Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0427 - Uropatologia, Patologia Renal e Patologia Ginecológica
Uropathology, Kidney Pathology and Gynecological Pathology

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Gerais: Capacitar os alunos de graduação do curso de Medicina a identificar as alterações morfológicas e mecanismos das doenças do rim e do trato genital feminino e masculino. Específicos: Reconhecer em peças anatômicas e em cortes histológicos as referidas doenças. Ser capaz de estabelecer correlações anátomo-clínicas e apresentar um julgamento crítico do alcance e das limitações do exame anátomo-patológico para a conclusão diagnóstica, bem como discutir com propriedades e seus mecanismos étio-patogenéticos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
613380 - Alfredo Ribeiro da Silva
 
Programa Resumido
A disciplina será constituída por três módulos: Uropatologia, Patologia Renal e Patologia Ginecológica.
 
 
 
Programa
Módulo de Uropatologia: Malformações, processos inflamatórios e neoplasias da bexiga urinária, uretra, próstata, testículo e pênis. Práticas: Macroscopia e microscopia das diferentes patologias da bexiga urinária, uretra, próstata, testículo e pênis. Módulo de Patologia Renal: Orientação geral o estudo das nefropatias. Patologia da rejeição nos transplantes renais. Rim policístico; hipoplasia renal - Outras anomalias congênitas. Histopatologia das nefropatias - critérios básicos para diagnóstico. Alterações macroscópicas renais nas nefropatias crônicas. Histopatologia das glomerulopatias. Anatomia patológica das lesões do interstício renal; nefropatia obstrutiva e nefrolitíase. Histopatologia das lesões tubulares e do interstício renal. Alterações vasculares - Amiloidase. Módulo de Patologia Ginecológica: Malformações, processos inflamatórios e neoplasias da mama, ovário, trompas uterinas, corpo e colo uterino e vagina. Macroscopia e microscopia das diferentes patologias da mama, ovário, trompas uterinas, corpo e colo uterino e vagina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Provas escritas com perguntas dissertativas e/ou de múltipla escolha. - Provas práticas com peças e lâminas.
Critério
Para cada módulo haverá uma avaliação (prova escrita e prova prática). A nota da Disciplina será a média da notas dos módulos.
Norma de Recuperação
Se a média da nota dos módulos for inferior a 5, o aluno fará recuperação. Nesse caso, para ser aprovado na Disciplina, terá que obter no mínimo 5 na prova de recuperação, que abrangerá questões dos três módulos.
 
Bibliografia
     
Patologia estrutural e Funcional - Robbins - Cotran Kumar - 8º edição - 2010. Guanabara Koogan - Rio de Janeiro.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0427

Clique para consultar o oferecimento para RCG0427

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP