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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG1009 - Introdução à Terapia Ocupacional
Introduction to Occupational Therapy

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Em termos cognitivos espera-se que o estudante seja capaz de:
- Compreender os elementos básicos constitutivos da profissão;
- Conhecer o processo histórico de constituição da profissão Terapia Ocupacional no mundo e no Brasil;
- Identificar as áreas de atuação do terapeuta ocupacional;
- Conceituar e discutir saúde e normalidade;
- Reconhecer as ocupações como meio e fim em terapia ocupacional;
- Conhecer e discutir as bases conceituais adotadas no curso em relação aos conceitos de ocupação/ocupações e cotidiano;
- Conhecer e utilizar o ambiente virtual de ensino-aprendizagem utilizado na disciplina e navegar de acordo com as estratégias de EAD empregadas (aula-invertida; participação em Foruns, Portfólio eletrônico).
- Reconhecer e identificar as normas para o trabalho acadêmico-científico.

Em termos procedimentais, espera-se que o estudante seja capaz de:
- Utilizar as ferramentas para fazer o melhor uso do material e das atividades disponibilizadas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem;
- Estruturar os trabalhos solicitados de acordo com as normas para trabalhos acadêmicos-científicos.

Em termos atitudinais espera-se que o estudante apresente:
- Pontualidade (nas atividades presenciais e no cumprimento de prazos para realização de tarefas);
- Assiduidade;
- Respeito ao ambiente, colegas e professores;
- Capacidade de cooperar e trabalhar em grupo seguindo os combinados estabelecidos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3522126 - Maria Paula Panuncio Pinto
 
Programa Resumido
Apresentação da universidade, da profissão terapia ocupacional, dos conceitos necessários à compreensão geral da profissão, suas áreas de atuação e população-alvo da intervenção; processo histórico de constituição da profissão Terapia Ocupacional e dos seus campos de atuação, e introduzindo a reflexão sobre as diferentes concepções teórico-metodológicas em Terapia Ocupacional.
 
 
 
Programa
1.A Universidade e a formação profissional do terapeuta ocupacional
A Universidade e o ensino superior no país: principais questões e dilemas atuais.
A constituição da profissão e a formação do terapeuta ocupacional.

2. História da Terapia Ocupacional
Conhecimento dos fundamentos históricos e socioculturais que interferiram no processo de surgimento e desenvolvimento da Terapia Ocupacional.
- A história do uso das ocupações como recurso terapêutico; origens da terapia ocupacional.
- Tratamento moral
- Terapia Ocupacional no Brasil

3- O que é terapia ocupacional – elementos-chave para a caracterização da profissão
A terapia ocupacional como profissão da saúde, educação e outras políticas sociais
Áreas de atuação e os sujeitos da intervenção
A atividade como recurso terapêutico: uma introdução
Definições de Terapia Ocupacional

4. Metodologia do trabalho acadêmico-científico e técnicas de observação
Organização da vida de estudos
Leitura de textos teóricos: resumo, resenha
O trabalho acadêmico-científico: normas gerais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação formativa e progressiva, em aspetos cognitivos e atitudinais; - seminários, trabalhos escritos, provas, discussões grupais, trabalhos de campo; portfólio - assiduidade e participação nas atividades propostas; - Capacidade de trabalhar em grupo e se comunicar.
Critério
Complexidade das reflexões desenvolvidas e das respostas apresentadas (através de seminários, trabalhos escritos, provas, discussões grupais, trabalhos de campo) - Assiduidade e participação nas atividades propostas. - Capacidade de trabalhar em grupo e se comunicar.
Norma de Recuperação
É necessário ter, no mínimo, média final 5,0. Se isto não for alcançado, o aluno deverá fazer prova de recuperação antes do início do próximo semestre letivo. A frequência mínima é 70%.
 
Bibliografia
     
AOTA. American Association of Occupational Therapy. Occupational Therapy Practice Framework: Domain & Process. 3rd Edition.  The American Journal of Occupational Therapy. Volume 68(Supplement 1), March/April 2014. 
DE CARLO, Marysia Mara R. Prado & BARTALOTTI, Celina Camargo. Caminhos da terapia ocupacional. In: M. M. R. P. De Carlo e C. C. Bartalotti (ORGs) Terapia Ocupacional no Brasil: fundamentos e perspectivas. 2ª. Ed. São Paulo: Plexus, 2001. 
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WHO. Outcome of World Conference on Social determinants of Health. The Sixty-fifth World Health Assembly. Report on The World Conference on Social determinants of Health. Rio de Janeiro, Brazil: World Health Organization, 2012.  
 

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