Introduzir os alunos a temas da Psicologia que poderão contribuir para a atuação profissional; levar os alunos a refletir sobre a integralidade do ser humano e a importância de considerar aspectos psicológicos para compreender os processos de saúde e adoecimento.
A disciplina aborda temas da Psicologia importantes para agregar conhecimentos às diferentes profissões da saúde: o papel da interação entre genética e ambiente sobre desenvolvimento humano; ciclo de vida familiar; processos básicos envolvidos na aprendizagem e aprendizagem comportamental; modelos de personalidade e mecanismos de defesa; relações interpessoais e comunicação em saúde.
São desenvolvidos os seguintes tópicos: 1. Introdução à Psicologia e sua área de estudo; 2. Interação ambiente e genética e seu impacto sobre o desenvolvimento humano; 3. Ciclo de vida familiar (etapas do ciclo de vida familiar, tarefas e problemas decorrentes da mudança de papeis ao longo do ciclo de vida familiar; impacto do adoecimento sobre funcionamento familiar); 4. Processos básicos envolvidos na aprendizagem (atenção, percepção, memória e motivação); 5. Teoria comportamental da Aprendizagem; 6. Modelo psicanalítico de personalidade (Modelo Freudiano); 7. Mecanismos de Defesa (Modelo psicanalítico); 8. Modelo psicossocial de personalidade (Modelo de Erik Erikson); 9. Comunicação em Saúde; 10. Aspectos psicológicos associados à saúde e adoecimento; 11. Temas em Relações Interpessoais em Saúde (habilidades de vida; relação profissional-paciente; família e adoecimento; cuidados paliativos; comunicação de más notícias; estresse entre profissionais de saúde). São utilizadas diferentes estratégias de ensino-aprendizagem: aula expositiva dialogada com reflexões sobre estudos de caso; aula invertida com team learning; aprendizagem baseada no desenvolvimento de projeto; discussões em pequenos e grande grupos.
1.Branco, RFGR. A relação com o paciente. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2003. p. 138-147 e 314-319. 2.Brasil, M. A. A.; Capos, E. C.; Amaral, G. F. & Medeiros, G. M. Psicologia médica – a dimensão psicossocial da prática médica. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan. p. 65-71. 3.Carvalho, R. T.; Parsons, H.A. Manual de cuidados Paliativos ANCP. Rio de Janeiro:Academia Nacional de Cuidados Paliativos, 2012. Disponível em http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/Manual-de-cuidados-paliativos-ANCP.pdf 4.Cosenza, Ramon M. Neurociência e educação : como o cérebro aprende. Porto Alegre : Artmed, 2011. 5.Dessen, Maria Auxiliadora. A ciência do desenvolvimento humano : tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre : Artmed, 2005. 6.Farias Júnior, J. e cols. (2009). Comportamentos de risco à saúde em adolescentes no Sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Revista Panamericana de Salud Pública, 25(4), 344-352. Disponível em http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v25n4/09.pdf 7.Malta, D. C. e cols. (2010). Prevalência de fatores de risco e proteção de doenças crônicas não transmissíveis em adolescentes: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), Brasil, 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15(Suppl. 2), 3009-3019. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/csc/v15s2/a02v15s2.pdf 8.Minto, Elaine Cristina; Pereira Pedro, Cristiane; Rodrigues da Cunha Netto, Jaqueline; Prioli Bugliani, Maria Aparecida; Gorayeb, Ricardo. Ensino de habilidades de vida na escola: uma experiência com adolescentes. Psicologia em Estudo, vol. 11, núm. 3, 2006, pp. 561-568. http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n3/v11n3a11 9.Carter, B.; McGoldrick, M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1995. 10.OPAS. Organización Panamericana de la Salud. Enfoque de habilidades para la vida para un desarrollo saludable de niños y adolescentes. Agencia Sueca de Cooperación Internacional para el Desarrollo (ASDI) e Fundación W.K. Kellogg, 2001. Disponível em: http://www.documentacion.edex.es/docs/0310MANenf.pdf 11.Papalia, D.E., Olds, S.W. & Feldman, D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre:Artmed, 2000. Schultz, Duane P. Teorias da personalidade. São Paulo : Cenage Learning, 2015. 12.Silva, MJP. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. São Paulo:Loyola, 2006. p. 13-52. 13.Straub, Richard O. Psicologia da saúde. Porto Alegre : Artmed, 2007.