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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0461 - Acolhimento em Emergências
User Embracement in Emergency

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2017 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
1. Compreender os desafios ético-sociais envolvidos no acolhimento de familiares de pacientes atendidos em situações críticas. 2. Compreender o processo de atendimento de familiares em situações de óbitos. 3. Compreender o processo de atendimento a vitimizados sexuais. 4. Acompanhar situações de gerenciamento de conflito entre familiares e funcionários da U.E., que ocorram durante o atendimento aos pacientes. 5.Praticar habilidades psicomotoras de comunicação com profissionais de saúde e familiares. 6. Desenvolver habilidades para atuação multi-profissional na condução de pacientes em situação de alta problema.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
523894 - Antonio Pazin Filho
2224261 - Carlos Henrique Miranda
 
Programa Resumido
A disciplina será compreendida em duas partes. A primeira parte (15 horas; 01 período diurno semanal) será constituída de: 1) Introdução aos conceitos de política de acolhimento em saúde no contexto da emergência (atividades teótico-praticas); 2) Atividades simuladas de atendimentos a pacientes-atores vítimas de violência sexual; 3) Atividades simuladas para fornecimento de más-notícias; 4) Visita e atividade de discussão multiprofissional simulada ao atendimento eletivo de pacientes que foram vítimas de violênciasexual no SEAVIDAS. Na segunda parte da disciplina, os alunos serão divididos em duplas para o desenvolvimento de plantões junto ao Serviço Social da Unidade de Emergência para acompanhamento das situações descritas nos objetivos. Cada dupla de alunos realizará 03 plantões durante a disciplina, relatando em impresso próprio a situação vivenciada sobre supervisão da Assistente Social de Plantão e do Corpo Clínico envolvido nos atendimentos. Esses relatos serão enviados via Moodle para que seja comentado por um dos docentes responsáveis, que irá indicando aos alunos o que devem prestar atenção nos casos, considerações éticas, recursos que a U. E. dispõe para o acolhimento e desafiando os alunos a refletirem sobre o que foi visto. Durante a disciplina, os alunos disporão de uma série de materiais na plataforma Moodle para auxiliar na leitura reflexiva o que estão vivenciando. Ao final da disciplina, os alunos farão um relatório circunstanciado, no qual discorrerão sobre o que aprenderam em cada caso, procurando responder aos questionamentos dos preceptores e acrescentando conhecimento obtido do material disponível no Moodle ou em outras fontes que venham buscar estimulados pelos preceptores. Também poderão ser agendadas reuniões presenciais para discussão de assuntos mais críticos vivenciados que tenham mobilizado os alunos durante os plantões.
 
 
 
Programa
Atribuições Gerais: PARTE DIURNA 1) Política de acolhimento em situações de emergência 2) Simulação – Prestação de Más-Notícias 3) Simulação – Atendimento ao paciente vítima de violência sexual 4) Simulação – Investigação de Maus Tratos no atendimento de crianças PARTE NOTURNA - PLANTÕES • Horário de chegada: 19h00 nos plantões noturnos e às 08h00 nos plantões diurnos de final de semana e de feriado. • Horário de saída: 23:00 horas nos plantões noturnos e às 19h00 nos plantões diurnos de final de semana e de feriado. • Falta não justificada em plantão implicará em redução da nota final do estágio e/ou na repetição do estágio • Estimula-se a participação como observador em atividades práticas no atendimento de clínica médica e outras disciplinas na Sala de Urgência SEMPRE que houver períodos ociosos. Funções do aluno: • Documentar os casos atendidos no setor de acolhimento da Sala de Urgência. § Anotar na evolução os planos diagnósticos e terapêuticos e o nome do preceptor que orientou a conduta • Estudar os casos sob sua responsabilidade, zelando para a melhor condução clínica dos mesmos. § Na plataforma Moodle há referências para as principais situações desenvolvidas no acolhimento. • Manter postura ética e colaborativa para com os pacientes, familiares, funcionários e colegas profissionais de saúde. Será exigido o uso de avental branco de mangas longas ou vestimenta branca durante o estágio no contato com os pacientes.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desempenho nos plantões através da análise dos relatórios de plantões enviados pela plataforma Moodle. Desenvolvimento das tarefas e aulas disponíveis na plataforma Moodle. Relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas.
Critério
- Relatório dos Plantões (Peso 3). - Atividades na plataforma Moodle (Peso 2). - Desempenho das Atividades de Simulação e visitas (Peso 2). - Relatório final circunstanciado (Peso 3).
Norma de Recuperação
Aqueles com notas entre 3 e 5 terão que refazer mais dois plantões e fazer um relatório circunstanciado de suas experiências, considerando as manifestações dos docentes na análise do seu relatório circunstanciado. Aqueles com média inferior a 3 serão reprovados.
 
Bibliografia
     
1. Andersen, Tom. Conceitos básicos e construções práticas. Processos Reflexivos. Pags. 37 a 55 – 2ª edição – Instituto NOOS 2. Berger, SMD. Violência Entre Parceiros Íntimos: Desafios no Ensino e Atenção em Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica 2011; 35(4):526-534. 3. Protocolo de Atendimento ao Vitimizado Sexual da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. 4. Protocolo de Atendimento ao Óbito da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. 5. Manual do usuário da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.
 

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