brüne M. Neurosci Biobehav   
   Rev. 37(8):1537-48, 2013
8. Learned and cognitive controls of food intake. Benoit SC1, Davis JF, Davidson TL. Brain Res.  
      1350:71-76, 2010.
 

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