Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0604 - Estágio em Saúde da Mulher II
Supervised training in - Women's Health II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 360 h ( Estágio: 300 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
• Sedimentar os conceitos, as habilidades e as atitudes desenvolvidas no eixo saúde da mulher que são considerados fundamentais para a formação generalista do médico. Este aprendizado se dará em cenários de atenção secundária e terciária à Saúde da Mulher. •Manter a integração de teoria e prática da Ginecologia e Obstetrícia, estimulando a participação ativa do estudante, a aprendizagem em pequenos grupos e o trabalho em equipe. •Proporcionar aprendizado prático em Ginecologia e Obstetrícia, frente à paciente, sob supervisão. •Estimular o desenvolvimento do espírito crítico na interpretação de exames complementares e na formulação de diagnóstico e proposição de abordagem terapêutica em Ginecologia e Obstetrícia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
567225 - Alessandra Cristina Marcolin
200344 - Carolina Sales Vieira Macedo
87710 - Helio Humberto Angotti Carrara
911802 - Julio Cesar Rosa e Silva
1447779 - Paula Andrea de Albuquerque Salles Navarro
 
Programa Resumido
Atividades práticas: Os alunos passarão por seis semanas, sendo divididas em duas semanas em atividades de urgência (Centro Obstétrico do HC) e em quatro semanas de atividades em quatro áreas principais (Semana 1: Reprodução Humana; Semana 2: Oncologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Uroginecologia e Infecções em Ginecologia; Semana 3: Centro de Saúde Escola – Sumarezinho; Semana 4: Gestação de alto risco). Atividades não-práticas: haverá discussões de casos clínicos baseadas nas vídeo-aulas disponibilizadas para os alunos segundo escala que será distribuída. Além disto, há discussões de pequenos grupos que complementam as discussões de casos clínicos. Estas discussões em pequenos grupos estão descritas na cartilha da disciplina.
 
 
 
Programa
1) Cenários de atuação Os alunos passarão por seis semanas, sendo divididas em duas semanas em atividades de urgência (Centro Obstétrico do HC) e em quatro semanas de atividades em quatro áreas principais (Semana 1: Reprodução Humana; Semana 2: Oncologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Uroginecologia e Infecções em Ginecologia; Semana 3: Centro de Saúde Escola – Sumarezinho; Semana 4: Gestação de alto risco). O detalhamento de cada semana está contido na cartilha distribuída no inicio de cada turma. 2) Métodos de ensinagem (conteúdos): Os alunos terão acesso às vídeo-aulas dos conteúdos cognitivos a serem abordados presencialmente no formato de discussão de casos clínicos. O material didático será constituído de textos, vídeos e vídeo-aulas disponibilizados na Plataforma Moodle/Stoa: http://disciplinas.stoa.usp.br/ (Disciplina: RCG0604 – Estágio Saúde da Mulher II). Temas de estudo: 1. Infertilidade Conjugal 2. Anovulação Crônica 3. Ginecologia Infanto Puberal 4. Diagnóstico diferencial das lesões do endométrio e tumores malignos do corpo uterino 5. Diagnóstico diferencial das massas anexiais e tumores malignos do ovário 6. Queixas Mamárias e Câncer de Mama: rastreamento, diagnóstico e princípios do tratamento 7. Câncer do colo uterino e lesões HPV induzidas: rastreamento, diagnóstico e princípios do tratamento 8. Corioamniorrexe prematura 9. Diabetes Melitus gestacional 10. Doença Hemolítica Perinatal 11. Gemeralidade 12. Prematuridade 13. Cardiopatias na gestação 14. Síndromes hipertensivas da gestação 15. Infecções em Obstetrícia 16. Puerpério de alto risco 17. Avaliação da vitalidade fetal anteparto e intraparto no alto risco 18. Fases clínicas do parto e distocias 19. Endometriose 20. Doença trofoblástica gestacional 21. Endometriose 22. Prolapsos genitais 23. Incontinência urinária 24. Violência sexual
 
 
 
Avaliação
     
Método
Será feita avaliação de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais. Habilidades Cognitivas: Prova teórica (Nota 1 ou N1): será realizada ao final do estágio conforme escala e será coordenada pelos coordenadores. Os assuntos a serem abordados na prova serão os pertinentes à Disciplina e descritos na cartilha do curso. Habilidades Psicomotoras e Atitudinais: no formato do mini – Clinical Examination (mini – CEX) que consiste na avaliação das competências clínicas do aluno, por examinador treinado em mini – CEX, durante a consulta de pacientes nos diversos cenários em GO. A consulta deve ser focada na necessidade atual do paciente e de rápida duração, em média de 15 a 20 minutos. O examinador deve anotar se o foco da consulta é: anamnese, exame físico, diagnóstico, tratamento ou orientações de alta. O examinador avalia o interno nos seguintes quesitos: habilidades na entrevista, habilidades no exame físico, qualidades humanísticas/profissionalismo, raciocínio clínico, habilidades de orientação, organização/eficiência e competência clínica geral. Ao final da consulta, o examinador conversará com o estudante sobre suas falhas e acertos (feedback), configurando a avaliação formativa. Cada aluno fará 4 mini-CEX, sendo 2 em ginecologia e 2 em obstetrícia. A nota neste quesito será a média entre os 4 mini-CEX e será chamada de nota 2 (N2). Pode-se acrescentar nesta nota avaliação de portfólio e avaliação pelo paciente. Assim, a N2 poderá envolver apenas o Mini-Cex como também ser um conjunto de avaliações envolvendo Mini-Cex, portfólio e avaliação pelo paciente. A cartilha irá deixar claro quais avaliações compõe a nota 2 em cada ano.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) nas duas áreas avaliadas e frequência de 100% em todas as atividades práticas, conforme o regulamento para o Internato do Curso de Medicina da FMRP-USP. Assim, para ser aprovado, o aluno deve ser pelo menos 50% em cada uma das notas (N1 e N2). A nota final será obtida por média: Nota Final = [(N1) + (N2)]/2.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
FERRIANI RA, VIEIRA CS, BRITO LGO. Rotinas em Ginecologia. São Paulo: Atheneu, 2015, 363p. ZUGAIB M, FRANCISCO RPV. Zugaib Obstetrícia. 3ª ed. Ed Manole, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0604

Clique para consultar o oferecimento para RCG0604

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP