Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0442 - Treinamento em Serviço
Hands-on Training I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Anual
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
•a) Promover a iniciação prática do aluno na assistência obstétrica possibilitando o aprendizado por meio do atendimentos de gestantes, parturientes e puérperas no Centro Obstétrico (CO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo e no Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-MATER; b) Ensinar aos alunos noções básicas de Obstetrícia estimulando o estudo desta disciplina; . c) Inserir conceitos sobre humanização da assistência obstétrica que deverão ser aplicados em todos os atendimentos, fortalecendo a relação médico-paciente e propiciando que a mulher tenha uma experiência satisfatória no ciclo gravídico-puerperal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
567225 - Alessandra Cristina Marcolin
 
Programa Resumido
Atividades práticas em centro obstétrico de baixo e alto risco, com treinamento em admissão de pacientes (gestantes, parturientes e puérperas) e em assistência às fases de dilatação, expulsão e dequitação (em salas de parto) e ao quarto período.
 
 
 
Programa
- Diagnóstico da gravidez; - Propedêutica da mulher no ciclo gravídico puerperal; - Mecanismo de parto - Fases clínicas do parto; - Assistência obstétrica humanizada nas diversas fases do parto (dilatação, expulsão, dequitação e quarto período); - Ética e conceitos da relação médico – paciente e entre os profissionais da equipe de saúde; - Iniciativa hospital amigo da criança. - Introdução à gestação de alto risco, com ênfase em definições, fatores de risco e diagnósticos das doenças mais prevalentes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Frequência em 100% dos plantões determinados para cada aluno em escala confeccionada previamente e desempenho discente nas atribuições recebidas. Na eventualidade de falta em um plantão, o aluno deverá repô-lo na forma de dois plantões. Os plantões noturnos de segunda a sexta feira terão duração de 5 horas. Os plantões no final de semana terão duração de 12 horas (diurnos e noturnos), com exceção do plantão noturno de domingo que também terá 5 horas.
Critério
Interesse e responsabilidade do aluno nos plantões. O chefe do plantão poderá assinar ou não a lista de presença no plantão de acordo com o desempenho do aluno.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
1. Rezende, J. Obstetrícia - Guanabara Koogan. 2. Zugaib, M. Obstetrícia -3ª edição - Manole, 2016. 3. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. 1ª ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2001. 4. Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Ministério da Saúde, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0442

Clique para consultar o oferecimento para RCG0442

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP