Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0497 - Transplante Renal, Aspectos Médicos e Sociais
Medical and Social Aspects in Renal Transplantation

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Gerais: capacitar os alunos para que adquiram conhecimentos teórico-práticos relacionados ao transplante renal como modalidade de terapia renal substitutiva em adultos e crianças e sua implicação na qualidade de vida do paciente. Específicos: permitir que o aluno adquira conhecimentos sobre: a. o funcionamento do Sistema Nacional de Transplantes, das Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), com ênfase na CNCDO do interior de São Paulo e do funcionamento das Organizações de procura de órgãos (OPO´s); b. a imunologia do transplante renal e drogas de ação imunossupressora; c. as diferenças entre o os tipos de doação: transplante de doador vivo e de doador falecido; d. indicações e contra-indicações do transplante renal: aspectos clínicos e cirúrgicos; e. a abordagem clínica e cirúrgica do paciente portador de doença renal crônica (DRC) em estágio final com indicação para o transplante renal: preparo para transplante com doador vivo ou doador falecido; f. as complicações clínicas e cirúrgicas do período pós-transplante renal; g. as patologias congênitas do sistema urinário e sua evolução para doença renal crônica; h. as especificidades do transplante renal pediátrico; i. o impacto social e na qualidade de vida do paciente transplantado renal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3091227 - Carlos Augusto Fernandes Molina
5218210 - Elen Almeida Romão
 
Programa Resumido
Teórica: funcionamento do Sistema Nacional de Transplantes, das CNCDO e das OPO´s. Teórica: Imunologia do transplante Teórica: preparo do doador/receptor para transplante renal (aspectos clínicos) Prática: acompanhamento de atendimento ambulatorial, entrevista com paciente Prática: aspectos cirúrgicos do transplante renal com acompanhamento no centro cirúrgico de transplante renal doador vivo relacionado Prática: O manejo urológico do candidato a transplante renal, acompanhamento de atendimento ambulatorial. Teórica: complicações cirúrgicas agudas e crônicas no transplante renal diagnóstico e conduta Teórica: drogas imunossupressoras Teórica: aspectos cirúrgicos do transplante renal no adulto e na criança Prática: ambulatório de transplante renal em nefropediatria discussão de aspectos médicos e sociais Prática: acompanhamento de atendimento ambulatorial entrevista com paciente transplantado renal tardio Teórica: patologias congênitas relacionadas a DRC terminal Prática: visita à enfermaria de transplante entrevista com paciente transplantado recente discussão de aspectos médicos e sociais Teórica: complicações clínicas, agudas e crônicas, do transplante renal
 
 
 
Programa
Legislação e regulamentação do transplante renal no Brasil: Aspectos legais relacionados à inscrição na lista de espera, à doação, à captação e ao transplante. Transplante renal pediátrico: Etiologias da doença renal crônica terminal em crianças e adolescentes; Avaliação do receptor pediátrico; Tipo de doador (doador vivo relacionado x doador falecido); Preparo para o transplante renal e manejo clínico intra e perioperatório; Imunossupressão no transplante renal pediátrico: indução e manutenção; Complicações infecciosas e imunológicas no período pós-transplante; Avaliação do estado nutricional no período pós-transplante: peso, estatura e IMC; Transplante renal no adulto: Imunologia do transplante e drogas imunssupressoras no transplante renal. Avaliação do receptor adulto; Tipo de doador (doador vivo relacionado x doador falecido); Preparo do doador e do receptor para o transplante renal Principais complicações clínicas agudas e tardias do transplante renal Aspectos urológicos do transplante renal; Particularidades da técnica cirúrgica na população pediátrica; Complicações urológicas no período pós-transplante recente e tardio; Manejo urológico do candidato a transplante renal; Complicações cirúrgicas agudas e crônicas no transplante renal: diagnóstico e conduta. Aspectos psicossociais do transplante renal: Impacto do transplante na qualidade de vida, na inserção social e laboral do paciente renal crônico. Estes temas serão abordados durante a discussão das observações clínicas realizadas em três momentos: no preparo para o transplante, no pós-transplante recente e no pós-transplante tardio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será baseada na participação e interesse do aluno durante o desenvolver do curso, onde ele será pontuado de zero a dez conforme os critérios abaixo. Além disso, cada aluno deverá apresentar as observações clínicas colhidas e um relatório individual onde conste sua percepção dos aspectos médicos, sociais dos pacientes no contexto do pré-transplante e pós-transplante.
Critério
PARÂMETRO : PARTICIPAÇÃO/INTERESSE

NOTA:
DESINTERES-SADO: 0
NÃO PARTICIPATIVO, MAS ATENTO: 2,5
POUCO PARTICIPATIVO: 5,0
PARTICIPATIVO: 7,5
PARTICIPATIVO COM CONHECIMENTO: 10

PESO: 5,0
Norma de Recuperação
- Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
William E. Harman. Pediatric Kidney Transplantation. Chapter 75, pages 1867-1901. Avner et al, Pediatric Nephrology, sixth edition, volume 2, Springer, 2009.
Swati Karmarkar & Cathy Armstrong. Kidney transplantation. Anaesthesia and Intensive Care Medicine 10 (5): 240 – 245.
Ruth A McDonald. General rinciples of kidney transplantation in children. Uptodate – Jun4, 2012 (www.uptodate.com).
Ashima Gulati & Minnie M Sarwal. Pediatric Renal transplantation: an overview and update. Current Opinion in Pediatrics 22: 189-196, 2010.
Kasiske et al. KDIGO clinical practice guideline for the care of kidney transplant recipients: a summary. International Society of Nephrology, 2009. http://www.kidney-international.org.
Campbell-Walsh. Urology. 10ª edição, seção 10, capítulo 44.
Danovich G.M. Handbook of Kidney Transplantation. 5ª ed. 2010.
Morris P.J, Knechtle S. T. Kidney Transplantation. 6ª ed. 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0497

Clique para consultar o oferecimento para RCG0497

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP