Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0447 - Dermatologia
General Dermatology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Objetivos
Objetivos gerais:
O aluno deverá estar apto para realizar anamnese geral e dirigida para afecções dermatológicas, realizar o exame físico dermatológico, reconhecer e descrever as lesões elementares, realizar o raciocínio diagnóstico elaborando a hipótese diagnóstica mais provável e seus diagnósticos diferenciais, estabelecer correlações entre as dermatoses prevalentes e suas manifestações sistêmicas e propor condutas adequadas para investigação complementar e terapêutica das afecções dermatológicas mais comuns.

Objetivos específicos:
1) Capacitar o aluno a realizar a anamnese dirigida para afecções dermatológicas.
2) Identificar e descrever as alterações da normalidade da pele e reconhecer lesões elementares dermatológicas.
3) Realizar o raciocínio diagnóstico das afecções dermatológicas e seus diferenciais tendo por base a identificação das lesões elementares e/ou a distribuição das alterações tegumentares – cutâneas, mucosas e anexos.
4) Estabelecer correlações entre dermatoses prevalentes e suas manifestações em outros sistemas;
5) Solicitar exames auxiliares subsidiários, clínicos e laboratoriais para elucidação diagnóstica.
6) Interpretar exames complementares relacionados às principais dermatoses.
7) Indicar propostas terapêuticas para as dermatoses mais comuns e conhecer as bases terapêuticas utilizadas em dermatoses mais complexas.
8) Suspeitar ou reconhecer afecções dermatológicas que mereçam atendimento especializado para investigação e tratamento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
431662 - Cacilda da Silva Souza
 
Programa Resumido
- Semiótica do sistema tegumentar; reconhecimento das alterações tegumentares (lesões elementares); reconhecimento de padrões, diagnósticos sindrômicos e etiológicos; discromias, dermatoses eritêmato-descamantes, dermatoses papulosas, dermatoses vésico-bolhosas, dermatoses pustulosas, dermatoses infectoparasitárias, neoplasias cutâneas, úlceras cutâneas, exames complementares e terapêutica dermatológica.
 
 
 
Programa
Os seguintes temas serão distribuídos entre aulas teóricas e atividades teórico-práticas: 
1) Exame dermatológico: reconhecimento, descrição das lesões elementares e elaboração de diagnósticos sindrômicos, etiológicos e diferenciais
2) Dermatoses eritêmato-descamantes: psoríase e diagnósticos diferenciais
3) Dermatites e Eczemas: eczema de contato, eczema atópico, dermatite seborreica
4) Piodermites
5) Dermatoviroses: doenças cutâneo-mucosas causadas pelos vírus herpes simples, varicela-zoster, papiloma vírus humano
6) Micoses superficiais e subcutâneas: candidoses, dermatofitoses, esporotricose, cromomicose
7) Hanseníase: epidemiologia, clínica e investigação
8) Fotoproteção e estratégias de prevenção
9) Tumores cutâneos malignos: carcinoma basocelular, ceratoacantoma e carcinoma espinocelular, e melanoma
10) Dermatoses granulomatosas infecciosas: Micoses subcutâneas e sistêmicas, Leishmaniose cutâneo-mucosa e tuberculose
11) Dermatoses vésico-bolhosas / doenças autoimunes: pênfigo foliáceo e pênfigo vulgar, e penfigóides, vitiligo, lúpus eritematoso, púrpuras e vasculites
12) Úlceras de membros inferiores: úlceras venosas, úlceras arteriais, úlceras hipertensivas, úlceras neuropáticas, úlceras por pressão, úlceras anêmicas
13) Doenças sexualmente transmissíveis
14) Epidemiologia e medidas de prevenção aplicáveis a algumas dermatoses
15) Bases da terapêutica tópica e sistêmica das mais frequentes e/ou principais dermatoses
16) Acne e afecções acneiformes


Estratégias de ensino:
Baseiam-se em aulas teóricas e atividades teórico-práticas, trabalhos individuais e em grupos, e uso de plataforma eletrônica. Nas aulas teóricas são abordados os principais temas da prática dermatológica, descritos no programa acima. As aulas teóricas são expositivas breves (no máximo 60 minutos) ou interativa com diapositivos ilustrativos e discussão de casos clínicos. Na escolha de trabalhos com grupos, os alunos serão estimulados a interação. As atividades teórico-práticas são desenvolvidas a partir de discussões de casos clínicos nos ambulatórios e enfermarias de Dermatologia. Nestas discussões, busca-se por dermatoses típicas ou clássicas como modelo para execução do exame dermatológico, com objetivo de capacitar o reconhecimento das lesões elementares, organização do raciocínio diagnóstico e seus diferenciais entre as principais dermatoses. Segue-se a elaboração de um plano de investigação clínico-laboratorial, interpretação de exames auxiliares e propostas terapêuticas. Para as atividades teórico-práticas, os alunos são divididos em dois grupos e participam das discussões no ambulatório, enfermaria e reuniões clínicas com apresentação de pacientes. O acervo sumariado de aulas teóricas e as referências bibliográficas serão depositados em plataforma eletrônica, a depender do método eleito pelo ministrante. Cenários: As atividades se desenvolvem nas unidades ambulatoriais e enfermarias de Dermatologia com enfoque em dermatoses prevalentes ou de relevância clínica e epidemiológica, particularmente aquelas de baixa e média complexidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
No decorrer da disciplina, a postura ética dos alunos é avaliada durante as atividades teóricas e teórico-práticas. Ao final da disciplina é aplicada prova oral (peso 2) e teórica (peso 1). A prova oral é individual, com sorteio prévio do docente avaliador e aluno – cada aluno é avaliado por um ou dois professores. O professor utiliza recursos visuais e gráficos, com diapositivos ilustrativos de um ou dois casos clínicos e seus respectivos enunciados explicativos, com 15 minutos para cada caso. A prova teórica é realizada a partir dos casos clínicos expostos, com questões adicionais referentes à etiologia, descrição de lesões elementares, diagnóstico principal e seus diferenciais, investigação com exames auxiliares, medidas de prevenção e terapêutica. Nesta avaliação, busca-se integrar os temas das aulas teóricas e teórico-práticas realizadas nas discussões clínicas durante o curso.
Critério
A aprovação exige presença em mais de 70% das aulas teóricas e teórico-práticas e nota igual ou superior a 5, tanto na avaliação por meio de prova oral e quanto na avaliação por meio de prova teórica. A prova teórica será composta pela discussão de dois casos clínicos e suas questões adicionais. Nos casos em que o estudante obtenha nota maior que cinco, em ambas as avaliações (escrita e prática), a nota final (primeira nota) será composta pela média entre as avaliações, com peso 2 para a prova oral e peso 1 para a prova teórica. Caso o estudante apresente em uma ou em ambas as avaliações (teórica ou oral) nota entre 3 e 5, será lançada a menor nota obtida como nota final (primeira nota).
Serão reprovados os estudantes com nota em uma ou ambas as avaliações (escrita e prática) menor que 3, sendo considerado como nota final (primeira nota), a menor nota obtida.
Norma de Recuperação
1. Terá direito à recuperação o estudante que apresentar mais de 70% de frequência e nota (primeira nota) maior que 3 e menor que 5, em uma ou ambas as avaliações (oral e teórica), sendo lançada como nota final (primeira nota) a menor nota obtida.
2. A média entre a nota do exame de recuperação e a nota anterior (primeira nota) será a nota final da disciplina, que deverá ser maior ou igual a 5.
3. Os alunos reprovados terão oportunidade de frequentar as reuniões clínicas.
4. A prova de recuperação poderá ser oral, com técnica audiovisual, circunstanciada ao número de alunos ou, eventualmente, por prova prático oral com paciente, se houver consenso entre os docentes da disciplina de Dermatologia.
 
Bibliografia
     
- BECHELLI, L.M. & CURBAN, G.V. Compêndio de Dermatologia, São Paulo, Atheneu Ed., 6ª edição, 1988.
- BELDA JR., WALTER - CHIACCHIO, NILTON DI - CRIADO, PAULO RICARDO. Tratado de Dermatologia - 2 Volumes; 2010; Editora: Atheneu Rio ISBN: 9788538801481
- MARTINEZ , J. B. Semiologia Médica Geral e Especializada - (8527723190); 2013; Editora: GUANABARA KOOGAN
- SAMPAIO, S.A. P. & RIVITTI, E. Dermatologia básica, São Paulo, Ed. Artes Médicas, 3ª edição, 2008.
- RIVITTI, E.A. Manual de Dermatologia Clínica de Sampaio e Rivitti. 2014; Grupo A Educação. ISBN: 9788536702353
- WOLFF, K; JOHNSON, R.A.; SAAVEDRA, A.P. Dermatologia de Fitzpatrick: Atlas e Texto. 2015; McGraw Hill. ISBN: 9788580553147
- BOLOGNIA, J.L.; JORIZZO, J.L.; RAPINI, R.P. Dermatologia. 2010; ELSEVIER BRASIL.  ISBN13: 9788535226461
- AZULAY, R.D.; AZULAY, D.R.; AZULAY-ABULAFIA, L. Dermatologia. 2013; Gen Grupo Editorial; ISBN: 8527723204.
- TALHARI, S; PENNA, G.O.; GONÇALVES, H.S.; OLIVEIRA, M.L.W. Hanseníase. 5ª Edição, 2014; DI  LIVROS Editora Ltda. ISBN: 858053086.
- DU VIVIER, A. Atlas de dermatologia clínica. 2004; Editora: ELSEVIER. ISBN: 8535214755
- GAWKRODGER, D.J. Dermatologia um texto ilustrado em cores. 2002; GUANABARA KOOGAN (8527706881).
- TALHARI, S. & GARRIDO NEVES, R. Dermatologia Tropical. 1997; Editora Medsi, ISBN: 85-7199-114-6.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0447

Clique para consultar o oferecimento para RCG0447

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP