Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0511 - Sistema Nervoso
Diseases of the Nervous System

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Oferecer ao aluno conhecimentos sobre as principais entidades clínico-nosológicas encontradas na prática da Neurologia Clínica e da Neurocirurgia, visando: a) Apresentação dos principais distúrbios e doenças que afetam o Sistema Nervoso, primariamente, ou como parte de transtornos sistêmicos diversos; b) Condução do aluno ao exercício diagnóstico seguindo a sequência sindrômica, topográfica, etiológica e nosológica, com ênfase também no diagnóstico diferencial; c) Oferecer informações gerais sobre as principais estratégias de investigação (exames complementares) para apoio às hipóteses diagnósticas baseadas em história clínica e exame físico; d) Oferecer ao aluno informações gerais sobre as principais estratégias de tratamento clínico, farmacológico e/ou cirúrgico das entidades clílnicas abordadas. Obs.: 1) A abordagem do exame neurológico será feita de forma dirigida para o diagnóstico das entidades específicas, entendendo-se que não é objetivo central do curso o ensino da Semiologia Neurológica, já abordada na disciplina específica do terceiro ano, inclusive, pela falta de disponibilidade de carga horária para tanto. 2) Os conceitos oferecidos e a aquisição progressiva de habilidades para o raciocínio diagnóstico e praxia para o exame físico, no contexto da Neurologia, serão adquiridos de forma progressiva no curso de medicina: - no 3º ano: enfoque para a Semiologia Neurológica detalhada; - no 4 º ano: enfoque para o conhecimento das síndromes clínicas e entidades nosológicas, exercício diagnóstico, conhecimento geral de exames complementares de apoio e de princípios do tratamento; - no internato do 5º e 6º anos: vivência clínica em ambulatórios, enfermarias, Unidade de Emergência e Centro de Saúde-Escola, utilizando o conjunto das informações, adquiridas no 3º e 4º anos, e exercitando as habilidades práxicas no dia-a-dia, com ênfase ao auto-didatismo e à solicitação de apoio didático aos professores e colaboradores de ensino, durante o atendimento aos pacientes.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
66032 - Regina Maria Franca Fernandes
 
Programa Resumido
O programa é baseado em aulas teóricas e teórico-interativas, compreendendo 24 temas da Neurologia Clínica e 9 temas da Neurocirurgia. Cinco aulas teóricas de Neurologia contam com complemento interativo de vídeos, exibindo casos clínicos e aspectos semiológicos em conexão com abordagens terapêuticas dos distúrbios neurológicos apresentados. Os temas incluídos nesta sistemática são: Distúrbios do Sono, Miopatias, Epilepsias, Parkinsonismo e Outros Distúrbios do Movimento. O tema AVC (acidente vascular encefálico) inclui atividade prática na Unidade de Emergência quando são mostrados pacientes internados com diferentes apresentações desta patologia Dois temas neurocirúrgicos são abordados em sequência à apresentação do assunto em seu contexto clínico, quais sejam: “Abordagem Neurocirúrgica das Infecções do Sistema Nervoso” e “Abordagem Neurocirúrgica dos AVCs”. As aulas sobre esta temática, assim como a aula referente a “Lesões Traumáticas dos Nervos Periféricos”, baseiam-se na discussão de casos clínicos apresentados em slides, tendo como premissa a leitura antecipada do material didático referente aos temas, que consta do espaço da disciplina no sistema Moodle da FMRP-USP. Três outros temas neurocirúrgicos são abordados em esquema de discussão interativa com a turma dividida em sub-grupos. A discussão é feita com base em casos clínicos e testagem de conhecimentos adquiridos sobre os temas, através de leitura do material didático colocado no Moodle, previamente à atividade em sala. São estes: “Traumatismo Cranioencefálico”, “Hipertensão Intracraniana” e Tumores do Sistema Nervoso”. O tema neurocirúrgico “Síndromes de Compressão Medular e Raquimedular” é oferecido em aula teórica, seguindo-se à aula sobre “Síndromes Medulares – abordagem clínica”. Por fim, os temas “Hidrocefalias” e “Disrrafismo Espinhal” são apresentados em sequência, na forma de aulas teóricas com ilustrações de casos clínicos.
 
 
 
Programa
Temas de Neurologia 1) Infecções do Sistema Nervoso (abordagem clínica). 2) AVC. 3) Apresentação de Casos Clínicos de AVC na Unidade de Emergência. 4) Coma e Morte Encefálica. 5) Doenças do Neurônio Motor. 6) Miopatias. 7) Discussão de Vídeos de pacientes com Miopatias. 8) Esclerose Múltipla. 9) Demências. 10) Paralisia Cerebral. 11) Neuropatias Periféricas. 12) Distúrbios do Sono. 13) Miastenia Grave. 14) Síndromes Medulares – abordagem clínica. 15) Distúrbios do Movimento I – Parkinsonismo. 16) Vídeos de pacientes com Parkinsonismo. 17) Distúrbios do Movimento II - outros. 18) Vídeos de Pacientes com Outros Distúrbios do Movimento. 19) Ataxias. 20) Epilepsias-conceito, epidemiologia, fisiopatologia. 21) Crises e Síndromes Epilépticas: aula com vídeos. 22) Dor. 23) Cefaléia. 24) Autismo e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Temas de Neurocirurgia 1) Abordagem Neurocirúrgica do AVC. 2) Abordagem Neurocirúrgica das Infecções do Sistema Nervoso. 3) Traumatismo Cranioencefálico. 4) Hipertensão Intracraniana. 5) Neoplasias do Sistema Nervoso. 6) Síndromes de Compressão Raquimedular e Traumatismo Raquimedular. 7) Lesões Traumáticas dos Nervos Periféricos. 8) Hidrocefalia. 9) Disrafismo Espinhal.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação é feita através de um total de 3 provas escritas, sendo 2 provas teóricas, cada uma com 10 questões referentes aos temas da Neurologia, e uma prova de Neurocirurgia, com 20 a 22 questões. Os temas abordados nas provas de Neurologia são divididos, com inclusão de aproximadamente metade do conteúdo na primeira prova e metade na prova final, conforme a sequência das aulas. As provas de Neurologia têm o formato misto, com questões abertas e espaço limitado para resposta, abordando casos clínicos ou temas teóricos, e questões objetivas, na forma de múltipla escolha e “a” a “e”, associação entre colunas ou avaliação de assertivas segundo seu conteúdo Verdadeiro ou Falso. A matéria da Neurocirurgia é cobrada através de prova de múltipla escolha, com 20 a 22 questões, contendo alternativas de resposta de “a” a “e”. As questões incluem casos clínicos reais, com exames de neuroimagem e imagens de pacientes com lesões de nervos periféricos. A avaliação inclui ainda a realização do exercício online do “National Institute of Health” (NIH) sobre Acidentes Vasculares Encefálicos, exercício interativo que tem o valor de 1 ponto acrescido à nota média nas provas da Neurologia.
Critério
Cada prova tem valor máximo de 10. A média final da Neurologia corresponde à soma das notas da primeira e segunda provas, dividida por 2, acrescida de 1 ponto para os alunos que fizerem o exercício do NIH. Na prova de Neurocirurgia, cada 5 questões erradas levam à anulação de 1 questão correta. A nota final na disciplina corresponde à média final na Neurologia + a média final na prova de Neurocirurgia, dividida por 2. A média final mínima para a aprovação na disciplina é de 5,0. Além disto, é exigida a frequência mínima de 75% do aluno para a aprovação no curso.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de provas nos mesmos moldes daquelas ministradas durante o curso. O conteúdo da prova de recuperação poderá contemplar tanto os temas da Neurologia quanto os da Neurocirurgia, caso a insuficiência do aluno em atingir média final de 5,0 tenha sido determinada por ambas as áreas que compõem a disciplina. Ou poderá se basear em prova de uma das áreas apenas, caso a insuficiência em atingir média 5,0 tenha sido determinada por uma delas.
 
Bibliografia
     
1) Harrison`s Neurology in Clinical Medicine, second edition, 2010. Editors: Stephen L. Hauser & Scott Andrew Josephson, McGrawHill Medical, New York, Chicago, San Francisco, Lisbon, London, Madrid, Mexico City, Milan, New Delhi, San Juan, Seoul, Singapore, Sydney, Toronto; pp: 1-765. * Disponível em DVD para os alunos no departamento (adquirir para cópia junto à secretária da graduação no departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento). * Disponível em Português (edição de 2008), na biblioteca central da USP. 2) Neurocirurgia: Além do contexto neurocirúrgico disponível no livro do Harrison e no Tratado das Doenças Neurológicas (capítulos do Prof. Benedito Oscar Colli), a literatura sugerida é o livro “Tópicos em Neurocirurgia para a Graduação” – cópia autorizada disponível no departamento (secretaria da Neurologia) para fazer segunda cópia pelo aluno. 3) Tratado de Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia, de Brasil-Neto & Takayanagui, de 2013. 4) Apostilas ou Capítulos de Livro sobre temas da Neurologia (em arquivo eletrônico): Distúrbios do Sono Coma e Morte Encefálica AVC (inclui artigos de Revisão em PDF sobre AVC Isquêmico e AVC Hemorrágico) Miopatias Infecções do Sistema Nervoso Epilepsias Neuropatias Periféricas Neuroimunologia: Esclerose Múltipla e Miastenia Grave Distúrbios do Movimento Doenças do Neurônio Motor 5) Aulas gravadas e apostilas no Moodle sobre: Abordagem Neurocirúrgica dos AVCs.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0511

Clique para consultar o oferecimento para RCG0511

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP