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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0469 - Introdução à Homeopatia
Studies in Homeopathy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Introduzir o estudante no estudo da Medicina Homeopática, no seu contexto histórico, filosófico, político e social aliado à compreensão biopsicossocial do paciente e da comunidade. Entender o processo da farmacotécnica homeopática com a preparação e aplicação de medicamentos ultra diluídos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087262 - Aldaísa Cassanho Forster
 
Programa Resumido
Cognitivos:
• Definir Lei dos Semelhantes e sua aplicabilidade;
• Identificar e hierarquizar os sintomas mentais, clínicos gerais e específicos obtidos com a realização da anamnese homeopática;
• Caracterizar os sintomas patogenéticos dos principais medicamentos da Matéria Médica homeopática obtidos através de farmacodinâmica humana;
• Conhecer e relacionar ações de intervenção no campo da homeopatia para a promoção da saúde da comunidade.
• Definir e caracterizar os medicamentos homeopáticos e seu preparo de acordo com a farmacotécnica homeopática;
• Relacionar os sintomas apresentados pelo paciente e os estudados na Matéria Médica que permitam escolher o medicamento individualizado para cada paciente;
• Discutir os diagnósticos, os prognósticos e a farmacotécnica homeopática, e suas diferenças do modelo convencional;
• Discutir o conteúdo e metodologia dos trabalhos científicos homeopáticos publicados nas revistas indexadas.
Psicossociais:
• Situar o estudante dentro das visões histórica, social e política da homeopatia mundial;
• Despertar o interesse do estudante pela relação médico-paciente minuciosa, em vista da importância que o modelo homeopático dá aos sintomas subjetivos (psíquicos, emocionais e afetivos) e objetivos na gênese dos distúrbios e das enfermidades humanas;
• Relacionar os pressupostos básicos dos modelo e concepção homeopáticos no processo de adoecimento humano e promoção da saúde;
Psicomotores:
• Capacitar o estudante para realização da anamnese homeopática e valorizar os aspectos globalizantes da semiologia homeopática;
• Desenvolver protocolos de pesquisa para responder aos questionamentos da atuação terapêutica das ultra diluições.
 
 
 
Programa
Módulo I: Visões histórica, social e política da homeopatia. Evolução histórica do pensamento médico: vitalismo x organicismo / cura pelos semelhantes x cura pelos contrários; Vida e obra de Samuel Hahnemann; História da Homeopatia no Brasil e no mundo.
Módulo II: Os Fundamentos da homeopatia. Princípio da similitude - Lei dos Semelhantes; Experimentação no homem são – Patogenesias; Medicamento dinamizado - Doses infinitesimais; Medicamento único; Fundamentação farmacológica do princípio da similitude.
Módulo III: Concepção homeopática do processo saúde-doença. Concepção de saúde e enfermidade; Princípio ou força vital: características e propriedades; Individualidade, suscetibilidade e idiossincrasia; Doença aguda e doença crônica – Diáteses Mórbidas (Miasmas). O processo saúde- doença na comunidade e as práticas.
Módulo IV: Semiologia e repertório homeopáticos. Definição e classificação dos sintomas homeopáticos; Valorização e hierarquização dos sintomas homeopáticos; Anamnese homeopática; Repertório de sintomas homeopáticos; Técnicas de repertorização dos sintomas;
Módulo V: Diagnósticos, prognósticos e prescrições homeopáticas. Formas de Prescrição - Doses e Potências; Agravações Homeopáticas e Observações prognósticas em homeopatia – Casos clínicos.
Módulo VI: Matéria médica homeopática. Estudo dos Principais Policrestos: Sulfur, Beladona atropa, Lycopodium clavatum, Mercurius solubilis, Apis mellifica, Bryonia alba, Thuya occidentalis, Phosphorus, Chamomilla matricaria, Pulsatilla nigricans, Nux Vomica, Lachesis trig., Arnica montana, Eupatorium perf., Psorinum.
Módulo VII: Farmacotécnica homeopática. Origem dos medicamentos; Métodos de preparação – Escalas; Cuidados na preparação e conservação dos medicamentos; Formas de dispensação.
Módulo VIII: Pesquisa em homeopatia. Pesquisa básica; Pesquisa clínica; Pesquisa patogenética; Pesquisa social.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação Geral: além do conceito de interesse e participação (desempenho, freqüência, respeito ao horário, etc.) nas diversas atividades propostas, o processo de avaliação da aprendizagem discente incluirá seminários, relatórios de aulas práticas (exercícios de repertorização; atendimento de pacientes; auto-experimentação patogenética) e prova final discursiva.
A aprovação requererá freqüência de 70% (setenta por cento) da carga horária prevista e média final igual ou superior a 5,0.
Critério
Média final maior ou igual a 5.
Norma de Recuperação
Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação (Trabalho teórico-prático). A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá se igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia
     
• Hahnemann S. Organon da arte de curar.
• Denis Demarque Teoria e Prática de Homeopatia
• Eizayaga, F.X. Tratado de Medicina Homeopática
• Hahnemann S. Doenças Crônicas.
• Hahnemann S. Matéria Médica Pura.
• Kent, JT. Filosofia Homeopática.
• Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – PNPIC – SUS/Ministério da Saúde; 2006. (Série B. Textos Básicos de Saúde).
• Sicoli JL, Nascimento PR. Promoção da Saúde: concepções, princípios e operacionalizações. Interface – Comunic, Saúde, Educ 2003; 7 (12): 101-22.
• Material didático online da Disciplina de Homeopatia
 

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