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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG1024 - Fisioterapia na Saúde da Comunidade
Physiotherapy in Community Health

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Proporcionar o primeiro contato dos alunos do Curso de Fisioterapia com a atenção básica à saúde e com o nível secundário de atenção à saúde, permitindo-lhes conhecer a população, o território, a equipe mínima e ampliada na estratégia de saúde da família, identificar os múltiplos determinantes da saúde e as necessidades loco-regionais; levando-os a identificar as diferenças nestes dois níveis de atenção à saúde e a identificar o papel de cada membro da equipe de trabalho e, especificamente, do fisioterapeuta.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2925840 - Cristine Homsi Jorge
 
Programa Resumido
A disciplina irá introduzir os graduandos nos níveis primário e secundário de atenção à saúde com foco na equipe mínima e ampliada de saúde da família e na atuação do fisioterapeuta na atenção primária, incluindo o NASF, e secundária.
 
 
 
Programa
Introdução à organização do Sistema de saúde no Brasil, aos níveis de atenção à saúde e ao SUS
Atenção básica à saúde e estratégia saúde da família
O papel do fisioterapeuta na atenção primária e sua articulação com o nível secundário
A equipe de saúde na atenção básica e no secundário

Visitas a núcleos de saúde da família do Distrito Oeste de Ribeirão Preto
Identificação:
- dos membros da equipe de saúde nos núcleos de saúde e no secundário
- da organização do Serviço visitado
- das atividades realizadas nos serviços de saúde

Participação:
- em visitas domiciliares
- territorialização
- grupos de promoção à saúde

Visita a serviço e observação em atendimentos em diferentes áreas da Fisioterapia no nível de atenção secundário.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Serão realizados como critérios de avaliação e aprendizagem os seguintes recursos:

- Apresentações orais e escritas: sobre visitas aos núcleos, serviços de atenção primária.

- Seminários: apresentação de seminários sobre temas e/ou artigos pertinentes; relatórios de aulas práticas e visitas.

- Participação - nas atividades e discussões em sala de aula.

- Auto-avaliação – na participação em todas as atividades da disciplina.
Critério
Nota maior ou igual a 5,0 e 70% de frequência. É necessário atingir a nota mínima (5) em todas as atividades e a nota final será a média, considerando-se a atribuição dos respectivos pesos.
Norma de Recuperação
Será realizada nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota anterior na disciplina.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei orgânica da saúde. 2ª ed., Brasília, 1991. Disponível em: < http://www.scielosp.org/pdf/csp/v11n1/v11n1a06.pdf >. Acesso em: 18 jul. 2006.
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DE VITTA, A. Atuação preventiva em fisioterapia. Bauru: EDUSC, 1999.
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KATO, D.S.; SILVEIRA, E.C.; SANTOS, E.L.; ISHIKAWA, S.E.; ITO, K. Avaliação da importância da fisioterapia na rede primária de atenção a saúde. Semina, Londrina, v.15, ed. especial, p.60-63, jun. 1994.
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MENDES, E. V. A atenção primária à saúde no SUS. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2002.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Criança. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília: Ministério da Saúde/ Ministério da Criança/Projeto Minha Gente, 1991
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Programa de saúde materno-infantil. O marco conceptual da assistência integral do adolescente e seu cuidado. Washington: OPS/OMS, 22p. 1992.
RIVERO, D. A. Alma – Ata: 25 años después. Revista Perspectivas de Salud, OPAS, v. 8, n. 1, 2003. Disponível em:
. Acesso em: 17 jul. 2006.
 

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