Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0382 - Psicologia Médica
Medical Psychology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Gerais: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar, analisar e compreender as principais tarefas de desenvolvimento do ciclo vital do ser humano, os efeitos de fatores de risco e recursos do contexto psicossocial sobre os indivíduos e ter atitudes compreensivas das suas necessidades psicológicas e de seus pacientes.
Específicos:
1) Identificar, analisar e compreender as principais tarefas de desenvolvimento do ciclo vital do ser humano, incluindo as etapas evolutivas da pessoa nas fases da infância, adolescência, maturidade e envelhecimento;
2) Identificar e analisar os efeitos de fatores de risco e recursos do contexto psicossocial no desenvolvimento de indivíduos da população geral;
3) Ter atitudes clínicas compreensivas das necessidades psicológicas de seus pacientes;
4) Identificar e caracterizar os processos psicológicos e os comportamentos (facilitadores ou não) da relação médico-paciente na fase diagnóstica e terapêutica;
5) Reconhecer os processos psicológicos envolvidos na profissão médica e aprender estratégias de regulação dos mesmos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2083442 - Ricardo Gorayeb
 
Programa Resumido
1- Ciclo vital
2- Fatores psicossociais de risco à saúde
3- Aspectos psicológicos de pacientes com diferentes patologias
4- Aspectos emocionais do médico e do estudante de medicina
 
 
 
Programa
1- O Ciclo Vital
- A criança,
- O adolescente,
- O adulto Jovem,
- O adulto Maduro e
- O idoso
2- Fatores psicossociais de risco à saúde
- Estresse e ansiedade
- Comportamento de risco
- Contexto psicossocial
- Ambiente físico
- Risco específico em diferentes especialidades médicas
3- Aspectos psicológicos de pacientes com diferentes enfermidades
- Impacto psicológico das enfermidades
- Adesão ao tratamento
- Relação médico paciente
- Sobre a morte e o morrer
- Qualidade de vida
- Enfrentamento de situações adversas
4- Aspectos emocionais do médico e do estudante de medicina
- Sentimentos e reações emocionais do médico e do estudante
- Habilidades de Vida na melhoria das relações interpessoais
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas – com o objetivo de veicular os conhecimentos relevantes e atualizados sobre os temas.
- Discussão de vídeos didáticos – com o objetivo de complementar os conhecimentos sobre os temas de aulas expositivas, exemplificarem modelos adequados de comunicação médico- paciente e promover a oportunidade de debate com os alunos para reflexão de idéias e formulação de dúvidas.
- Práticas de estudo de caso – com o objetivo de promover a realização de estudos de caso (EC) em que o aluno tenha contato direto com pessoas da população geral (potenciais pacientes) para treino de entrevistas com enfoque da saúde sob a ótica psicossocial e perspectiva do sujeito. Desta forma a realização da prática transcende a sala de aula. Posteriormente, os resultados do EC serão analisados e debatidos em sala de aula junto com um pequeno grupo de alunos (cerca de 12 alunos) e um professor que coordenará a discussão e dará as orientações.
- Debate – com o objetivo de discutir temas de interesse sobre relação médico-paciente sob diferentes perspectivas.
Os recursos didáticos da disciplina envolvem o apoio de equipamento audiovisual (multimídia) e de vídeos didáticos sobre temas específicos relativos às aulas expositivas.
Critério
- Provas escritas (duas)
- Relatórios das atividades práticas e dos trabalhos de campo
As provas escritas terão peso 6, os relatórios de atividades práticas e dos trabalhos de campo terão peso 4. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média ponderada final igual ou superior a 5,0 (cinco) e freqüência de acordo com as normas USP.
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de trabalho escrito sobre tema indicado pelo coordenador, envolvendo todo o conteúdo da disciplina. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
- Straub R. O. (2005) Psicologia da Saúde- Porto Alegre: ArtMed Editora.
- Doctor-Patient Interaction and Communication - Behavioural Science Learning
Modules, Division of Mental Health, World Health Organization, Geneva,
1993. http://whqlibdoc.who.int/hq/1993/WHO_MNH_PSF_93.11.pdf
- Communicating Bad News, Behavioural Science Learning Modules, Division of
Mental Health, World Health Organization, Geveva, 1993. http://whqlibdoc.who.int/hq/1993/WHO_MNH_PSF_93.2.B.pdf
- Millan, L. R. e cols (1999) O universo psicológico do futuro médico. São Paulo: Casa do Psicólogo.
- Papalia, D.E. e Ods, S. W. (2000 ) Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: ArTmed, 7ª ed.
- Katia Burle dos Santos Guimarães: Saúde do Médico e do Estudante de
Medicina- 2007 Casa do Psicólogo
 

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