Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0607 - Estágio em Neurologia e Psiquiatria
Supervised training in Neurology and Psychiatry

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 7
Carga Horária Total: 225 h ( Estágio: 210 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Gerais: Oferecer ao estudante de medicina treinamento básico no diagnóstico e manejo de transtornos neurológicos e psiquiátricos epidemiologicamente mais relevantes. Oferecer ao estudante de medicina treinamento básico na identificação e manejo de aspectos psicossociais relativos às condições médicas gerais e no desenvolvimento de habilidades para o estabelecimento de relação de ajuda, no enfrentamento da doença e na proximidade da morte.

Específicos: Ao final do estágio, o aluno deverá ser capaz de:
a) descrever os transtornos neurológicos e psiquiátricos mais prevalentes, com ênfase na atuação em níveis primário e secundário e e em situações de urgência e emergência;
b) realizar entrevista e elaborar anamnese neurológica e psiquiátrica
c) realizar exame neurológico e exame do estado mental completos;
d) realizar atendimento neurológico e psiquiátrico em pacientes ambulatoriais e em situação de urgência/emergência;
e) baseando-se na história clínica e no exame neurológico/exame do estado mental: levantar as impressões diagnósticas mais prováveis; direcionar pedidos de exames complementares, de acordo com as hipóteses formuladas; acompanhar a realização de exames complementares; discutir o diagnóstico diferencial, apresentando argumentos favoráveis e desfavoráveis a cada hipótese diagnóstica; indicar os tratamentos farmacológicos e não farmacológicos mais apropriados para cada caso;
f) detectar as possíveis dificuldades detectadas pelo paciente em função da sua doença, como a necessidade de internação no hospital geral, diminuição ou perda da capacidade produtiva, comprometimento das relações familiares e sociais e necessidades de readaptações.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
178173 - Cristina Marta Del Ben
1741704 - Vitor Tumas
 
Programa Resumido
Dentro do período programado de quatro semanas de estágio, os alunos serão divididos em dois subgrupos de 4 ou 5 alunos. Nas duas primeiras semanas de estágio, um subgrupo acompanhará serviços de Neurologia e, o outro subgrupo, serviços de Psiquiatria. Nas terceira e quarta semanas, as atividades de cada subgrupo se inverterão. As atividades serão realizadas em serviços cuja demanda se caracteriza por casos de baixa e média complexidade. Os alunos realizarão atendimentos, sob supervisão, de pacientes neurológicos e psiquiátricos dentro das rotinas assistenciais previstas em diferentes serviços de Neurologia e Psiquiatria.
Estratégias de ensino-aprendizagem
a) atendimento de pacientes em seguimento no HCFMRP-USP – Campus e na Unidade de Emergência e em unidades básicas e distritais de saúde;
b) supervisão direta e indireta dos atendimentos realizados;
c) participação em atividades de rotina dos serviços como reuniões clínicas, visitas e passagens de plantões;
d) apresentação de casos em reuniões clínica com equipe multiprofissional;
e) seminários;
f) elaboração de relatórios de atividades.
 
 
 
Programa
- Princípios gerais de anamnese, entrevista psiquiátrica, exame do estado mental e exame neurológico;
- Interconsultoria neurológica e psiquiátrica em hospital geral;
- Emergências neurológicas e psiquiátricas;
- Relação médico-paciente;
- Classificação diagnóstica em neurologia e psiquiatria;
- Neuropsicofarmacologia clínica;
- Princípios básicos de procedimentos neurológicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais.
a) assiduidade e pontualidade. A presença será controlada por meio de folha de presença individual, entregue para cada aluno, no primeiro dia de estágio. O aluno deverá entregar a folha de presença assinada pelos supervisores, no último dia do estágio;
b) participação nas atividades práticas propostas no programa de atividades;
c) avaliação de habilidades práticas;
d) relatórios clínicos elaborados ao final do estágio.

É obrigatória a freqüência de 100% em todas as atividades práticas programadas.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência de 100% em todas as atividades práticas, conforme o regulamento para o Internato do Curso de Medicina da FMRP-USP.
Norma de Recuperação
Poderá realizar recuperação, que incluirá a avaliação cognitiva e de habilidades práticas, o estudante que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) e superior a 3,0 (três) e com freqüência de 100% em todas as atividades práticas. Será aprovado o estudante que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), calculada pela média aritmética entre a nota regular da disciplina e a nota de recuperação.
 
Bibliografia
     
- Botega NJ (org). Prática Psiquiátrica no Hospital Geral : Interconsulta e Emergência. Editora Artmed, 2002. - Hyman SE & Tesar GE (eds). Manual de Emergências Psiquiátricas - 3ª edição. Editora Médica e Científica Rio de Janeiro, 1994. - Kaplan HI & Sadock BJ. Tratado de Psiquiatria – 6ª edição, Vol. 1, 2, 3. Editora Artes Médicas Sul Ltda. Porto Alegre, 1999. - Yudofsky SC & Hales RE. Neuropsiquiatria e Neurociências na Prática Clínica, 4ª edição. Editora Artes Médicas Sul Ltda. Porto Alegre, 2006. - Sadock BJ e Sadock VA. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica – 9ª edição. Editora Artes Médicas Sul Ltda. Porto Alegre, 2007. - Braunwald, Eugene; Hauser, Stephen L.; Fauci, Anthony S.; Longo, Dan L.; Kasper, Dennis L.; Jameson, J. Larry. Harrison Medicina Interna - 2 Volumes - 17ª Ed. 2009 Editora: Artmed - Miguel, Eurípedes Constantino; Gentil, Valentim; Gattaz, Wagner Farid. Clínica Psiquiátrica. Ed. Manole.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG0607

Clique para consultar o oferecimento para RCG0607

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2018 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP