Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0522 - Estágio em Medicina Física e Reabilitação
Supervised training in Physical Medicine and Rehabilitation

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 135 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Gerais: capacitar o aluno a reconhecer a deficiência, avaliar suas características e magnitude, propor objetivos funcionais de reabilitação e implementar medidas essenciais de reabilitação. Específicos: Conhecer os impactos que a doença pode impor à funcionalidade, saber usar instrumentos gerais de avaliação funcional, reconhecer o papel da equipe multiprofissional na reabilitação, indicar e executar as intervenções médicas para aprimoramento funcional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1288302 - Marcelo Riberto
 
Programa Resumido
Durante o estágio o aluno acompanhará os programas multiprofissionais de reabilitação de crianças e adultos com deficiências físicas, além de vivenciar as rotinas dos laboratórios de avaliação funcional: Ambulatório e reunião de equipe de lesão medular Ambulatório e reunião de equipe de lesão cerebral adquirida Ambulatório e reunião de equipe de reabilitação infantil Ambulatório e reunião de equipe de amputados Ambulatório de bloqueios neuromusculares Laboratório de Marcha Laboratório de podobarometria Oficina de órteses e próteses Gestão administrativa de compras de órteses, próteses e meios auxiliares de marcha • Gestão administrativa de acompanhamento de parâmetros funcionais clínicos em reabilitação
 
 
 
Programa
Descrição detalhada de atividades: Ambulatório e reunião de equipe de lesão medular: acompanhamento do atendimento multiprofissional de reabilitação e discussão de casos em equipe multiprofissional para pacientes com lesão medular Ambulatório e reunião de equipe de lesão cerebral adquirida: acompanhamento do atendimento multiprofissional de reabilitação e discussão de casos em equipe multiprofissional para pacientes com lesão cerebral adquirida Ambulatório e reunião de equipe de reabilitação infantil: acompanhamento do atendimento multiprofissional de reabilitação e discussão de casos em equipe multiprofissional para crianças com condições incapacitantes Ambulatório e reunião de equipe de amputados: acompanhamento do atendimento multiprofissional de reabilitação e discussão de casos em equipe multiprofissional para pacientes com amputações Ambulatório de bloqueios neuromusculares: acompanhamento do atendimento multiprofissional de reabilitação para pacientes submetidos a bloqueios neuromusculares Laboratório de Marcha: acompanhamento da realização, processamento de dados e interpretação de exames computadorizados de marcha Laboratório de podobarometria: acompanhamento da realização, processamento de dados e interpretação de exames de podobarometria Oficina de órteses e próteses: acompanhamento da avaliação de pacientes e confecção de equipamentos ortopédicos Gestão administrativa de compras de órteses, próteses e meios auxiliares de marcha: acompanhamento das atividades gerenciais de uma oficina de confecção de órteses e próteses, bem como o trâmite de aquisição de tais equipamentos a partir de serviços terceirizados e fornecedores Gestão administrativa de acompanhamento de parâmetros funcionais clínicos em reabilitação: desenvolvimento de instrumentos informatizados de coleta de dados funcionais dos pacientes em acompanhamento no CER e criação de estratégias de gerenciamento do processo de reabilitação a partir dos dados colhidos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Relatórios individuais - Assiduidade, pontualidade, responsabilidade e comprometimento com as tarefas designadas
Critério
- Nota do relatório final igual ou maior que 5 (cinco) - Presença igual ou superior a 90%
Norma de Recuperação
- Poderá realizar recuperação, que incluirá a avaliação cognitiva e de habilidades práticas, o estudante que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) e superior a 3,0 (três) desde que tenha frequência de 100% em todas as atividades práticas. Será aprovado o estudante que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), calculada pela média aritmética entre a nota regular da disciplina e a nota de recuperação.
 
Bibliografia
     
- Cifu DX. Braddom’s Physical Medicine and Rehabilitation: expert consult-online and print. 5ª Ed. Elsevier, 2015. - Fernandes AC, Ramos AR, Casals MEP, Herbert SK. AACD Medicina e reabilitação. Princípios e prática. Artes Médicas, 2007. 957p. - Lianza S. Medicina de Reabilitação. 4ª Ed. Rio de Janeiro, Granabara-Koogan, 2007. 452p. - Frontera WR. DeLisa’s Physical Medicine and Rehabilitation: principles and practice. 5a. ed, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0522

Clique para consultar o oferecimento para RCG0522

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP