Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0298 - Neurobiologia da Esquizofrenia
NEUROBIOLOGY OF SCHIZOPHRENIA

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
- Discutir as diferentes hipóteses acerca da neurobiologia da esquizofrenia, do mecanismo de ação dos fármacos utilizados no tratamento deste transtorno psiquiátrico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6286588 - Felipe Villela Gomes
 
Programa Resumido
- A disciplina será dividida em: 1) aulas expositivas sobre as diferentes hipóteses que tentam explicar as causas da esquizofrenia e como fatores de risco podem resultar no desenvolvimento da doença; 2) aula prática sobre modelos animais utilizados no estudo da neurobiologia da esquizofrenia; 3) apresentação, pelos alunos, de artigos científicos atuais sobre diferentes aspectos associados com a esquizofrenia.
 
 
 
Programa
- Durante a disciplina será discutido várias evidencias acerca da neurobiologia da esquizofrenia e seu tratamento farmacoterapêutico, como: 1) As Hipóteses dopaminérgica e glutamatérgica da esquizofrenia; 2) A farmacologia dos antipsicóticos e novos alvos farmacológicos para o tratamento da esquizofrenia. 3) Fatores de risco para o desenvolvimento da esquizofrenia, incluindo fatores genéticos e socioambientais (exposição a traumas e drogas de abuso) 4) Mecanismos inflamatórios na esquizofrenia. 5) Modelos animais para o estudo da esquizofrenia (Prática).
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Conceito emitido pelo docente sobre o engajamento do estudante nas aulas expositivas e apresentação dos seminários e por meio de uma prova ao final da disciplina.
Critério
- Os critérios mínimos de aprovação incluem média final igual ou superior a 5,0 (cinco) e presença registrada em pelo menos 70% das atividades da disciplina. - A média final da disciplina será obtida pela média aritmética do conceito para o engajamento na disciplina + desempenho na apresentação de seminário + nota na prova.
Norma de Recuperação
- Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação. - A nota final corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2 (dois). - Para aprovação o estudante deverá obter nota igual ou superior a 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
1) Kahn RS, Sommer IE, Murray RM, Meyer-Lindenberg A, Weinberger DR, Cannon TD, O’Donovan M, Correll CU, Kane JM, van Os J, Insel TR. Schizophrenia. Nat Rev Dis Primers 1:15067; 2015. 2) McCutcheon RA, Marques TR, Howes O. Schizophrenia – An Overview. JAMA Psychiatry 77:201-10, 2020.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0298

Clique para consultar o oferecimento para RCG0298

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP