Possibilitar ao graduando a vivencia dos diversos recursos expressivos e culturais, relacionando com possibilidades da terapia ocupacional;Possibilitar ao graduando conhecer e refletir sobre a arte e a cultura na sociedade;Possibilitar ao graduando compreender as ocupações humanas em consonância com ciclos de vida e relacionadas à cultura e às várias formas de expressão das mesmas.
Compreensão da arte e da cultura e vivencia e reflexão enquanto recursos artísticos e culturais na Terapia Ocupacional.
Terapia Ocupacional, cultura, arte e ocupação humana;Recursos expressivos e culturais na sociedade;Reconhecimento e vivencias relacionadas aos diversos recursos artísticos e culturais;Recursos artísticos e culturais, ciclos de vida, papéis sociais e contextos socioculturais;Recursos artísticos e culturais e a Terapia Ocupacional.
BASBAUM, R. (org.). Arte Contemporânea Brasileira. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.BRUNELLO, M.I.B. - Reflexões sobre a Influência do Fator Cultural no Processo de atendimento de Terapia Ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da USP da USP, vol.2, nº1:, fev/91OSTROWER,F. - Criatividade e Processo de Criação, Petrópolis, Ed. Vozes, 1984.(Cap.: Valores e Contexto CulturalARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo, Pioneira/USP, 1980.BOAL, A . - O arco-íris do desejo - método Boal de Teatro e Terapia. R. J., Civilização Brasileira, 1996. CALABRESE, O. - A Linguagem da Arte, Rio de Janeiro, Ed. Globo, 1987CARPEAUX, Otto M. Livro de Ouro da História da Música,SP:Ed.Ouro,2001CASSIRER, Ernest. Ensaio sobre o homem. São Paulo, Martins Fontes, 1994CASTRO, E. D. - A apropriação de si através da dança. Linhas da "Nova Consciência", págs.26 à30.CASTRO, E.D. Arte, corpo e terapia ocupacional: aproximações, intersecções e desdobramentos. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.11, n.1, p.7-12, jan/abr., 2000.CASTRO, E.D. Habitando os campos da arte e da terapia ocupacional: percursos teóricos e reflexões. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.13, n.1, p.1-8, jan/abr., 2002.CERTEAU, Michel de A Cultura no Plural. Campinas - SP: Papirus, 1995.FARAH, I. M. "Inclusão: como é isso na prática - Grupos Terapêuticos: uma estratégia de suporte para esse processo". Temas sobre Desenvolvimento, vol. 6 n. 35, nov/dez-97GASPARI, E. ; HOLANDA, H.B. VENTURA, Z. Cultura em Trânsito: da repressão à abertura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.LIBERMAM, F. - Danças em Terapia Ocupacional. São Paulo, Summus, 1998MARTIN BARBERO, J. Processos de comunicação e matrizes de cultura. México, Felafacs, 1988.MEDAGLIA,J. Música Impopular, SP: Global, 1985MORAIS, Frederico,Panorama das Artes Plásticas sec.XIX e X,SP:Inst.Cult.Itau,1991NAPOLITANO, arcos. Cultura Brasileira: utopia e massificação (1950-80). São Paulo: Contexto, 2001.PIMENTEL, L. G. - Som , gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino. B.H., c/Arte, 1995.OSTROWER, F. "A Construção do Olhar" in O Olhar, org. Adauto Novaes. São Paulo, Companhia das Letras,1988RIDENTE, M. Em Busca do Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000.SILVEIRA, Nise . Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro, Alhambra, 1982.______. O mundo das imagens. São Paulo, Ática, 1992.VELOSO, M. ; MADEIRA, A. Leituras Brasileiras. São Paulo: Paz e Terra, 1999.ZANINI,W. História Geral da Arte no Brasil, SP: Walter Moreira Salles, 1983