Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0507 - Apoio à Escolha da Especialidade Médica
Support to Medical Specialty Choice

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Compreender os principais fatores que influenciam a escolha das especialidades médicas e discorrer sobre as principais características e os padrões de carreira de cada uma delas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
76259 - Luiz Ernesto de Almeida Troncon
 
Programa Resumido
Estudo de fatores ligados ao estudante e à natureza das especialidades médicas que influenciam a escolha de carreiras profissionais.
 
 
 
Programa
Fatores que influenciam a escolha da especialidade médica – Características das diferentes especialidades médicas e áreas de atuação autorizadas no Brasil - Adequação de características pessoais aos principais elementos que definem a natureza das especialidades - Fatores que influenciam as tomadas de decisão relativas ao treinamento pós-graduado e à carreira em Medicina - Padrões de carreira nas várias especialidades médicas – Demografia médica brasileira relacionada às diferentes especialidades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Frequência e padrão de participação nas várias atividades discentes.
Critério
Frequência mínima de 70% nas atividades discentes programadas; pontualidade, demonstração de interesse e contribuições relevantes nas discussões em grupo.
Norma de Recuperação
Para estudantes com frequência superior a 70% e notas entre 3,0 (três) e 4,90 (quatro e noventa), será programada período de estudo com a bibliografia indicada, seguido de prova oral.
 
Bibliografia
     
1. Bellodi P. O Clínico e o Cirurgião. Casa do Psicólogo, São Paulo, 2001.
2. Taylor A. How to choose a medical specialty. W.B. Saunders, USA, 2003.
3. Sweeney KR, Fritz RA, Rodgers SM. Careers in Medicine at Vanderbilt University School of Medicine: An Innovative Approach to Specialty Exploration and Selection. Academic Medicine 2012; 87: 942-948.
4. Querido SJ, Vergouw D, Wigersma L et al. Dynamics of career choice among students in undergraduate medical courses. A BEME systematic review: BEME Guide No. 33. Medical Teacher 2016;3 8: 1829.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0507

Clique para consultar o oferecimento para RCG0507

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP