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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0448 - Hematologia e Hemoterapia
Hematology and Transfusion Medicine

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina de Hematologia e Hemoterapia tem por objetivo formar o aluno do quarto ano de medicina para que ele possa: (1) reconhecer as manifestações clínicas de um paciente com doença hematológica e identificar os sinais e sintomas para poder diagnosticar estas enfermidades; (2) identificar um hemograma normal e interpretar as suas alterações mais comuns relacionadas a doenças do sangue assim como aquelas relacionadas a outras patologias; (3) conhecer a fisiopatologia das doenças hematológicas e municiá-lo com conhecimento para poder tratar as mais comuns; (4) compreender as bases do tratamento onco-hematológico e reconhecer as complicações mais frequentes e de apresentação na clínica geral dos tratamentos hematológicos; (5) fornecer a base de conhecimento sobre medicina transfusional; e (6) habilitar o aluno para indicar transfusões de hemocomponentes e hemoderivados, assim como reconhecer as suas complicações agudas e crônicas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
8660526 - Fabíola Traina
1878036 - Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues
 
Programa Resumido
HEMATOLOGIA A parte do curso destinada à hematologia é baseada na discussão de casos clínicos e na apresentação clínica comum das doenças hematológicas. 1. Hematopoese 2. Interpretação do hemograma 3. Citopenias 4. Adenomegalia 5. Esplenomegalia 6. Anemias hereditárias, carenciais, inflamatórias e hemolíticas 7. Pancitopenia/Falência da medula óssea 8. Leucemias agudas 9. Doenças mieloproliferativas 10. Linfomas e doenças linfoproliferativas 11. Hemofilias 12. Púrpura trombocitopênica imune e púrpura trombocitopênica trombótica 13. Hemofilias e doença de von Willebrand 14. Trombose HEMOTERAPIA A parte do curso dedicada à hemoterapia tem objetivo qualificar os alunos para o entendimento dos princípios da medicina transfusional e indicação de transfusão, conforme o roteiro abaixo: 1. Hemocomponentes e hemoderivados 2. Triagem de doadores de sangue 3. Indicações de transfusão de concentrados de hemácias 4. Indicações de transfusão de concentrado de plaquetas 5. Testes pré-transfusionais: tipagem sanguínea e provas de compatibilidade 6. Reações transfusionais agudas 7. Reações transfusionais crônicas 8. Doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue
 
 
 
Programa
1 - Interpretação do hemograma 1 – Hematopoese a)Hematopoese b)Interpretação do hemograma 2 – Anemias a)Abordagem e avaliação do paciente com anemia b)Anemias carenciais c)Anemias hemolíticas congênitas e adquiridas d)Abordagem do paciente com pancitopenia e)Anemia aplástica 3 – Onco-hematologia a)Abordagem do paciente com leucocitose b)Leucemias agudas c)Leucemias crônicas d)Abordagem do paciente com esplenomegalia e)Abordagem do paciente com adenomegalia f)Linfomas g)Abordagem do paciente com gamopatia h)Mieloma múltiplo 4 – Hemostasia e Trombose a)Avaliação da hemostasia b)Abordagem de pacientes com manifestação hemorrágica c)Hemofilias d)Púrpuras 6 - Hemoterapia a)Indicação de transfusões b)Tipos de hemocomponentes Reações adversas às transfusões
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação final será determinada por: a) 25% pelo desempenho na apresentação do seminário do caso da Enfermaria de Hematologia; b) 15% pela somatória das notas obtidas em tarefas (envio do relatório de discussão de casos de ambulatório) e questionários pré- ou pós- atividades; e c) 60% pela avaliação escrita final do curso.
Critério
Serão aprovados na disciplina os alunos que tiverem freqüência mínima de 70% e Nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada item/método de avaliação (prova escrita, seminário e discussão de casos clínicos), em separado. Caso o aluno obtenha nota igual ou superior a 5,0 (cinco) em cada item, a nota final registrada no histórico escolar do estudante será igual à média entre as notas obtidas nos três métodos. Caso o aluno não obtenha nota igual ou superior a 5,0 (cinco) em um ou mais dos itens, ele deverá realizar a recuperação deste(s) item(ns).
Norma de Recuperação
Poderá fazer a recuperação aquele aluno que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) e igual ou superior a 3,0 (três) em um ou, dois ou nos três métodos de avaliação da disciplina (prova escrita, seminário e discussão de casos clínicos), desde que apresente frequência mínima exigida (70%). A recuperação constará de 01 (um) exame abrangendo toda a matéria referente apenas ao item (prova escrita, seminário e discussão de casos clínicos) em que o aluno não tiver obtido média igual ou superior a 5,0 (cinco). A média do item em recuperação será calculada da seguinte forma: Média do item após a recuperação = média inicial deste item + nota do exame de recuperação /2. Após a recuperação, caso o aluno apresente nota igual ou superior a 5,0 (cinco) no(s) itens(s) em recuperação, a Média final na disciplina será calculada da seguinte forma: Média Final da disciplina = média da prova escrita (60%) + média do seminário (25%) + media da discussão de caso (15%). Caso a média 5,0 (cinco) NÃO SEJA ATINGIDA PARA QUALQUER UM DOS ITENS (prova escrita, seminário e discussão de casos clínicos) após o exame de recuperação, o aluno estará reprovado na disciplina RCG0448. Neste caso, após a recuperação, a nota final da disciplina será a média das notas abaixo de 5,0 (cinco) obtidas pelo aluno.
 
Bibliografia
     
1. Tratado de Hematologia. ed. Zago MA, Falcão RP, Pasquini R. Editora Atheneu, São Paulo, 2013. 2. Hemoterapia: Fundamentos e prática. ed. Covas DT, Langhi Jr D, Bordin JO. Editora Atheneu, São Paulo, 2006, 1a edição. 3. Manual de medicina transfusional. ed. Covas DT, Ubiali EM, Santis GC. 4. Medicina Interna de Harrison. ed. Braunwald E, Kasper DL, Longo DL et al. Editora Artmed, São Paulo, 2013, 18a edição. 5. Harrison’s Principles of Internal Medicine. ed. Kasper, Fauci, Hauser et al. McGraw-Hill Education, 19th edition. (http://accessmedicine.mhmedical.com/book.aspx?bookID=1130)
 

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