Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0425 - Patologia cardiopulmonar, Neuropatologia e Patologia Endócrina
Cardiopulmonary Pathology, Neuropathology and Endocrine Pathology

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Gerais: Capacitar os alunos de graduação do curso de Medicina a identificar as alterações morfológicas e mecanismos de doenças do coração, vasos sanguíneos, pulmões, sistema nervoso central e glândulas endócrinas. Específicos: Reconhecer em peças anatômicas e em cortes histológicos as referidas doenças. Ser capaz de estabelecer correlações anátomo-clínicas e apresentar um julgamento crítico do alcance e das limitações do exame anátomo-patológico para a conclusão diagnóstica, bem como discutir com propriedades e seus mecanismos étio-patogenéticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
9245393 - Alexandre Todorovic Fabro
85541 - Edson Garcia Soares
 
Programa Resumido
A disciplina será constituída por três módulos: Patologia Cardiovascular, Patologia Pulmonar e Neuropatologia / Patologia Endócrina.
 
 
 
Programa
Módulo de Patologia Cardiovascular: Técnica de autópsia. A pesquisa da patogênese da cardiopatia chagásica. Cardiopatias congênitas I. Cardiopatias congênitas II. Doença Reumatismal. Cardiopatia Chagásica. Doença hipertensiva. Cardiopatia coronariana. Aneurismas. Endocardite bacteriana. Doenças degenerativas dos vasos. Aterosclerose. Doenças vasculares inflamatórias. Histopatologia das cardiopatias e vasculares I. Histopatologia das cardiopatias e vasculares II. Módulo de Patologia Pulmonar: Patologia da cavidade nasal e dos seios paranasais. Anomalias congênitas e doenças pulmonares de origem vascular, Alterações na expansão pulmonar: atelectasia e enfisema. Anatomia patológica da laringe. Histopatologia da laringe. Anatomia patológica da traquéia e dos brônquios Histopatologia da traquéia e dos brônquios. Tuberculose pulmonar. Formas especiais de doenças pulmonares e tumores. Módulo de Neuropatologia / Patologia Endócrina: Interrelações neurológica. As alterações metabólicas do complexo. Hipertensão intracraniana. Moléstias degenerativas e carenciais do sistema nervoso. Malformações congênitas do SNC II. Anatomia patológica da hipertensão intracraniana. Anatomia patológica das lesões vasculares do SNC: Lesões inflamatórias do SNC. Lesões do sistema nervoso periférico. Moléstias degenerativas do SNC. Moléstias carenciais do SNC. Malformações, processos inflamatórios e neoplasias da tiróide, paratireóide, hipófise, adrenal e pineal. Macroscopia e microscopia das diferentes patologias da tiróide, paratireóide, hipófise, adrenal e pineal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Provas escritas com perguntas dissertativas e/ou de múltipla escolha. - Provas práticas com peças e lâminas.
Critério
Para cada módulo haverá uma avaliação (prova escrita e prova prática). A nota da Disciplina será a média da notas dos módulos.
Norma de Recuperação
Norma de recuperação: Se a média da nota dos módulos for inferior a 5, o aluno fará recuperação. Nesse caso, para ser aprovado na Disciplina, terá que obter no mínimo 5 na prova de recuperação, que abrangerá questões dos três módulos.
 
Bibliografia
     
Patologia estrutural e Funcional - Robbins - Cotran Kumar - 8º edição - 2010. Guanabara Koogan - Rio de Janeiro.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0425

Clique para consultar o oferecimento para RCG0425

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP