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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0504 - Estágio em Saúde da Mulher I
Supervised training in Women's Health I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 360 h ( Estágio: 390 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
•• •Sedimentar os conceitos, as habilidades e as atitudes desenvolvidas no eixo saúde da mulher que são considerados fundamentais para a formação generalista do médico. Este aprendizado se dará em cenários de atenção primária e secundária.
••• Manter a integração de teoria e prática da Ginecologia e Obstetrícia, estimulando a participação ativa do estudante, a aprendizagem em pequenos grupos e o trabalho em equipe.
•• Proporcionar aprendizado prático em Ginecologia e Obstetrícia, frente ao paciente, sob supervisão.
• Estimular o desenvolvimento do espírito crítico na interpretação de exames complementares e na formulação de diagnóstico em Ginecologia e Obstetrícia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3454962 - Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva
200344 - Carolina Sales Vieira Macedo
4871604 - Elaine Christine Dantas Moisés
82016 - Geraldo Duarte
 
Programa Resumido
Atividades práticas: 
Os alunos farão um rodízio de 8 seis semanas entre os seguintes cenários (descritos abaixo): Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto-Mater (CRSMRP-MATER) e cenário de unidades básicas do distrito oeste, especificamente o Centro de Saúde Escola - Sumarezinho (CSE-Cuiabá), Unidade Saúde da Família César Augusto Arita (Paulo Gomes Romeo) e Centro Médico Social e Comunitário da Vila Lobato (CMSC-Vila Lobato Eventualmente, haverá atividades educativas / assistenciais em outras unidades de ensino descentralizado, a depender de convênios estabelecidos.

CRSMRP-MATER: Os alunos passarão nos seguintes estágios: Centro Obstétrico, Ambulatório de Obstetrícia, Ambulatório de Ginecologia Cirúrgica, Ambulatório de Mastologia, Centro Cirúrgico (ginecologia e mastologia)  e Alojamento conjunto
Dentre as atividades também inclui-se plantões noturnos e em finais de semana no centro obstétrico e alojamento conjunto no CRSMRP-MATER.
Unidade Básicas de Saúde e Unidade Secundária de Saúde da Distrital Oeste de Ribeirão Preto: Nestes locais, os alunos passarão pelas três unidades de saúde que terão enfoque em atenção primária e secundária em saúde da mulher. 
Atividades não-práticas: haverá discussões de casos clínicos baseadas nas vídeo-aulas disponibilizadas para os alunos segundo escala que será distribuída.
 
 
 
Programa
1) Cenários de atuação
Os alunos farão um rodízio de seis semanas entre os seguintes cenários (descritos abaixo): Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – Mater (CRSMRP-MATER) e cenários de unidades básicas do distrito oeste, especificamente o Centro de Saúde Escola - Sumarezinho (CSE-Cuiabá), Unidade Saúde da Família César Augusto Arita (Paulo Gomes Romeo) e Centro Médico Social e Comunitário da Vila Lobato (CMSC-Vila Lobato). Eventualmente, haverá atividades educativas / assistenciais em outras unidades de ensino descentralizado, a depender de convênios estabelecidos.
CRSMRP-MATER: Os alunos passarão nos seguintes estágios: Centro Obstétrico, Ambulatório de Obstetrícia, Ambulatório de Ginecologia Cirúrgica, Ambulatório de Mastologia, Centro Cirúrgico (ginecologia e mastologia) e Alojamento Conjunto. Dentre as atividades também inclui-se plantões noturnos e em finais de semana no centro obstétrico e alojamento conjunto no CRSMRP-MATER.  Neste cenário, os alunos entrarão em contato com urgências/emergências obstétricas, como sangramento do primeiro trimestre. 
Unidade Básicas de Saúde e Unidade Secundária de Saúde da Distrital Oeste de Ribeirão Preto: Nestes locais, os alunos passarão pelas três unidades de saúde que terão enfoque em atenção primária e secundária em saúde da mulher. 

2) Métodos de ensinagem (conteúdos): 
Os alunos terão acesso às vídeo-aulas dos conteúdos cognitivos a serem abordados presencialmente no formato de discussão de casos clínicos.
O material didático será constituído de textos, vídeos e vídeo-aulas disponibilizados na Plataforma Moodle/Stoa: http://disciplinas.stoa.usp.br/ (Disciplina: RCG0504 – Estágio Saúde da Mulher I).

a) Obstetrícia 
• Princípios básicos organização serviço de saúde assistência à mulher no ciclo grávido puerperal
• Assistência à saúde da Mulher no contexto do SUS 
• Avaliação pré-concepcional
• Conceitos e estatísticas fundamentais no ciclo gravídico puerperal 
• Princípios éticos e morais na assistência obstétrica 
• Direitos da Mulher durante o ciclo grávido puerperal
• Humanização da assistência ao ciclo grávido puerperal
• Iniciativa Hospital Amigo da Criança 
• Estratégias para melhorar a qualidade de vida da mulher 
• Estratégias para melhorar a qualidade da assistência ao ciclo grávido puerperal
• Urgências Obstétricas 
• Assistência ao pré-natal de baixo risco
• Assistência ao trabalho de parto e parto 
• Assistência ao puerpério
• Assistência e estímulo ao aleitamento materno

b) Ginecologia:
• Abordagem da saúde da mulher da adolescência ao climatério
• Rastreamentos em ginecologia
• Sangramento Uterino Anormal de causa orgânica
• Sangramento Uterino Anormal de causa não-orgânica
• Anticoncepção Hormonal e não Hormonal
• DST/ doença inflamatória pélvica (incluindo HPV e lesões pré-neoplásicas)
• Sexualidade normal e principais disfunções 
• Patologia mamária benigna 
• Dor pélvica
 
 
 
Avaliação
     
Método
A formação do médico envolve o aprendizado de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais/profissionalismo. Nesta disciplina, vamos avaliar as três habilidades para obter uma visão mais holística do aluno. • Habilidade Cognitiva – 50% da nota total Esta habilidade será avaliada por meio de uma prova teórica com questões abertas de respostas curtas e/ou com questões de múltipla escolha. Os temas a serem abordados na prova serão os pertinentes à Disciplina RCG-0504 - Estágio em Saúde da Mulher I e descritos no manual do curso (discussão de casos clínicos e habilidades a serem adquiridas). Será realizada ao final do estágio conforme escala divulgada no primeiro dia do curso e será acompanhada por pelo menos um dos coordenadores da disciplina. Será responsável por 50% da nota total. A prova vale 10 pontos, sendo que a nota mínima para aprovação é 5 pontos. • Habilidades Psicomotoras e Atitudinais/Profissionalismo – 50% da nota total Estas habilidades serão avaliadas pelo mini-exercício clínico avaliativo (Minicex), pelo log-book (atividades práticas mínimas que deverão ser realizadas por cada aluno) e pela avaliação atitudinal e de profissionalismo. 1. Mini-exercício clínico avaliativo (Minicex): Consiste na avaliação de habilidades clínicas onde os avaliadores acompanharão o aluno durante parte do atendimento (anamnese, exame físico ou orientação do plano de tratamento) e, após, darão o feedback sobre pontos positivos e os passíveis de melhora. Este instrumento avalia habilidades psicomotoras, atitudinais e de profissionalismo. Serão realizados QUATRO exames por cada aluno, em QUATRO cenários diferentes, por QUATRO avaliadores diferentes. Deverão ser realizados DOIS Minicex nos cenários de ginecologia e DOIS nos cenários de obstetrícia. Os cenários são: ambulatório de pré-natal (CRSMRP-MATER); Alojamento conjunto (CRSMRP-MATER), Centro Obstétrico (CRSMRP-MATER), Centro de Saúde Escola - Sumarezinho e CMSC-Vila Lobato. Os avaliadores são os médicos assistentes. Ao final do estágio, até o dia da prova final, o aluno deverá entregar os QUATRO impressos de avaliação prática. O Minicex terá caráter formativo. A coordenação elabora a escala de Minicex para evitar sobrecarga de cenários e avaliadores. O critério de suficiência é ter pelo menos 3 Minicex considerados “satisfatórios” e 1 considerado “limítrofe”. Quando o aluno atinge este critério, ele recebe o valor total atribuído a este componente (25% da nota total do curso). Caso não atinja, ele poderá fazer outros exames de Minicex até conseguir atingir o critério de suficiência nesta habilidade (avisar o coordenador para os horários disponíveis para realizar exames extras). 2. Preenchimento do log-book de atividades: O aluno deverá entregar o relatório de procedimentos / consultas realizadas durante o estágio (constando data, local, número de prontuário da paciente, assinatura do preceptor que orientou). Este log-book tem um formulário próprio disponível na plataforma Moodle/Stoa da disciplina. O log-book serve para garantir a realização do mínimo de procedimentos/consultas para cada aluno. É considerado parte da avaliação atitudinal e profissionalismo, sendo traduzido como o compromisso com o aprendizado prático. Completando o mínimo de atividades práticas estabelecido pela coordenação, o aluno recebe o valor total atribuído a este componente (10% da nota total do curso). Em situações de exceção, procurar a coordenação para justificativa do não cumprimento do mínimo de atividades (exemplo: pandemia com fechamento de cenários). 3. Avaliação atitudinal/profissionalismo pelo supervisor da atividade prática: Consiste em um instrumento que está no link: http://mater.fmrp.usp.br/dgo que deverá ser preenchido pelo supervisor das atividades práticas. Serão necessários no mínimo QUATRO avaliações com supervisores e cenários diferentes (Mater-Centro Obstétrico, Mater-Alojamento Conjunto, Mater-ambulatório, Vila Lobato, CSE-Cuiabá), sendo que pelo menos 1 delas deve ser feita no Centro Obstétrico. O aluno é responsável por pedir para que o supervisor faça sua avaliação. Quando o aluno atinge o critério de suficiência que consiste em quatro avaliações satisfatórias realizadas e sem incidentes críticos de comportamento, ele recebe o valor total atribuído a este componente (15% da nota total do curso). Para ser aprovado, o aluno deve ter recebido satisfatório na avaliação global, sem nenhum incidente crítico (comportamento inadequado que será avaliado pela coordenação do curso). São considerados incidentes críticos o não cumprimento dos itens relacionados às habilidades atitudinais e de profissionalismo apresentadas no manual do curso (disponível na plataforma Moodle/Stoa) e apresentadas no primeiro dia do curso.
Critério
A nota total do curso equivale a 10 pontos, sendo 5 pontos da prova de habilidade cognitiva + 2,5 pontos por atingir o critério de suficiência no Minicex + 1 ponto por atingir o critério de suficiência no log-book + 1,5 ponto por atingir o critério de suficiência nas avaliações atitudinais e de profissionalismo. Esta nota serve como nota total a ser inserida no sistema Júpiter e para o histórico de notas. Para aprovação utilizamos o critério de atingir a suficiência em cada uma das habilidades avaliadas. - Aprovação: Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) na habilidade cognitiva, completar os critérios de suficiência nas habilidades psicomotoras e atitudinais/profissionalismo e ter frequência de 100% em todas as atividades do curso (DCCs e atividades práticas). Critério de aprovação na disciplina RCG 0504 (a falta de qualquer um desses critérios implica em reprovação) * Frequência de 100% nas atividades do curso * Habilidade cognitiva: nota igual ou maior a 5 pontos *Habilidades psicomotoras e atitudinais/profissionalismo: atingir critério de suficiência que é composto por: a) Ter no mínimo 3 Minicex satisfatórios e 1 limítrofe b) Completar as atividades práticas do log-book c) Ter no mínimo 4 avaliações atitudinais/profissionalismo consideradas satisfatórias e sem incidente crítico
Norma de Recuperação
A habilidade cognitiva tem recuperação. Para realizar recuperação dessa habilidade, o aluno tem que ter tirado nota igual ou superior a 3,0 e inferior a 5,0 pontos. Abaixo de 3,0 (três), o aluno está automaticamente reprovado, sem direito de recuperação. Em relação às habilidades psicomotoras e atitudinais/profissionalismo, não há como realizar recuperação se o aluno não atingiu o critério de suficiência durante o curso. São dadas múltiplas oportunidades de atingir a suficiência nessas habilidades. Em relação ao Minicex, o aluno poderá atingir o critério fazendo mais de 4 exames caso não atinja o critério de suficiência nos quatro primeiros exames.
 
Bibliografia
     
1) Tavares AB, Avila AN, Santos ACCC, Vitoy B, Mucio B, Paganoti CF, MOISÉS ECD, Cirolini E, Oliveira ECG, Osanan GC, Padilla H, Silva HC, Meyer JF, Vieira LB, Reis MI, Magalhaes PPR, Francisco RPV, Delfino SM, Quintana SM, Medeiros SCG, Dutra TMLS. Recomendações assistenciais para prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia obstétrica. Brasilia: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); 2018. 80p.
2) Zugaib M, Francisco RPV. Zugaib Obstetrícia. 4ª ed. Barueri-SP-Brasil: Manole; 2020. ISBN 9788520459881.
3) Ferriani RA, Vieira CS, Brito LGO. Rotinas em Ginecologia. São Paulo: Atheneu, 2015, 363p.
 

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