Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0461 - Acolhimento em Emergências
User Embracement in Emergency

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1. Compreender os desafios ético-sociais envolvidos no acolhimento de familiares de pacientes atendidos em situações críticas. 2. Compreender o processo de atendimento aos familiares em situações de óbitos. 3. Compreender o processo de atendimento a vitimizados sexuais. 4. Acompanhar situações de gerenciamento de conflito entre familiares e funcionários da U.E., que ocorram durante o atendimento aos pacientes. 5.Praticar habilidades psicomotoras de comunicação com profissionais de saúde e familiares. 6. Desenvolver habilidades para atuação multi-profissional na condução de pacientes em situação de alta problema.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
523894 - Antonio Pazin Filho
2224261 - Carlos Henrique Miranda
 
Programa Resumido
O Objetivo geral é que o aluno tenha noção do fluxo de atendimento dos pacientes em situações de urgência, com ênfase nas diversas situações que podem se apresentar, visando minimizar o desconforto que estas situações acarretam para o paciente e seus familiares. Para que este objetivo possa ser atingido, faz-se necessária a compreensão dos processos de chegada, permanência e saída, com o enfoque multi e transdisciplinar necessário.
 
 
 
Programa
Atividades Teóricas: 1.Macro e Micro regulação em saúde. 2.Classificação de risco em urgências. 3.Humanização no Sistema Único de Saúde. 4.Apoio Psicológico em Urgências 5.Maus tratos infantis. 6.Comunicação de más notícias 7.Vitimização sexual. 8.Atendimento ao óbito. 9.Gerenciamento de fluxo de pacientes. 10.Núcleo interno de regulação. Atividades teóricas: 1.Visita supervisionada ao Serviço de Acolhimento ao Paciente. 2.Visita supervisionada ao SEAVIDAS (Violência Sexual). 3.Simulação com atores para Comunicação de Más Notícias, Maus Tratos Infantis e Vitimização Sexual.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Relatório analítico dos processos de más notícias, maus tratos e violência sexual. 2. Avaliação teórica.
Critério
Conceito nos relatórios (peso 3) e na avaliação formal (peso 7).
Norma de Recuperação
Aqueles com notas entre 3 e 5 terão que refazer mais dois plantões e fazer um relatório circunstanciado de suas experiências, considerando as manifestações dos docentes na análise do seu relatório circunstanciado. Aqueles com média inferior a 3 serão reprovados.
 
Bibliografia
     
1. Andersen, Tom. Conceitos básicos e construções práticas. Processos Reflexivos. Pags. 37 a 55 – 2ª edição – Instituto NOOS 2. Berger, SMD. Violência Entre Parceiros Íntimos: Desafios no Ensino e Atenção em Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica 2011; 35(4):526-534. 3. Protocolo de Atendimento ao Vitimizado Sexual da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. 4. Protocolo de Atendimento ao Óbito da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. 5. Manual do usuário da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0461

Clique para consultar o oferecimento para RCG0461

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP