Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG2009 - Psicologia do Trabalho e Saúde
Occupational Phsychology and Health

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
- Fornecer informações sobre o campo de atuação da psicologia da saúde; - Estimular o aluno a refletir sobre os determinantes biopsicossociais em saúde; - Capacitar o aluno a avaliar, compreender e planejar intervenções diante das doenças relacionadas ao trabalho - Fornecer subsídios para compreensão de grupos e para o planejamento de ações de promoção e prevenção em saúde do trabalhador.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7079881 - Flávia Andressa Farnocchi Marucci Dalpicolo
 
Programa Resumido
- Psicologia da saúde relacionada às doenças decorrentes do trabalho e da desocupação.
 
 
 
Programa
- Introdução à Psicologia da Saúde - Saúde e adoecimento - Carga psíquica do trabalho e estresse - Doenças relacionadas ao trabalho e à desocupação (Alcoolismo, Depressão, Transtorno de estresse pós-traumático, Transtorno de vigília e sono devido a fatores não orgânicos, Síndrome de Burnout) - Grupos de promoção e prevenção em Saúde do Trabalhador
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os alunos serão avaliados pela preparação e condução de uma aula (em pequenos grupos), sob supervisão e em conjunto com o docente responsável (o que incluirá a elaboração de resumo sobre texto base para disponibilizar aos colegas) e pela apresentação de relatórios breves sobre a aprendizagem referente a cada encontro da disciplina (individual).
Critério
A proposta de avaliação grupal considerará na composição da nota os seguintes critérios: foco na temática; organização da tarefa; qualidade do resumo entregue e participação ativa de todos os membros do grupo. A proposta de avaliação individual considerará a entrega do relatório (pelo total de documentos entregues). Ambas avaliações poderão variar de 1 a 10 e a nota final será a média das duas. Será considerado aprovado o aluno com média maior ou igual a 5,0 e frequência maior ou igual a 70%.
Norma de Recuperação
Será realizada nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. A nota final será obtida pela média entre a nota de recuperação e a nota anterior na disciplinas.
 
Bibliografia
     
1- Straub, Richard O. Costa, Ronaldo Cataldo (trad). Shayer, Beatriz (consult). Psicologia da saúde. Porto Alegre, Artmed, 2007, 2005. xii, 676 p. Reimpressão 2007. 2- Navarro, Vera Lucia. Precarização do trabalho e saúde dos trabalhadores. Ribeirão Preto, 2011. 154 p. 3- Borges, Luiz Henrique (org). Moulin, Maria das Graças Barbosa (org). Araújo, Maristela Dalbello de (org). Organização do trabalho e saúde múltiplas relações. Vitória, EDUFES, 2001, CCHN Publicações. 394 p. 4- Brasil. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde.. Dias, Elizabeth Costa (org). Almeida, Idelberto Muniz (colab). Doenças relacionadas ao trabalho manual de procedimentos para os serviços de saúde. Brasília, Ministério da Saúde do Brasil, c2001. 580 p.. Série A. Normas e Manuais Técnicos. 5- Martins, Caroline de Oliveira. Martins, Marcelle de Oliveira (colab). PPST programa de promoção da saúde do trabalhador. Jundiaí, Fontoura, 2008. xi, 223 p. 6- Codo, W. Sampaio, Jose Jackson Coelho. Hitomi, A H. Individuo trabalho e sofrimento. Petropolis, Vozes, 1993. 280p. 7- Dejours, Christophe. Abdoucheli, Elisabeth. Jayet, Christian. Betiol, Maria Irene Stocco (coord). Psicodinâmica do trabalho contribuições da Escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo, Atlas, 2007. 145 p.
 

Clique para consultar os requisitos para RCG2009

Clique para consultar o oferecimento para RCG2009

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP