Disponibilizar, para o aluno que desenvolve iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, ou similares, em curso de graduação da área médica ou biomédica, na Universidade de São Paulo, o conhecimento essencial para a produção de texto escrito, de interesse para as atividades de fomento, para a divulgação e para a Ciência.
Serão ministradas aulas expositivas alternadas com atividades participativas, mediante exposição de casos concretos, próprios ou de terceiros, ou de apresentações relacionadas ao conteúdo programático desenvolvido; serão desenvolvidas dinâmicas que estimulem a interação entre os participantes, com vistas à expansão do conhecimento teórico e do compartilhamento de experiências.
Introdução ao positivismo, ao racionalismo, dedução, indução, dialética, sofisma e silogismo.Método hipotético-dedutivo: hipóteses, verificação estatística, raciocínio lógico;Textos escritos: tipos, estrutura aristotélica, formato e características;Tópicos da teoria da argumentação: acordo, adesão, argumento;Tópicos de hermenêutica: tipos, dissociações e conexões;Tópicos aplicados: leitura, produção e interpretação de textos.
- PERELMAN C; OBRECHTS-TYTECA L. Tratado da argumentacao: a nova retorica. Sao Paulo:Martins fontes, 1999.- MESQUITA TC. Manual de elaboracao e apresentacao de trabalhos cientificos. http://fa7.edu.br> disponivel em 10/mar/2014.- SILVA HC. O que e divulgacao cientifica? Ciencia & Ensino;2006; 1(1):53-59.- LOPES J. O fazer do trabalho cientifico em ciencias sociais aplicadas. Recife: Ed.Universitaria da UFPE, 2006.- RAMPAZZO L. Metodologia cientifica para alunos de cursos de graduacao e pos-graduacao. 3a Ed., Sao Paulo: Ed. Loyola, 2005.