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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG1010 - Psicologia Geral
General Psychology

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Introduzir os alunos a temas da Psicologia que poderão contribuir para a atuação profissional; levar os alunos a refletir sobre a integralidade do ser humano e a importância de considerar aspectos psicológicos para compreender os processos de saúde e adoecimento.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5107039 - Cláudia Maria Gaspardo
 
Programa Resumido
A disciplina aborda temas da Psicologia importantes para agregar conhecimentos às diferentes profissões da saúde: o papel da interação entre genética e ambiente sobre desenvolvimento humano; ciclo de vida familiar; processos básicos envolvidos na aprendizagem e aprendizagem comportamental; modelos de personalidade e mecanismos de defesa; relações interpessoais e comunicação em saúde.
 
 
 
Programa
São desenvolvidos os seguintes tópicos:
1. Introdução à Psicologia e sua área de estudo;
2. Interação ambiente e genética e seu impacto sobre o desenvolvimento humano; 
3. Ciclo de vida familiar (etapas do ciclo de vida familiar, tarefas e problemas decorrentes da mudança de papeis ao longo do ciclo de vida familiar; impacto do adoecimento sobre funcionamento familiar); 
4. Processos básicos envolvidos na aprendizagem (atenção, percepção, memória e motivação); 
5. Teoria comportamental da Aprendizagem; 
6. Modelo psicanalítico de personalidade (Modelo Freudiano); 
7. Mecanismos de Defesa (Modelo psicanalítico); 
8. Modelo psicossocial de personalidade (Modelo de Erik Erikson); 
9. Comunicação em Saúde; 
10. Aspectos psicológicos associados à saúde e adoecimento; 
11. Temas em Relações Interpessoais em Saúde (habilidades de vida; relação profissional-paciente; família e adoecimento; cuidados paliativos; comunicação de más notícias; estresse entre profissionais de saúde). 
São utilizadas diferentes estratégias de ensino-aprendizagem: aula expositiva dialogada com reflexões sobre estudos de caso; aula invertida com team learning; aprendizagem baseada no desenvolvimento de projeto; discussões em pequenos e grande grupos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. Avaliação (cognitiva) escrita, individual, sendo aplicada uma questão ao final de cada aula, compondo a nota referente à avaliação 1 (o modelo de questão/avaliação é alterado de modo a atender a diferentes estilos cognitivos); o principal critério para esta avaliação é que a resposta esteja alinhada com o texto e discussão/atividade realizada em aula. 2. Apresentação de projeto final (vídeo, performance, dramatização, enquetes, entrevistas), em grupo, sobre temas indicados no início da disciplina; esta avaliação envolve pesquisa, discussão, supervisão, planejamento e elaboração de texto e projeto; os critérios de avaliação são: abordar o tema de modo geral; organização do trabalho final apresentado; forma (tempo, clareza, qualidade da apresentação); organização e coesão do grupo de trabalho (incluindo a participação de todos na atividade); cumprimento de todas as etapas e tarefas sugeridas pelo docente ao longo da preparação do trabalho; conteúdo apresentado.
Critério
Será considerado aprovado aluno que obtiver média maior ou igual a 5,0 referente às duas avaliações e frequência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
Trabalho com base na literatura indicada na disciplina. Só poderá ser realizada por alunos que tiverem obtido frequência mínima de setenta por cento e nota final não inferior a três. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média entre a nota final do curso e a nota da recuperação maior ou igual a 5,0.
 
Bibliografia
     
1.Branco, RFGR. A relação com o paciente. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2003. p. 138-147 e 314-319.
2.Brasil, M. A. A.; Capos, E. C.; Amaral, G. F. & Medeiros, G. M. Psicologia médica – a dimensão psicossocial da prática médica. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan. p. 65-71.
3.Carvalho, R. T.; Parsons, H.A. Manual de cuidados Paliativos ANCP. Rio de Janeiro:Academia Nacional de Cuidados Paliativos, 2012. Disponível em http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/Manual-de-cuidados-paliativos-ANCP.pdf 
4.Cosenza, Ramon M. Neurociência e educação : como o cérebro aprende. Porto Alegre : Artmed, 2011.
5.Dessen, Maria Auxiliadora. A ciência do desenvolvimento humano : tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre : Artmed, 2005.
6.Farias Júnior, J. e cols. (2009). Comportamentos de risco à saúde em adolescentes no Sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Revista Panamericana de Salud Pública, 25(4), 344-352. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v25n4/09.pdf
7.Malta, D. C. e cols. (2010). Prevalência de fatores de risco e proteção de doenças crônicas não transmissíveis em adolescentes: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), Brasil, 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15(Suppl. 2), 3009-3019. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s2/a02v15s2.pdf
8.Minto, Elaine Cristina; Pereira Pedro, Cristiane; Rodrigues da Cunha Netto, Jaqueline; Prioli Bugliani, Maria Aparecida; Gorayeb, Ricardo. Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicologia em Estudo, vol. 11, núm. 3, 2006, pp. 561-568. http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n3/v11n3a11 
9.Carter, B.; McGoldrick, M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1995.
10.OPAS. Organización Panamericana de la Salud. Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. Agencia Sueca de Cooperación Internacional para el Desarrollo (ASDI) e Fundación W.K. Kellogg, 2001. Disponível em: http://www.documentacion.edex.es/docs/0310MANenf.pdf
11.Papalia, D.E., Olds, S.W. & Feldman, D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre:Artmed, 2000.
Schultz, Duane P. Teorias da personalidade. São Paulo : Cenage Learning, 2015.
12.Silva, MJP. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. São Paulo:Loyola, 2006. p. 13-52.
13.Straub, Richard O. Psicologia da saúde. Porto Alegre : Artmed, 2007.
 

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