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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0383 - Semiologia e Saúde da Criança e do Adolescente
Clinical Skills and Health of Children and Adolescents

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Gerais: Capacitar o aluno a reconhecer as peculiaridades semiológicas do ser humano em processo de crescimento e desenvolvimento.
  Específicos: Capacitar o estudante a obter e redigir de forma clara a observação clínica e adquirir as técnicas apropriadas de exame físico completo adaptadas de acordo com a faixa etária, capacidade de cooperação e independência da criança. Propiciar ao aluno conhecimento sobre o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano e os métodos utilizados para sua avaliação nas diferentes fases, do recém nascido ao adolescente. Capacitar o aluno a reconhecer os achados semiológicos normais e as alterações mais freqüentes da criança e do adolescente, nos diversos períodos da vida.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3454663 - Viviane Cunha Cardoso
 
Programa Resumido
Particularidades semiológicas do recém-nascido, da criança e do adolescente. Crescimento e desenvolvimento do ser humano. Técnicas de antropometria.  Alimentação da criança. Imunização da criança e do adolescente. Prevenção de acidentes na infância e adolescência.
 
 
 
Programa
- Conceitos básicos de Puericultura. 
- Semiotécnica aplicada à criança e ao adolescente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Seminários com realização de pré-teste
- Aulas práticas em enfermarias e ambulatórios
Critério
- Desempenho diário nas atividades práticas
- Média das notas dos pré-testes. Será considerando aprovado o aluno que obtiver nota média assim ponderada, igual ou superior a 5,0 (cinco).
Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota mínima 5,0 (cinco) em cada uma das avaliações (média dos pré-testes e prática), e pelo menos 70% de frequência no total das atividades (teóricas/seminários e práticas). A nota da prática será composta pela média da avaliação prática final e a média das avaliações semanais. A Nota final será constituída pela média ponderada entre a nota da prática com peso 2 e da média dos pré-testes com peso 1.
- Alunos com nota inferior a 3 em qualquer uma das avaliações (média dos pré-testes ou prática) serão reprovados sem direito a recuperação.
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% no total das atividades poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
- Coulehan J, Block M. A Entrevista Médica. Artes Médicas, 1989.
- Goldbloom RB. Pediatric Clinical Skills. 3ª edição, Saunders, 2003.
- Szilagyi PG. Avaliação da Criança: Do Lactente ao Adolescente. In Bickley LS. Bates – Propedêutica Médica. 8a edição, Guanabara Koogan, p. 611-769, 2005.
- Marcondes E, Okay Y, Costa Vaz FA, Ramos JLA. Pediatria Básica. 9ª edição, Sarvier, 2003.
- Pernetta C. Semiologia Pediátrica. 5ª edição, Guanabara, 1990.
- Porto CC. Exame Clínico. 3ª edição, Guanabara Koogan, 1996.
- Ramos Junior J. Semiotécnica da Observação Clínica. 7ª edição, Sarvier, 1995.
- Ricco RG, Del Ciampo LA, Almeida CAN. Puericultura: Princípios e Práticas. Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente. 2ª edição, Atheneu, 2008.
- Woiski JR. Nutrição e Dietética Pediátrica. 4ª edição, Atheneu, 1994.
- Zitelli BJ, Davis HW. Atlas of Pediatric Physical Diagnosis. 4ª edição, Mosby, 2002.
- Baddini, Martinez, Dantas/Voltarelli. Semiologia Geral e Especializada, 1ª edição, Guanabara Koogan, 2013.
 

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