Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0509 - Estágio em Medicina Interna I
Supervised training in Internal Medicine I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 14
Carga Horária Total: 450 h ( Estágio: 420 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Propiciar o treinamento do graduando em técnicas e habilidades necessárias à realização de atos médicos básicos do âmbito da Clínica Médica, com ênfase na assistência médica de nível primário e secundário.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
223339 - Eduardo Ferriolli
1111552 - Julio Cesar Moriguti
2095845 - Nereida Kilza da Costa Lima
 
Programa Resumido
Atendimento médico sob supervisão Participação em sessões de discussão de casos clínicos Discussão de casos clínicos sobre os principais problemas em Clínica Médica, com ênfase na assistência médica de nível primário e secundário.
 
 
 
Programa
Diagnóstico e tratamento das doenças orgânicas dos aparelhos cardiovascular, respiratório, digestivo, gênito-urinário, endócrino-vegetativo e linfo-hematopoiético e das infecções localizadas e sistêmicas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais nas atividades de Enfermaria de Clínica Médica Geral e Geriatria, Enfermaria de Clínica Médica do Hospital Estadual de Ribeirão Preto. - Conceito de aproveitamento, interesse e assiduidade na Enfermaria de Clínica Médica Geral e Geriatria do Hospital das Clínicas. - Conceito de aproveitamento, interesse e assiduidade na Enfermaria de Clínica Médica do Hospital Estadual de Ribeirão Preto; - Conceito de aproveitamento nos estágios emitidos pelo Docente Supervisor; - Prova prática com paciente; - Prova escrita teórica final . É obrigatória a freqüência de 100% em todas as atividades práticas programadas.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência de 100% em todas as atividades práticas, conforme o regulamento para o Internato do Curso de Medicina da FMRP-USP.
Norma de Recuperação
Poderá realizar recuperação, que incluirá a avaliação cognitiva e de habilidades práticas, o estudante que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) e superior a 3,0 (três) e com freqüência de 100% em todas as atividades práticas. Será aprovado o estudante que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), calculada pela média aritmética entre a nota regular da disciplina e a nota de recuperação.
 
Bibliografia
     
PETERSDORF, E.E.; ADNS, R.D.; BRAUNWALD, E.; ISSELBACKER, K.; MARTIN, J.B. & WILSON, J.D. (ed) HARRISON - Tratado de Medicina Interna. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.

WYNGAARDEN, J.B. & SMITH, L.H. (ed) CECIL's Textbook of Medicine. Philadelphia, W.B. Saunders

ANSELMO-LIMA, W.T. Otorrinolaringologia para o pediatra. Ed. Atheneu. 2006 (série atualizações pediátricas)

COSTA, SS, ET AL. Otorrinolaringologia: Princípios e Práticas. Ed. Artmed. 2006.:

RODRIGUES, MLV; DANTAS, AM. Oftalmologia Clinica. Ed. Cultura Médica, Rio de Janeiro, 2000.

SCHOR, P; CHAMON; BELFORT, JR R (ORG). Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar: Oftalmologia. 1 ed. Barueri: Manole, 2004

BICAS, HEA; JORGE, AH. Oftalmologia – Fundamentos e Aplicações. Ed. Tecmedd, São Paulo, 2007.

TROBE, JD. The Physician's Guide to Eye Care. American Academy of Ophtalmology 3rd edition. San Francisco. Ca. USA, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0509

Clique para consultar o oferecimento para RCG0509

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP