Os objetivos da disciplina estão relacionados à aquisição de habilidades em Obstetrícia, Ginecologia e Profissionais/Atitudinais que são essenciais para a formação generalista do médico. -Habilidades de Obstetrícia • Conhecer a rotina e realizar o atendimento de gestações de risco habitual; • Diagnosticar e prestar assistência ao trabalho de parto em suas diferentes fases clínicas; • Diagnosticar distocias e sugerir, sob orientação do chefe de plantão, condutas para sua correção; • Realizar partos normais de gestantes de risco habitual; • Auxiliar nas cesáreas de pacientes de risco habitual; • Diagnosticar precocemente a evolução para gestação de alto risco; • Conduzir o puerpério de risco habitual e identificar precocemente eventuais complicações; • Diagnosticar e conduzir, sob supervisão, urgências obstétricas. -Habilidades de Ginecologia: • Revisar o exame ginecológico normal (mamas e pelve) e em situações anormais (sangramento uterino anormal e doença inflamatória pélvica) • Revisar a coleta de colpocitologia • Saber fazer as orientações de prevenção à saúde da mulher desde a adolescência até o climatério • Prescrição de contracepção em situações normais e patológicas (doenças mais comuns no atendimento do generalista) • Reconhecer as principais vulvovaginites em cenários de atenção básica através do quadro clínico, teste do pH, exame a fresco e whiff teste. Sob orientação, propor tratamento • Revisar as principais causas de sangramento uterino anormal, de acordo com a faixa etária, bem como os princípios de tratamento para causas estruturais e não estruturais. • Reconhecer as patologias mamárias benignas • Reconhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis e propor, sob supervisão, o tratamento adequado. - Habilidades de Profissionalismo/Atitudinais: • Demonstrar respeito e interesse pelas pessoas que presta atendimento independente de sua orientação sexual, religião, raça/cor e classe social; • Comunicar-se adequadamente com pacientes, familiares, acompanhantes e membros da equipe de trabalho; • Manter limites apropriados na relação com pacientes, familiares e colegas; • Promover escuta qualificada sem preconceitos e discutir o plano de cuidados com a paciente; • Demonstrar assiduidade, pontualidade e gerenciamento apropriado do tempo; • Responder construtivamente aos feedbacks de residentes e médicos assistentes/docentes; • Compreender e respeitar as normas, rotinas e protocolos específicos durante suas atividades acadêmicas desenvolvidas nos serviços de saúde; zelando pelos equipamentos e bens em geral; • Mostrar interesse em adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para a sua formação humana e profissional; • Ser cooperativo com a equipe de trabalho; • Garantir o sigilo médico e confidencialidade em todas as situações nas quais pacientes estão envolvidos, não veiculando suas informações, fotos ou exames de imagem, inclusive em mídias sociais, conforme legislação vigente.
Atividades práticas: Os alunos farão um rodízio de seis semanas entre os seguintes cenários: Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-MATER (CRSMRP-MATER), Centro de Saúde Escola - Sumarezinho (CSE-Cuiabá) e Centro Médico Social e Comunitário da Vila Lobato (CMSC-Vila Lobato). Eventualmente, haverá atividades educativas / assistenciais em outras unidades de ensino descentralizado, a depender de convênios estabelecidos. a) CRSMRP-MATER: Neste hospital secundário, os alunos rodiziarão nos estágios de Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Ambulatórios (Pré-Natal e Mastologia. Outros ambulatórios do CRSMRP-MATER podem ser incluídos na rotação dos alunos). Há também plantões noturnos e em finais de semana no Centro Obstétrico. b) CSE-Cuiabá: Nesta unidade, os alunos participarão de atendimentos em ambulatórios secundários em Ginecologia. c) CMSC-Vila Lobato: Nesta unidade, os alunos participarão de atendimentos em ambulatórios de atenção primária em Ginecologia e Obstetrícia. Atividades teórico-práticas: usaremos o método de sala de aula invertida. Os alunos assistirão a vídeo-aulas disponíveis na plataforma Moodle Stoa USP (e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP), da disciplina para participarem de discussões de casos clínicos presencial duas vezes por semana, segundo escala que será divulgada no primeiro dia da disciplina.
10. Programa: 1) Cenários de atividades práticas: Os alunos farão um rodízio de seis semanas entre os seguintes cenários: Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-MATER (CRSMRP-MATER), Centro de Saúde Escola - Sumarezinho (CSE-Cuiabá) e Centro Médico Social e Comunitário da Vila Lobato (CMSC-Vila Lobato). Eventualmente, haverá atividades educativas / assistenciais em outras unidades de ensino descentralizado, a depender de convênios estabelecidos. 2) Atividades práticas a) CRSMRP-MATER: Neste hospital secundário, os alunos rodiziarão nos estágios de Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Ambulatórios (Pré-Natal e Mastologia. Outros ambulatórios do CRSMRP-MATER podem ser incluídos na rotação dos alunos). Há também plantões noturnos e em finais de semana no Centro Obstétrico. Sob supervisão, os alunos farão atendimentos ambulatoriais, farão a evolução das puérperas que tiveram parto no CRSMRP-MATER, acompanharão gestantes em trabalho de parto, farão atendimento de gestantes que chegam com queixas clínicas e obstétricas no Centro Obstétrico, realizarão partos vaginais e participarão de cesarianas como instrumentadores ou auxiliares. b) CSE-Cuiabá: Nesta unidade, os alunos participarão de atendimentos em ambulatórios secundários em Ginecologia. c) CMSC-Vila Lobato: Nesta unidade, os alunos participarão de atendimentos em ambulatórios de atenção primária em Ginecologia e Obstetrícia. 3) Método de ensinagem: Atividades teórico-práticas usaremos o método de sala de aula invertida. Os alunos assistirão a vídeo-aulas disponíveis na plataforma Moodle/Stoa da disciplina para participarem de discussões de casos clínicos (DCC) presencial duas vezes por semana, segundo escala que será divulgada no primeiro dia da disciplina. Os tópicos que serão abordados em vídeo-aulas e nas DCC são: Obstetrícia • Urgências hipertensivas • Assistência humanizada ao trabalho de parto e parto • Partograma • Vitalidade fetal • Assistência à amamentação e puerpério • Hemorragias de primeira e segunda metades da gestação • Hemorragia puerperal Ginecologia • Orientações e rastreamentos do menacme ao climatério • Climatério II • Contracepção II • Sangramento uterino anormal de causa não estrutural • Sangramento uterino anormal de causa estrutural • Dor pélvica aguda • Dor pélvica crônica • Saúde da diversidade sexual no contexto ginecológico • Saúde Sexual (disfunções sexuais) • Doenças benignas da mama • Rastreio, diagnóstico e prevenção do câncer de mama • Rastreio das lesões pré-neoplásicas/ Infecção HPV induzidas/ Infecções sexualmente transmissíveis • Doença inflamatória pélvica
1) Tavares AB, Avila AN, Santos ACCC, Vitoy B, Mucio B, Paganoti CF, MOISÉS ECD, Cirolini E, Oliveira ECG, Osanan GC, Padilla H, Silva HC, Meyer JF, Vieira LB, Reis MI, Magalhaes PPR, Francisco RPV, Delfino SM, Quintana SM, Medeiros SCG, Dutra TMLS. Recomendações assistenciais para prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia obstétrica. Brasilia: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); 2018. 80p. 2) Zugaib M, Francisco RPV. Zugaib Obstetrícia. 4ª ed. Barueri-SP-Brasil: Manole; 2020. ISBN 9788520459881. 3) Ferriani RA, Vieira CS, Brito LGO. Rotinas em Ginecologia. São Paulo: Atheneu, 2015, 363p.