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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0504 - Estágio em Saúde da Mulher I
Supervised training in Women's Health I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 360 h ( Estágio: 390 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Os objetivos da disciplina estão relacionados à aquisição de habilidades em Obstetrícia, Ginecologia e Profissionais/Atitudinais que são essenciais para a formação generalista do médico. 
-Habilidades de Obstetrícia
•	Conhecer a rotina e realizar o atendimento de gestações de risco habitual;
•	Diagnosticar e prestar assistência ao trabalho de parto em suas diferentes fases clínicas;
•	Diagnosticar distocias e sugerir, sob orientação do chefe de plantão, condutas para sua correção;
•	Realizar partos normais de gestantes de risco habitual;
•	Auxiliar nas cesáreas de pacientes de risco habitual;
•	Diagnosticar precocemente a evolução para gestação de alto risco;
•	Conduzir o puerpério de risco habitual e identificar precocemente eventuais complicações;
•	Diagnosticar e conduzir, sob supervisão, urgências obstétricas.

-Habilidades de Ginecologia:
•	Revisar o exame ginecológico normal (mamas e pelve) e em situações anormais (sangramento uterino anormal e doença inflamatória pélvica)
•	Revisar a coleta de colpocitologia
•	Saber fazer as orientações de prevenção à saúde da mulher desde a adolescência até o climatério
•	Prescrição de contracepção em situações normais e patológicas (doenças mais comuns no atendimento do generalista)
•	Reconhecer as principais vulvovaginites em cenários de atenção básica através do quadro clínico, teste do pH, exame a fresco e whiff teste. Sob orientação, propor tratamento
•	Revisar as principais causas de sangramento uterino anormal, de acordo com a faixa etária, bem como os princípios de tratamento para causas estruturais e não estruturais. 
•	Reconhecer as patologias mamárias benignas
•	Reconhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis e propor, sob supervisão, o tratamento adequado.

- Habilidades de Profissionalismo/Atitudinais:
•	Demonstrar respeito e interesse pelas pessoas que presta atendimento independente de sua orientação sexual, religião, raça/cor e classe social;
•	Comunicar-se adequadamente com pacientes, familiares, acompanhantes e membros da equipe de trabalho;
•	Manter limites apropriados na relação com pacientes, familiares e colegas;
•	Promover escuta qualificada sem preconceitos e discutir o plano de cuidados com a paciente;
•	Demonstrar assiduidade, pontualidade e gerenciamento apropriado do tempo;
•	Responder construtivamente aos feedbacks de residentes e médicos assistentes/docentes;
•	Compreender e respeitar as normas, rotinas e protocolos específicos durante suas atividades acadêmicas desenvolvidas nos serviços de saúde; zelando pelos equipamentos e bens em geral;
•	Mostrar interesse em adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a sua formação humana e profissional;
•	Ser cooperativo com a equipe de trabalho;
•	Garantir o sigilo médico e confidencialidade em todas as situações nas quais pacientes estão envolvidos, não veiculando suas informações, fotos ou exames de imagem, inclusive em mídias sociais, conforme legislação vigente. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3454962 - Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva
200344 - Carolina Sales Vieira Macedo
4871604 - Elaine Christine Dantas Moisés
82016 - Geraldo Duarte
 
Programa Resumido
Atividades práticas: 
Os alunos farão um rodízio de seis semanas entre os seguintes cenários: Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-MATER (CRSMRP-MATER), Centro de Saúde Escola - Sumarezinho (CSE-Cuiabá) e Centro Médico Social e Comunitário da Vila Lobato (CMSC-Vila Lobato). Eventualmente, haverá atividades educativas / assistenciais em outras unidades de ensino descentralizado, a depender de convênios estabelecidos.
a)	CRSMRP-MATER: Neste hospital secundário, os alunos rodiziarão nos estágios de Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Ambulatórios (Pré-Natal e Mastologia. Outros ambulatórios do CRSMRP-MATER podem ser incluídos na rotação dos alunos). Há também plantões noturnos e em finais de semana no Centro Obstétrico.
b)	CSE-Cuiabá: Nesta unidade, os alunos participarão de atendimentos em ambulatórios secundários em Ginecologia. 
c)	CMSC-Vila Lobato: Nesta unidade, os alunos participarão de atendimentos em ambulatórios de atenção primária em Ginecologia e Obstetrícia. 

Atividades teórico-práticas: usaremos o método de sala de aula invertida. Os alunos assistirão a vídeo-aulas disponíveis na plataforma Moodle Stoa USP (e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP), da disciplina para participarem de discussões de casos clínicos presencial duas vezes por semana, segundo escala que será divulgada no primeiro dia da disciplina.
 
 
 
Programa
10. Programa: 
1) Cenários de atividades práticas: 
Os alunos farão um rodízio de seis semanas entre os seguintes cenários: Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-MATER (CRSMRP-MATER), Centro de Saúde Escola - Sumarezinho (CSE-Cuiabá) e Centro Médico Social e Comunitário da Vila Lobato (CMSC-Vila Lobato). Eventualmente, haverá atividades educativas / assistenciais em outras unidades de ensino descentralizado, a depender de convênios estabelecidos.
2) Atividades práticas
a)	CRSMRP-MATER: Neste hospital secundário, os alunos rodiziarão nos estágios de Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Ambulatórios (Pré-Natal e Mastologia. Outros ambulatórios do CRSMRP-MATER podem ser incluídos na rotação dos alunos). Há também plantões noturnos e em finais de semana no Centro Obstétrico. Sob supervisão, os alunos farão atendimentos ambulatoriais, farão a evolução das puérperas que tiveram parto no CRSMRP-MATER, acompanharão gestantes em trabalho de parto, farão atendimento de gestantes que chegam com queixas clínicas e obstétricas no Centro Obstétrico, realizarão partos vaginais e participarão de cesarianas como instrumentadores ou auxiliares. 
b)	CSE-Cuiabá: Nesta unidade, os alunos participarão de atendimentos em ambulatórios secundários em Ginecologia. 
c)	CMSC-Vila Lobato: Nesta unidade, os alunos participarão de atendimentos em ambulatórios de atenção primária em Ginecologia e Obstetrícia. 
3) Método de ensinagem: Atividades teórico-práticas usaremos o método de sala de aula invertida. Os alunos assistirão a vídeo-aulas disponíveis na plataforma Moodle/Stoa da disciplina para participarem de discussões de casos clínicos (DCC) presencial duas vezes por semana, segundo escala que será divulgada no primeiro dia da disciplina.
Os tópicos que serão abordados em vídeo-aulas e nas DCC são: 
Obstetrícia
•	Urgências hipertensivas
•	Assistência humanizada ao trabalho de parto e parto
•	Partograma
•	Vitalidade fetal
•	Assistência à amamentação e puerpério
•	Hemorragias de primeira e segunda metades da gestação
•	Hemorragia puerperal

Ginecologia
•	Orientações e rastreamentos do menacme ao climatério 
•	Climatério II 
•	Contracepção II
•	Sangramento uterino anormal de causa não estrutural
•	Sangramento uterino anormal de causa estrutural
•	Dor pélvica aguda
•	Dor pélvica crônica
•	Saúde da diversidade sexual no contexto ginecológico
•	Saúde Sexual (disfunções sexuais)
•	Doenças benignas da mama
•	Rastreio, diagnóstico e prevenção do câncer de mama
•	Rastreio das lesões pré-neoplásicas/ Infecção HPV induzidas/ Infecções sexualmente transmissíveis
•	Doença inflamatória pélvica
 
 
 
Avaliação
     
Método
A formação do médico envolve o aprendizado de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais/profissionalismo. Nesta disciplina, vamos avaliar as três habilidades para obter uma visão mais holística do aluno. • Habilidade Cognitiva – 50% da nota total Esta habilidade será avaliada por meio de uma prova teórica com questões abertas de respostas curtas e/ou com questões de múltipla escolha. Os temas a serem abordados na prova serão os pertinentes à Disciplina RCG-0504 - Estágio em Saúde da Mulher I e descritos no manual do curso (discussão de casos clínicos e habilidades a serem adquiridas). Será realizada ao final do estágio conforme escala divulgada no primeiro dia do curso e será acompanhada por pelo menos um dos coordenadores da disciplina. Será responsável por 50% da nota total. A prova vale 10 pontos, sendo que a nota mínima para aprovação é 5 pontos. • Habilidades Psicomotoras e Atitudinais/Profissionalismo – 50% da nota total Estas habilidades serão avaliadas pelo mini-exercício clínico avaliativo (Minicex), pelo log-book (atividades práticas mínimas que deverão ser realizadas por cada aluno) e pela avaliação atitudinal e de profissionalismo. 1. Mini-exercício clínico avaliativo (Minicex): Consiste na avaliação de habilidades clínicas onde os avaliadores acompanharão o aluno durante parte do atendimento (anamnese, exame físico ou orientação do plano de tratamento) e, após, darão o feedback sobre pontos positivos e os passíveis de melhora. Este instrumento avalia habilidades psicomotoras, atitudinais e de profissionalismo. Serão realizados QUATRO exames por cada aluno, em QUATRO cenários diferentes, por QUATRO avaliadores diferentes. Deverão ser realizados DOIS Minicex nos cenários de ginecologia e DOIS nos cenários de obstetrícia. Os cenários são: ambulatório de pré-natal (CRSMRP-MATER); Alojamento conjunto (CRSMRP-MATER), Centro Obstétrico (CRSMRP-MATER), Centro de Saúde Escola - Sumarezinho e CMSC-Vila Lobato. Os avaliadores são os médicos assistentes. Ao final do estágio, até o dia da prova final, o aluno deverá entregar os QUATRO impressos de avaliação prática. O Minicex terá caráter formativo. A coordenação elabora a escala de Minicex para evitar sobrecarga de cenários e avaliadores. O critério de suficiência é ter pelo menos 3 Minicex considerados “satisfatórios” e 1 considerado “limítrofe”. Quando o aluno atinge este critério, ele recebe o valor total atribuído a este componente (25% da nota total do curso). Caso não atinja, ele poderá fazer outros exames de Minicex até conseguir atingir o critério de suficiência nesta habilidade (avisar o coordenador para os horários disponíveis para realizar exames extras). 2. Preenchimento do log-book de atividades: O aluno deverá entregar o relatório de procedimentos / consultas realizadas durante o estágio (constando data, local, número de prontuário da paciente, assinatura do preceptor que orientou). Este log-book tem um formulário próprio disponível na plataforma Moodle/Stoa da disciplina. O log-book serve para garantir a realização do mínimo de procedimentos/consultas para cada aluno. É considerado parte da avaliação atitudinal e profissionalismo, sendo traduzido como o compromisso com o aprendizado prático. Completando o mínimo de atividades práticas estabelecido pela coordenação, o aluno recebe o valor total atribuído a este componente (10% da nota total do curso). Em situações de exceção, procurar a coordenação para justificativa do não cumprimento do mínimo de atividades (exemplo: pandemia com fechamento de cenários). 3. Avaliação atitudinal/profissionalismo pelo supervisor da atividade prática: Consiste em um instrumento que está no link: http://mater.fmrp.usp.br/dgo que deverá ser preenchido pelo supervisor das atividades práticas. Serão necessários no mínimo QUATRO avaliações com supervisores e cenários diferentes (Mater-Centro Obstétrico, Mater-Alojamento Conjunto, Mater-ambulatório, Vila Lobato, CSE-Cuiabá), sendo que pelo menos 1 delas deve ser feita no Centro Obstétrico. O aluno é responsável por pedir para que o supervisor faça sua avaliação. Quando o aluno atinge o critério de suficiência que consiste em quatro avaliações satisfatórias realizadas e sem incidentes críticos de comportamento, ele recebe o valor total atribuído a este componente (15% da nota total do curso). Para ser aprovado, o aluno deve ter recebido satisfatório na avaliação global, sem nenhum incidente crítico (comportamento inadequado que será avaliado pela coordenação do curso). São considerados incidentes críticos o não cumprimento dos itens relacionados às habilidades atitudinais e de profissionalismo apresentadas no manual do curso (disponível na plataforma Moodle/Stoa) e apresentadas no primeiro dia do curso.
Critério
A nota total do curso equivale a 10 pontos, sendo 5 pontos da prova de habilidade cognitiva + 2,5 pontos por atingir o critério de suficiência no Minicex + 1 ponto por atingir o critério de suficiência no log-book + 1,5 ponto por atingir o critério de suficiência nas avaliações atitudinais e de profissionalismo. Esta nota serve como nota total a ser inserida no sistema Júpiter e para o histórico de notas. Para aprovação utilizamos o critério de atingir a suficiência em cada uma das habilidades avaliadas. - Aprovação: Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na habilidade cognitiva, completar os critérios de suficiência nas habilidades psicomotoras e atitudinais/profissionalismo e ter frequência de 100% em todas as atividades do curso (DCCs e atividades práticas). Critério de aprovação na disciplina RCG 0504 (a falta de qualquer um desses critérios implica em reprovação) * Frequência de 100% nas atividades do curso * Habilidade cognitiva: nota igual ou maior a 5 pontos *Habilidades psicomotoras e atitudinais/profissionalismo: atingir critério de suficiência que é composto por: a) Ter no mínimo 3 Minicex satisfatórios e 1 limítrofe b) Completar as atividades práticas do log-book c) Ter no mínimo 4 avaliações atitudinais/profissionalismo consideradas satisfatórias e sem incidente crítico
Norma de Recuperação
A habilidade cognitiva tem recuperação. Para realizar recuperação dessa habilidade, o aluno tem que ter tirado nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0 pontos. Abaixo de 3,0 (três), o aluno está automaticamente reprovado, sem direito de recuperação. Em relação às habilidades psicomotoras e atitudinais/profissionalismo, não há como realizar recuperação se o aluno não atingiu o critério de suficiência durante o curso. São dadas múltiplas oportunidades de atingir a suficiência nessas habilidades. Em relação ao Minicex, o aluno poderá atingir o critério fazendo mais de 4 exames caso não atinja o critério de suficiência nos quatro primeiros exames.
 
Bibliografia
     
1) Tavares AB, Avila AN, Santos ACCC, Vitoy B, Mucio B, Paganoti CF, MOISÉS ECD, Cirolini E, Oliveira ECG, Osanan GC, Padilla H, Silva HC, Meyer JF, Vieira LB, Reis MI, Magalhaes PPR, Francisco RPV, Delfino SM, Quintana SM, Medeiros SCG, Dutra TMLS. Recomendações assistenciais para prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia obstétrica. Brasilia: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); 2018. 80p.
2) Zugaib M, Francisco RPV. Zugaib Obstetrícia. 4ª ed. Barueri-SP-Brasil: Manole; 2020. ISBN 9788520459881.
3) Ferriani RA, Vieira CS, Brito LGO. Rotinas em Ginecologia. São Paulo: Atheneu, 2015, 363p.
 

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