Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0452 - Atenção à Saúde da Comunidade III - Organização e Administração em Saúde
Organization and Administration in Health

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina Atenção à Saúde da Comunidade III terá por objetivos a compreensão de aspectos da Gestão em Saúde, com ênfase no Sistema de Saúde público brasileiro, o Sistema Ùnico de Saúde (SUS) levando-se em conta os seus princípios, diretrizes e políticas inclusive seu financiamento. A disciplina propõe a compreensão da organização do sistema de saúde, desde a Atenção Básica, incluindo o componente distrital, municipal e regional, contemplando o tema da regionalização e redes em saúde e os processos de decisão em saúde pública baseada em evidências. A partir do diagnóstico em saúde o estudante poderá compreender as necessidades de saúde e a utilização dos serviços tomando por referência os dados demográficos, epidemiológicos, sanitários e ambientais e aprender como é realizada a avaliação de serviços de saúde. Visa também compreender o papel dos cidadãos, gestores, trabalhadores e as várias instâncias do controle social na elaboração da política de saúde brasileira, assim como o sistema suplementar da saúde e a saúde em outros países.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6362408 - Altacilio Aparecido Nunes
2532074 - Janise Braga Barros Ferreira
1299656 - Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia Bava
 
Programa Resumido
1° semestre: Tema 1: Sociedade de Bem Estar Tema 2: Gestão em Saúde Tema 3: Planejamento e Programação em Saúde Tema 4: Regionalização e Redes em saúde Tema 5: Regulação em Saúde Tema 6: Histórico do processo assistencial Tema 7: Saúde suplementar O Consultório médico. Tema 8: Assistência Hospitalar 2° semestre: Tema % Financiamento em Saúde Tema 10: Gastos e Custos em saúde. Instrumentação de recursos. Tema 11: Modelo de ocorrência e custos em saúde Tema 12: Avaliação em Saúde Tema 13: Sistemas Municipais de Saúde Tema 14: Saúde em outros países
 
 
 
Programa
1) Gestão em Saúde, com ênfase na gestão do SUS. 2) Diagnóstico de Saúde: discutir o diagnóstico e necessidades de saúde tomando por base o Distrito Sanitário Oeste e o município de Ribeirão Preto. 3) Avaliação e monitoramento da gestão em saúde: utilizar dados demográficos, epidemiológicos, sanitários e ambientais para entender como avaliar as ações em saúde. 4) Regionalização e as redes de atenção à saúde: Conhecer a organização regional do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto (DRS XIII) e aspectos da regulação da assistência à saúde. 5) Medicina e Saúde Pública baseada em Evidência. 6) Assistência Hospitalar: discutir características do atendimento hospitalar. 7) Controle Social: Comissão Local de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conferências Nacionais de Saúde. 8) Financiamento da Saúde. 9) Saúde Suplementar. 10) Saúde em outros países.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Relatórios Individuais
Critério
- Média final da disciplina calculada de acordo com os pesos estabelecidos pela coordenação da disciplina para cada método & avaliação indicado.
- Será considerado aprovado o estudante que obtiver média final igual ou superior a 5 (cinco) e presença igual ou superior a 70%
Norma de Recuperação
- Estudantes com média final inferior a5 (cinco) e superior a3 (três), desde que tenham presença igual ou superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação estabelecida pela coordenação da disciplina A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco)
 
Bibliografia
     
1) Akerman, M.; Bava, MCC ; Mathias, A.; Nascimento, VB, Izumi, L.; Fracolli, L.; Pereira, MJB; Motta, L.; Santos, IF; Castanheira,m ERL; Simões, O.; Trajtergetz, Barbosa, A.; Noronha, G.; Nakagawa, T.; Silva, GGA; Feuerwerker, L. ; Tuboni M. PMAQ São Paulo: avaliação, articulação em rede e resultados preliminares. In: Akerman, M. & Furtado, JP. (org) Práticas de avaliação em saúde no Brasil – diálogos. Cap. 6. Porto Alegre: Rede Unida, 2015. (Série Atenção Básica e Educação na Saúde). P.233-268. 2) Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Para entender o controle social na saúde. Brasília: DF, 2014. 3) Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Gestão e Planejamento. A Gestão do SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2015. Cap. 2. p. 25-76. 4) Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Financiamento em Saúde. Brasília: Conass, 2011. (p.28-41). 5) Laprega, MR & Rocha, JSY. Assistência Hospitalar In: Juan Stuardo Yazlle Rocha. (Org.). Manual de Saúde Pública e Saúde Coletiva no Brasil. 1ªed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2012, v. 1, p. 6) FERREIRA, J. B. B.; CHAVES, L. D. P. Regionalização e redes de atenção à saúde. In: Juan Stuardo Yazlle Rocha. (Org.). Manual de Saúde Pública e Saúde Coletiva no Brasil. 1ªed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2012, v. 1, p. 53-63 7) Mowat, D. Ethos Gubernamental. Decisões Baseadas em Evidências na Saúde Pública. 2006-2007. files.bvs.br/upload/S/1555-8746/2007/vn4/a231-248-1.pdf 8) Planos de Saúde: guia prático. ANS, 2013. 9) Silva G.A.R. O processo de tomada de decisão na prática clínica: a medicina como estado da arte Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2013 jan-mar; 11(1):75-9 10) Vieira, EM. Avaliação de Serviços de Saúde In: Fundamentos de Epidemiologia.1a. ed. Barueri : Manole, 2004, p. 337-354. 11) WHO. Meeting the Challenge, health systems development In: The World Health Report. chapter 3, 1999.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0452

Clique para consultar o oferecimento para RCG0452

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP