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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0396 - A Deficiência Auditiva na Infância: Dos Fatores de Risco à Intervenção Multidisciplinar
The Hearing Loss in Children: from risk factors up to the multidisciplinary intervention.

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Abordar o desenvolvimento auditivo e da aquisição de fala e linguagem da criança ouvinte. Conceituar a deficiência auditiva, sua prevalência e causas. Informar sobre a triagem auditiva neonatal e a obrigatoriedade legal de realização da mesma.

Abordar a problemática da criança com deficiência auditiva, suas relações familiares e as repercussões sobre a sua comunicação e o seu desenvolvimento.
Informar sobre os diferentes tipos de intervenção clínica e cirúrgica e sobre as abordagens educacionais disponíveis.
 
 
 
Programa Resumido
A disciplina pretende abordar a problemática da criança com deficiência auditiva e sua interferência no desenvolvimento linguístico e social.
Abordará a deficiência auditiva nos aspectos da prevalência, da etiologia, da fisiopatologia, do tratamento e do processo de reabilitação.
Além disso será propiciado, de forma sintética,o conhecimento sobre a existência da Língua Brasileira de Sinais, sua legalização como a segunda língua do país e suas indicações de aprendizado.
 
 
 
Programa
1) Desenvolvimento auditivo, da fala e linguagem na criança ouvinte, marcos principais.
2) Prevalência da deficiência auditiva.
3) Causas ambientais e genéticas de perda auditiva.
4) Triagem Auditiva Neonatal.
5) Diagnóstico clínico e audiológico.
6) A criança surda e sua interação com a família
7) Tipos de intervenções clínico-cirúrgicas. Ambientes educacionais e métodos.
8) Língua Brasileira de Sinais: o que é , quando indicar e porquê. Legislação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
• aulas teóricas convencionais, discussão de casos clínicos e seminários. Participação nos ambulatórios de Investigação e Reabilitação Auditiva e de Implante Coclear para a discussão de casos clínicos. Serão utilizados meios audiovisuais nas aulas teóricas. Serão distribuídos artigos de periódicos para o desenvolvimento dos seminários.
Critério
Frequência de 70% na disciplina. Participação nas atividades propostas e uma prova escrita com perguntas e análise de casos clínicos
Norma de Recuperação
não se aplica
 
Bibliografia
     
BRASIL 2002. Lei no10436/02-Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS- e dá outras providências. Página da Legislação-Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Página do (SECADI) do http://portal.mec.gov.br, acessado em 21 de janeiro de 2013.

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