• Capacitar os alunos a realizar exames otoneurológicos, utilizando recursos disponíveis em unidade básica de saúde e pronto-socorro geral para o diagnóstico de doenças vestibulares periféricas e centrais mais prevalentes.• Diagnosticar e identificar a gravidade do quadro clínico em um paciente com queixa de tontura e decidir sobre as primeiras condutas, condução do caso e necessidade de encaminhamento para a especialidade.• Pacientes com queixa de tonturas procuram o serviço de saúde de pronto atendimento no nível primário, sendo importante reconhecer e diferenciar um quadro puramente vestibular periférico de um quadro agudo central.• Capacitar o aluno para a elaboração adequada da história clínica que é de extrema importância para a diferenciação de vertigem periférica e central ou tontura relacionada a outros eventos clínicos e sua relação com idade, história de HAS, aterosclerose, doença vascular, AVC (sugerem infarto ou hemorragia no SNC) e são comuns nos quadros de labirintopatia central.
Capacitar o estudante para o diagnóstico e tratamento das doenças vestibulares periféricas e centrais mais prevalentes.
1. Fisiopatologia do Sistema Vestibular Periférico e Central.2. A Importância da História Clínica detalhada no diagnóstico e abordagem inicial das Tonturas.3. O exame Clínico Otoneurológico.4. Exames Complementares Importantes e Disponíveis na atenção Primária e Secundária a Saúde.5. Medicações que Afetam o Sistema Vestibular dos Indivíduos.6. A Importância do Tratamento Adequado da Crise Vertiginosa.7. Reconhecendo Pacientes de Risco na Abordagem da Crise Vertiginosa.8. Tratamento Medicamentoso das Vestibulopatias Crônicas.9. Introdução à Reabilitação Vestibular Individualizada.10. Interação Médico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e Psicólogo na abordagem multidisciplinar das Vestibulopatias Crônicas.11. Vestibulopatias na Criança e no Idoso.12. Quedas e Desequilíbrio no Idoso.13. Causas de Vestibulopatias. Relação com outras especialidades clínicas (Clínica Médica, GO, Neurologia).14. Atividades Práticas de Atendimento em Unidade Básica de Saúde (Centro Saúde Escola) e Ambulatório Especializado de Otoneurologia.15. Prevenção de quedas no Idoso: O Papel do Médico que Atua em Programas de Saúde da Família.
1. HUNGRIA, H. Otorrinolaringologia, 6 ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 2000.2. COSTA, S.C.; Cruz, O.L.M.; Oliveira, J.A.R. Otorrinolaringologia. Principios e Práticas. Aartes Médicas. Porto Alegre, 1994.3. MAUDONNET Avaliação Otoneurológica. Fundo Editorial. Byk. São Paulo. 1999.4. GANANÇA M.M.; Albernaz, P.L.M. Labirintologia. Guia Prático. Editamed. São Paulo. 1975.5. GANANÇA M.M.; Vieira, R.M.; Caovilla, H.H. Principios de Otoneurologia. Atheneu. 1998.6. GANANÇA M.M.; Albernaz, P.L.M. Vertigem. Editora Moderna. São Paulo.1976.7. CAOVILLA, H.H.; CANANÇA, M.M.; SILVA, M.L.G.; MUNHOZ, M.S.L. - Entendendo as tonturas: o que você precisa saber sobre os distúrbios do labirinto. São Paulo: Atheneu,1989.8. SILVA, M.L.G.; MUNHOZ, M.S.L., CAOVILLA, H.H., GANANÇA, M.M. Quadros clínicos otoneurológicos mais comuns. São Paulo: Atheneu, 2000.9. CAMPOS & LOPES. Tratado de Otorrinolaringologia. São Paulo, Rocca, 1994. FILHO, O.C.L. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo,